quarta-feira, 15 de julho de 2020

ENTREVISTA: NÓS ESTAMOS SÓS - ALEXANDRE MANSUR - COM GABARITO

Entrevista: Nós estamos sós

              Pesquisador sustenta que, à luz das novas descobertas, as chances de haver vida inteligente fora da Terra são mínimas

Alexandre Mansur

        Cada vez que um ser humano contempla uma noite de céu estrelado, a primeira questão que lhe vem à cabeça diz respeito à existência de ETs e civilizações em outros planetas. Se há tantas galáxias no universo, por que só nós estaríamos aqui? Nos últimos anos, a curiosidade sobre o tema tornou-se quase obsessiva. O paleontólogo Peter Ward e o astrônomo Donald Brownlee, ambos da Universidade de Washington, acabam de jogar uma ducha de água fria no debate. Eles são os autores do livro Rare Earth – Why Complex Life Is Uncommon in the Universe (Terra Rara – Por que a Forma Complexa de Vida é Incomum no Universo), que alcançou o oitavo lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos. Com base nas descobertas científicas recentes, Ward e Brownlee sustentam que a hipótese de vida inteligente fora da Terra é quase nula. “Somos produto de um lance de sorte, uma combinação única de fatores que não se repetem em nenhum outro lugar do universo conhecido”, diz Ward. Ele explicou por que nesta entrevista a VEJA.

Alexandre Mansur.

                              Fonte: Português – Uma proposta para o letramento – Ensino fundamental – 8ª série – Magda Soares – Ed. Moderna, 2002 – p. 41-3.

Entendendo a entrevista:

01 – Você leu o texto que introduz a entrevista. O texto que em geral precede as perguntas e respostas, em entrevistas jornalísticas, pretende dar ao leitor informações que motivem e orientem a leitura. Identifiquem as informações que são dadas a vocês, leitores, no texto introdutório à entrevista:

a)   O texto esclarece qual é o tema da entrevista e a perspectiva sob a qual ele será discutido:

·        Qual é o tema?

É a existência ou não de vida inteligente fora da Terra; ou: a possibilidade de vida inteligente fora da Terra é mínima.

·        Sob que perspectiva o entrevistado discutirá o tema?

Negação da existência de vida inteligente fora da Terra.

b)   O texto esclarece quem é o entrevistado e justifica por que foi escolhido para ser entrevistado:

·        Quem é o entrevistado – nome, especialidade, onde trabalha?

Peter Ward, paleontólogo, da Universidade de Washington, Estados Unidos.

·        Por que foi escolhido para ser entrevistado?

Porque escreveu um livro de sucesso sobre o tema.

02 – Para introduzir a entrevista de uma forma que desperte o interesse do leitor e o envolva no assunto, o jornalista relaciona o tema com uma experiência que é usual, comum, com a qual o leitor provavelmente se identifica: contemplar uma noite de céu estrelado. Que relação o jornalista estabelece entre a contemplação de uma noite de céu estrelado e o tema da entrevista?

      O grande número de astros no céu sugere a possibilidade de que outros sejam habitados, não só o nosso, de que haja outras civilizações.

03 – Recordem a especialidade do entrevistado: qual é a relação entre essa especialidade e o tema da entrevista?

      A paleontologia estuda as formas de vida existentes na Terra em períodos geológicos passados; por extensão, pode estudar também as possibilidades de existência de formas de vida nas condições geológicas de outros planetas.

04 – Segundo o jornalista, o entrevistado e seu parceiro jogaram “uma ducha de água fria no debate”:

a)   Em que debate?

No debate sobre a existência ou não de seres e civilizações extraterrestres; no debate entre os que acham que somos só nós no Universo e os que acham que existem outros habitantes no Universo.

b)   O que significa “jogar uma ducha de água fria” nesse debate?

Apresentar dados que desestimulam, contestam, negam os argumentos de quem defende, no debate, que existem seres e civilizações extraterrestres.

05 – Observem o título do livro publicado pelo entrevistado e seu co-autor: Terra Rara – Por que a Forma Complexa de Vida é Incomum no Universo.

a)   Com a palavra “complexa”, a que forma de vida se referem os autores? Que forma de vida NÃO seria complexa?

“Forma completa de vida” refere-se à vida inteligente, em oposição a formas elementares de vida: microrganismos (como as bactérias).

b)   O título do livro qualifica a Terra como “rara” – por que os autores consideram que a Terra é rara?

É rara porque é um planeta incomum, por ser provavelmente o único em que há vida inteligente.

06 – O jornalista acha importante informar que o livro alcançou o oitavo lugar entre os mais vendidos; que significado tem esse fato, para que seja considerado uma informação relevante para o leitor?

      Um livro que fica entre os mais vendidos é um livro que causa impacto, trata de um assunto de grande interesse para o público, tem um número grande de leitores.


2 comentários: