sexta-feira, 24 de julho de 2020

POEMA: À TELEVISÃO - JOSÉ PAULO PAES - COM GABARITO

Poema: À televisão             

           José Paulo Paes


Teu boletim meteorológico

me diz aqui e agora

se chove ou se faz sol.

Para que ir lá fora?

 

A comida suculenta

que pões à minha frente

como-a toda com os olhos.

Aposentei os dentes.

 

Nos dramalhões que encenas

há tamanho poder

de vida que eu próprio

nem me canso em viver.

 

Guerra, sexo, esporte

-- me dás tudo, tudo.

Vou pregar minha porta:

já não preciso do mundo.

  PAES, J. P. Prosas seguidas de odes mínimas. São Paulo. Companhia das Letras, 1992.

Entendendo o poema:

01 – No poema, à televisão é humanizada, assumindo o papel de interlocutor do eu poético, Identifique o elemento linguístico que melhor caracteriza essa humanização e transcreva um verso em que ele apareça.

      O uso da segunda pessoa gramatical.

      Um dentre os versos: Teu boletim meteorológico / que pões à minha frente / nos dramalhões que encenas / me dás tudo, tudo.

02 – Indique o tema geral do poema e explique como ele é abordado criticamente por José Paulo Paes.

      O tema geral é a sociedade do espetáculo ou a presença da tecnologia na vida do homem.

      No texto a televisão representa esse tem geral, simbolizando a solidão humana.

 


Um comentário: