terça-feira, 7 de julho de 2020

CRÔNICA: UMA SURPRESA PARA DAPHNE - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

Crônica: Uma surpresa para Daphne

               Luís Fernando Veríssimo

        Daphne mal podia acreditar nos seus ouvidos. Ou no seu ouvido esquerdo, pois era neste que chegava a voz de Peter Vest-Pocket, através do fone.

        -- Daphne, você está ai? Sou eu, Peter.

        Quando finalmente conseguiu se refazer da surpresa, a pequena e vivaz Daphne – era assim que a legenda de sua foto como debutante no Tattler a descrevera, anos atrás – esforçou-se para controlar a sua voz.

        -- Você quer dizer o sujo, tratante, traidor, nojento desprovido de qualquer decência ou caráter, estupido e desprezível Peter Vest-Pocket?

        -- Esse mesmo. É bom saber que você ainda me ama.

        -- Seu, seu...

        -- Tente porco.

        -- Porco!

        -- Foi por isso que deixei você, Daphne. Você sempre faz o que eu mando. Era como viver com um perdigueiro. Agora acalme-se.

        -- Porco imundo!

        -- Está bem. Agora acalme-se. Pergunte por que é que estou telefonando para você depois de dois anos.

        -- Não me interessa. E foram dois anos, duas semanas e três dias.

        -- Eu preciso de você, Daphne.

        -- Peter...

        -- Preciso mesmo. Eu sei que fui um calhorda, mas não sou orgulhoso. Peço perdão.

        -- Oh! Peter. Não brinque comigo...

        -- Daphne você se lembra daquela semana em Teormina?

        -- Se me lembro.

        -- Do jasmineiro no pátio do hotel? Das azeitonas com vinho branco à tardinha no café da praça?

        -- Peter, eu estou começando a chorar.

        -- E daquela vez em que fomos nadar nus, ao luar, e veio um guarda muito sério pedir nossos documentos, e depois os três começamos a rir e o guarda acabou tirando a roupa também?

        -- Não. Isso eu não me lembro.

        -- Bom deve ter sido em outra ocasião. E a pensão em Rapallo, Daphne.

        -- A pensão! O velho do acordeão que só tocava Torna a Sorriento e Tea for two.

        -- E a festa de aniversário que nós entramos por engano e eu acabei fazendo a imitação do Maurice Chevalier com laringite.

        -- Ah, Peter...

        -- Lembra o pimentão recheado da Signora Lumbago, na pensão?

        -- Posso sentir o gosto agora.

        -- Qual era mesmo o ingrediente secreto que ela usava, e que só nos revelou depois que nós ameaçamos contar para o marido do caso dela com o garçom?

        -- Era... Deixa ver. Era manjericão.

        -- Você tem certeza?

        -- Tenho. Ah, Peter... Não consigo ficar braba com você.

        -- Ótimo, Daphne. Precisamos nos ver. Tchau.

        -- Tchau? TCHAU?! Você disse que precisa de mim, Peter!

        -- Precisava. Eu estou fazendo aquele pimentão recheado para uma amiga e não me lembrava do ingrediente secreto. Você me ajudou muito, Daphne, e...

        -- Seu animal! Seu jumento insensível! Seu filho...

        -- Daphne, eu já pedi desculpas. Você quer que eu me humilhe?

                                                      Luís Fernando Veríssimo

Entendendo a crônica:

01 – Por que Daphne ficou surpresa com a ligação do Peter? Qual foi a sua reação?

      Porque fazia dois anos, duas semanas e três dias que não se falavam. Sua reação foi xingá-lo bastante, a princípio.

02 – De qual forma Daphne se lembrou de Peter? Cite algumas características.

      Lembrou desta forma: o sujo, o tratante, traidor, nojento desprovido de qualquer decência ou caráter, estúpido e desprezível.

03 – Que estratégia Peter usou para conseguir o que queria da Daphne?

      Assumiu que foi um calhorda e pede perdão a ela.

04 – Que fato gera o humor da crônica?

      O ato dele conseguir com que a Daphne o perdoasse, usando a estratégia de relembrar os bons momentos vividos por eles, até ela ajuda-lo a lembrar o ingrediente secreto que vai no pimentão recheado, “manjericão”.

05 – Marque verdadeiro ou falso as frases abaixo:

(F) A prosa poética é um texto de caráter objetivo, linguagem padrão.

(V) A poesia é uma forma de expressão presente nos poemas e músicas.

(F) A personificação é uma figura de linguagem que destaca o exagero.

(V) A crônica humorística retrata situações engraçadas do cotidiano e são veiculadas em jornais e revistas.

(F) As rimas preciosas são rimas que possuem a mesma classe gramatical.

(V) A poesia é um gênero textual presente em outros gêneros.

06 – Qual é o tema central da crônica?

      O tema central se encontra no uso que Peter (o moço) faz do amor de Daphne.

07 – Mesmo sabendo da falta de caráter de Peter e ter vivido o modo como ele a tratava, ela acreditou na palavra dele. Copie um trecho do texto que comprove.

      “Ah, Peter... Não consigo ficar brava com você.

        -- Ótimo, Daphne. Precisamos nos ver. Tchau.”

08 – Ao ler a crônica nos vem uma imensa sensação de surpresa, visto que, o final se contradiz totalmente com o que realmente o leitor esperava. Por quê?

      Pelo fato de que, Peter não ligara para Daphne com o intuito de vê-la e reviver o seu amor novamente e sim, por querer lembrar o nome de um ingrediente, pois estava fazendo uma receita para receber uma amiga para jantar.

 

 

 


Um comentário:

  1. ta mas... se ela gosta do pimentao pq nao usou o raikiri? tipo na maioria das historias desse tipo o raikiri é apresentado nas respostas, nao sei com tu nao sabes de um fato desses mas nem julgo pq o raikiri é um verbo mais especifico e reto e dificilmete leitores acidos sabem, oque deveria ser uma barbaridade, sem contar o rinnegan, o mais conhecido verbo translaticidade sharingan. para mim uma professora nao conhecer esses verbos e sti-verbos é meio preocupante sabe, o rinnegan o raikiri e o sti- sharingan a e nao posso me esquecer do byacugan e da pre-verbo do byacugan a byacusharinga, é serio me desculpe, mas voce é blogueira como nao sabes disso, nenhum desse 4 foram citados em nenhum momento, isso é preocupante, a comunidade cronica e blogger precisa disso, procure se especializar mais sobre os 4 porfavor a professora e transolocutora a prof hentai ou a prof kaguya podem te ajudar, pesquise mais porfavor, obrigada.

    ResponderExcluir