quarta-feira, 15 de julho de 2020

POEMA: ARTISTA E OPERÁRIO - HARDY GUEDES - COM GABARITO

Poema: Artista e operário

             Hardy Guedes

Eu faço versos

Como quem trança uma rede

Como quem ergue a parede

Como quem prepara o pão.

 

Eu faço versos

Como quem cedo madruga

E nem sempre Deus ajuda

Como quem semeia o chão.

 

Eu faço versos

Como quem vai p’ra oficina

Quando a estrela matutina

Nem rompeu a escuridão.

 

Eu faço versos

E também a melodia

Trocando noite por dia

Como quem faz serão.

 

Acredito que meus versos

Tenham por esta razão

Cheiro de corpo suado

Calos na palma da mão.

 

E que eu sou, na verdade,

Quando faço uma cantiga

Artista e operário

Sou cigarra e dou formiga.

Hardy Guedes.

                              Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 8ª Série – Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p. 184/6.

Entendendo o poema:

01 – Na 1ª estrofe do poema “Artista e operário”, o eu lírico compara seu trabalho de compor com palavras (sem instrumento) com o trabalho braçal: trançar, construir e preparar o alimento. Que ligação existe entre cada um dos trabalhos citados e o ato de fazer versos? Argumente.

      O ato de compor versos e melodia exige um trabalho tão intenso como, o duro trabalho braçal do operário. Ou como o trabalho de preparar o pão...

02 – Na 2ª e 3ª estrofes, o eu lírico fala de uma dificuldade. Qual é ela? E por que a comparação?

      A dificuldade de trabalhar dia e noite, até de madrugada. Resposta pessoal do aluno.

03 – Há um velho ditado popular que diz: “Deus ajuda a quem cedo madruga”. No texto, o eu lírico afirma que nem sempre Deus ajuda a quem cedo madruga. Por quê?

      Porque muitos trabalhadores levantam cedo e ainda assim experimentam muitas dificuldades.

04 – Ao afirmar que troca a noite pelo dia como quem faz serão, a quem o eu lírico está se comparando?

      Ao trabalhador que faz horas extras.

05 – Conclua: Por que os versos do eu lírico teriam cheiro de corpo suado e calos na palma da mão?

      Porque são fruto de pesado trabalho, como o fruto de uma atividade braçal.

06 – Você conhece a fábula da cigarra e da formiga? Lembra que na história a formiga só trabalhava e a cigarra só cantava? O último verso. “Sou cigarra e sou formiga” conclui a mensagem construída desde o início do texto. Identifique essa mensagem.

      Mensagem: O poeta é artista e trabalhador, pois a tarefa de elaborar poesia é árdua e requer esforço e dedicação como qualquer outra tarefa.

 


3 comentários:

  1. ADOREI PESQUISAR NESTE SITE, VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS!
    ENCONTREI O QUE ESTAVA PRECISANDO.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jaqueline, obrigado por postar um texto de minha autoria. Na realidade, esse "poema" é a letra de uma canção que fiz. Gostei muito de sua análise! Um abraço, Hardy Guedes

    ResponderExcluir