quarta-feira, 8 de julho de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): SAUDADES DA GUANABARA - COMPOSIÇÃO: MOACYR LUZ - / INTERPRETAÇÃO BETH CARVALHO - COM GABARITO

Música(Atividades): Saudades da Guanabara - (Moacyr Luz)

               

 Eu sei

Que o meu peito é lona armada

Nostalgia não paga entrada

Circo vive é de ilusão (eu sei)

Chorei

Com saudades da Guanabara

Refulgindo de estrelas claras

Longe dessa devastação (e então)

Armei

Pic-nic na Mesa do Imperador

E na Vista Chinesa solucei de dor

Pelos crimes que rolam contra a liberdade

Reguei

O Salgueiro pra muda pegar outro alento

Plantei novos brotos no Engenho de Dentro

Pra alma não se atrofiar (Brasil)

Brasil, tua cara ainda é o Rio de Janeiro

Três por quatro da foto e o teu corpo inteiro

Precisa se regenerar

Eu sei

Que a cidade hoje está mudada

Santa Cruz, Zona Sul, Baixada

Vala negra no coração

Chorei

Com saudades da Guanabara

Da Lagoa de águas claras

Fui tomado de compaixão (e então)

Passei

Pelas praias da Ilha do Governador

E subi São Conrado até o Redentor

Lá no morro Encantado eu pedi piedade

Plantei

Ramos de Laranjeiras foi meu juramento

No Flamengo, Catete, na Lapa e no Centro

 

Pois é pra gente respirar (Brasil)

Brasil

Tira as flechas do peito do meu Padroeiro

Que São Sebastião do Rio de Janeiro

Ainda pode se salvar.

                   Composição: Paulo César Pinheiro / Moacyr Luz / Aldir Blanc.

                          Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 8ª Série – Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p. 73-4.

Entendendo a canção:

01 – Num primeiro momento, a nostalgia toma conta do eu lírico, que, por isso, compara seu peito a um circo. Por quê?

      No circo tudo é ilusão. O compositor faz uso da comparação porque relembra os seus tempos de criança.

02 – Você sabe o que é “viver de ilusão”? Tem exemplos para dar sobre pessoas que vivem na ilusão? Comente e justifique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É viver em fantasia.

03 – Por que chora o eu lírico? Justifique sua resposta, com base o texto.

      Chora por sentir saudade de uma Guanabara diferente: limpa, preservada, livre da violência.

04 – O eu lírico fez uma passagem por diversos pontos da antiga Guanabara. Por que ele fez isso? Procure perceber a partir do contexto.

      Fez um jogo de palavras, usando nomes de bairros e pontos turísticos, para ressaltar ainda mais as características da vida da antiga Guanabara.

05 – Na Vista Chinesa – ponto turístico do Rio de Janeiro –, usando linguagem figurada, o eu lírico arma uma mesa para si (o imperador dos sonhos) e soluça de dor. O que acontece nessa região e que causa dor ao eu lírico? Pelo texto podemos responder.

      A Vista Chinesa, local turístico de beleza ímpar, hoje foi transformado em local de violência e vandalismo.

06 – Novamente em linguagem figurada, o eu lírico fala em regar e plantar, atos que lembram crescimento, frutos... Comente, justificando.

      Ao regar e plantar os “frutos”, representados pela verde paisagem, espera que volte a florescer uma Guanabara idêntica à que conheceu há tempos.

07 – Compare a situação da Guanabara com a cidade ou o lugar em que você mora.

      Resposta pessoal do aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário