Poema: Maçã
Por um lado te vejo como um seio murcho
Pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende o cordão placentário
És vermelha como o amor divino
Dentro de ti em pequenas pevides
Palpita a vida prodigiosa
Infinitamente
E quedas tão simples
Ao lado de um talher
Num quarto pobre de hotel.
Manuel Bandeira, in
'Poesia Completa e Prosa, Rio de Janeiro, 1986'.
Entendendo o poema:
01 – Indique com V as características modernistas
presentes no texto e com F, as
demais:
(F) Lirismo introspectivo.
(V) Valorização poética do cotidiano.
(F) Prosaísmo.
(V) Tom crítico-irônico.
(V) Liberdade formal.
02 – Com que(m) o eu lírico
compara a maçã?
Ela é comparada a
pares do corpo humano: seio, ventre, por sua forma arredondada.
03 – Em que versos ela é
aproximada a divindade?
“És vermelha como o amor divino.
Dentro de ti em pequenas pevides
Palpita a vida prodigiosa
Infinitamente.”
04 – A que o caule foi comparado?
Ao cordão placentário.
05 – Nos versos: “E quedas
tão simples / Ao lado de um talher / Num quarto pobre de hotel.”. Percebe-se o
que na fala do eu lírico?
Que ela sofre uma
redução: ela é aproximada à condição de objeto pictórico, de natureza morta,
ela é aproximada aos objetos, ao mundo inanimado, colocada ao lado do talher,
no quarto de um hotel.
06 – Leia as afirmativas
abaixo sobre o poema:
I – As expressões “por um
lado” (linha 1) e “pelo outro” (linha 2) funcionam como elementos coesivos que
conectam os dois primeiros versos da primeira estrofe.
II – Na segunda estrofe, a
maçã é descrita a partir de uma perspectiva externa.
III – O título “Maçã” serve
como elemento coesivo que conecta as três estrofes do poema.
Assinale a alternativa que
corresponde às afirmativas verdadeiras:
a)
Apenas I.
b)
II e III.
c)
I e II.
d)
I e III.
e)
I, II e III.
07 – No texto é possível
identificar características e recursos expressivos recorrentes do gênero poema,
como o(a):
a)
Uso de frases longas em prosa.
b)
Uso de verbos no imperativo.
c)
Presença de rimas.
d)
Descrição objetiva.
e)
Divisão em versos.
08 – Releia os seguintes
versos: “Por um lado te vejo como um seio murcho / Pelo outro como um ventre de
cujo umbigo pende o cordão
placentário.”. Sobre o pronome relativo, cujo, em destaque acima, é correto
afirmar que:
a)
Concorda com o termo que o sucede, “umbigo”,
e indica lugar.
b)
Concorda com o termo que o antecede,
“ventre”, e indica lugar.
c)
Concorda com o termo que o sucede, “cordão”,
e indica relação de posse.
d)
Concorda com o termo que o sucede
“umbigo”, e indica relação de posse.
e)
Concorda com o termo que o antecede,
“ventre”, e indica relação de posse.
09 – No verso: “Num quarto
pobre de hotel”, a expressão “de hotel” pode ser substituída, sem perda de
sentido por:
a)
Uma oração subordinada adjetiva explicativa,
como a destacada em “Num quarto pobre cujo hotel pertence”.
b)
Uma oração subordinada adjetiva restritiva,
como a destacada em “Num quarto pobre que pertence a um hotel”.
c)
Uma oração subordinada adjetiva restritiva,
como a destacada em “Num quarto pobre, que pertence a um hotel”.
d)
Uma oração subordinada adjetiva explicativa,
como a destacada em “Num quarto pobre, que pertence a um hotel”.
e)
Uma oração subordinada adjetiva
explicativa, como a destacada em “Num quarto pobre, que pertence a um hotel”.
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