quinta-feira, 9 de julho de 2020

TEXTO/RESENHA - MULTIMUNDO - ANA LUÍZA BASÍLIO - COM GABARITO

 Texto/Resenha: Multimundo

                     Ana Luiza Basílio

        Livro propõe uma viagem bem-humorada pela diversidade e pela semelhança que unem a todos.

        Um mundo de infinitas possibilidades. Todos são únicos, cada um é vários. Bem-vindos à festa do compartilhar. Transforme-se, carnavalize-se, multiplique-se. Mundo variado. Mundo múltiplo. Multimundo (trecho do livro Multimundo).

        É ao convidar as crianças a uma volta ao planeta que o livro “Multimundo” faz elogios às diferenças e à condição humana, universal.

        A cada página, desenhos e narrativas simples cuidam de apresentar aos leitores as diferenças que nos tornam tão particulares e ao mesmo tempo tão semelhantes.

        Há quem viva à beira da praia, e espera o que vem do mar. Há quem viva em iglus, lado a lado com as focas. Há os que empinam pipa. Aborígenes e marinheiros. Judeus e africanos.

        Assinada por Gabriel Geluda e com ilustrações de Pablo David Sanchez Pitucardi, a obra quer convidar as pessoas a pensarem as diferenças, a empatia e a solidariedade, sobretudo em uma época em que se acirram os preconceitos, a xenofobia e o ódio.

Ana Luiza Basílio. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br

Entendendo o texto/Resenha:

01 – Pode-se dizer que o texto acima é:

a)   Uma notícia.

b)   Uma resenha.

c)   Uma propaganda.

02 – Releia esta passagem: “Livro propõe uma viagem bem-humorada pela diversidade e pela semelhança que unem a todos”. Nessa passagem, a autora do texto:

a)   Avalia o livro “Multimundo”.

b)   Cita um fragmento do livro “Multimundo”.

c)   Estabelece uma comparação com o livro “Multimundo”.

03 – Quem escreveu o livro “Multimundo”?

a)   Gabriel Geluda.

b)   Pablo David Sanchez Pitucardi.

c)   Ana Luiza Basílio.

04 – Identifique o adjetivo, usado pela autora do texto, para caracterizar os desenhos e as narrativas do livro “Multimundo”:

a)   “Simples”.

b)   “Particulares”.

c)   “Semelhantes”.

05 – O trecho extraído do livro “Multimundo” foi indicado pelo itálico. Assinale o sinal de pontuação que poderia indicar a citação:

a)   Aspas.

b)   Colchetes.

c)   Parênteses.

06 – Em “Transforme-se, carnavalize-se, multiplique-se.”, o autor do livro “Multimundo”:

a)   Faz convites ao leitor.

b)   Emite ordens ao leitor.

c)   Dá conselhos ao leitor.

07 – Na frase “Há os que empinam pipa.”, o vocábulo “os” poderia ser substituído por:

a)   “Aqueles”.

b)   “Aborígenes e marinheiros”.

c)   “Judeus e africanos”.

08 – No segmento: “[...] a obra quer convidar as pessoas a pensarem as diferenças, a empatia e a solidariedade [...]”, a autora do texto:

a)   Expõe o objetivo do livro “Multimundo”.

b)   Levanta uma hipótese sobre o livro “Multimundo”.

c)   Propõe um questionamento sobre o livro “Multimundo”.

09 – Aponte o público-alvo do livro “Multimundo”:

a)   Crianças.

b)   Adolescentes.

c)   Adultos.


6 comentários: