quarta-feira, 15 de julho de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): MARGINÁLIA II - GILBERTO GIL - COM GABARITO

Música(Atividades): Marginália II

                Gilberto Gil

Eu, brasileiro, confesso

Minha culpa, meu pecado

Meu sonho desesperado

Meu bem guardado segredo

Minha aflição

 

Eu, brasileiro, confesso

Minha culpa, meu degredo

Pão seco de cada dia

Tropical melancolia

Negra solidão

 

Aqui é o fim do mundo

Aqui é o fim do mundo

Aqui é o fim do mundo

 

Aqui, o Terceiro Mundo

Pede a bênção e vai dormir

Entre cascatas, palmeiras

Araçás e bananeiras

Ao canto da juriti

 

Aqui, meu pânico e glória

Aqui, meu laço e cadeia

Conheço bem minha história

Começa na lua cheia

E termina antes do fim

 

Aqui é o fim do mundo

Aqui é o fim do mundo

Aqui é o fim do mundo

 

Minha terra tem palmeiras

Onde sopra o vento forte

Da fome, do medo e muito

Principalmente da morte

Olelê, lalá

 

A bomba explode lá fora

E agora, o que vou temer?

Oh, yes, nós temos banana

Até pra dar e vender

Olelê, lalá

 

Aqui é o fim do mundo

Aqui é o fim do mundo

Aqui é o fim do mundo

Composição: Gilberto Gil / Torquato Neto.

                              Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 8ª Série – Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p. 107/8.

Entendendo a canção:

01 – Identifique no texto pelo menos duas palavras que possam ser relacionadas à religião católica.

      Confesso, pecado, culpa, bênção.

02 – Qual o significado de degredo?

      Exílio, afastamento voluntário ou compulsório.

03 – Procure no dicionário ou nos livros de História ou de Geografia a definição de Terceiro Mundo.

      Conjunto de nações ou de países que, devido a suas condições sociais, culturais, políticas e econômicas, não pode ser incluído entre os países mais desenvolvidos do mundo.

04 – “Aqui o Terceiro Mundo pede a bênção e vai dormir”.

a)   O que é pedir a bênção?

Pedir auxílio, autorização, permissão, aprovação. No texto, é curvar-se perante as grandes potências.

b)   A quem o Terceiro Mundo poderia estar pedindo a bênção?

O Terceiro Mundo, mais especificamente o Brasil, pede a bênção aos países desenvolvidos.

c)   A expressão “pedir a bênção” no texto tem um significado positivo ou negativo? Por quê?

Negativo, pois refere-se à submissão dos países subdesenvolvidos em relação aos países desenvolvidos.

05 – Os versos que iniciam a Canção do exílio, de Gonçalves Dias, poeta brasileiro do século XIX, foram aproveitados no poema por Torquato Neto. Gonçalves Dias estava estudando em Portugal e, saudosamente comparando-o ao Brasil, escreveu:

“Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá”.

Torquato Neto, ao escrever Marginália II em plena ditadura militar, via o Brasil de maneira diferente.

a)   Identifique no texto os versos que fazem referência ao poema de Gonçalves Dias.

Versos 27 e 30.

b)   O Brasil de hoje, para você, é mais parecido com a visão de Gonçalves Dias ou de Torquato Neto? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

06 – Marginália podem ser as anotações feitas à margem de um livro. Essa palavra pode também significar conjunto de marginais. Marginal é aquele que, de forma geral, fica à margem.

a)   De acordo com o texto, por que “Aqui é o fim do mundo”?

Para o eu lírico, o Brasil é o fim do mundo, uma vez que aqui há fome, abandono, aflição.

b)   A partir das reflexões feitas até agora, identifique: quem seria a marginália mencionada no título do poema?

A marginália seria o povo brasileiro, à margem do desenvolvimento.

 


Um comentário:

  1. O texto, poesia de extrema qualidade, é uma reflexão amarga sobre o Brasil. Já li referências falando em paródia da "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias, o que com certeza é correto, mas entendo que vai mais além.
    Foi escrita num momento de extrema ebulição política, e contrapõe, à imagem ufanista do Brasil gigante pela própria natureza, o brasileiro que já nasce culpado.

    ResponderExcluir