sábado, 11 de julho de 2020

POESIA: BARCA BELA - ALMEIDA GARRETT - COM GABARITO

Poesia: Barca bela

              Almeida Garrett

Pescador da barca bela,

Onde vais pescar com ela,

Que é tão bela,

Ó pescador?

 

Não vês que a última estrela

No céu nublado se vela?

Colhe a vela,

Ó pescador! 


Deita o lanço com cautela.

Que a sereia canta bela...

Mas cautela,

Ó pescador!


Não se enrede a rede nela,

Que perdido é remo e vela,

Só de vê-la,

Ó pescador!

 

Pescador da barca bela,

Inda é tempo, foge dela,

Foge dela,

Ó pescador!

          De Camões a Pessoa. Douglas Tufano, org. Antologia escolar da poesia portuguesa. São Paulo, Moderna, 1994.

Fonte: Livro – Ler, entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p. 232-3.

Entendendo a poesia:

01 – Almeida Garrett, poeta português, viveu entre os anos 1799 e 1854. Talvez por isso você estranhe algumas palavras que aparecem em seu poema, mas, se pensar um pouco a respeito delas, o sentido se tornará conhecido. Para isso, responda às questões que seguem:

a)   “Veja, a última estrela que estava visível não pode mais ser vista porque o céu está com muitas nuvens, que a escondem”. Copie os versos que expressam essa ideia.

          “Não vês que a última estrela / No céu nublado se vela?”

b)   Se já é noite e o céu está com muitas nuvens, é melhor o pescador não velejar. Copie os versos em que se diz ao pescador para que ele não saia para pescar.

“Colhe a vela, / Ó pescador”.

c)   Alguém poderia dizer a um pescador brasileiro: “Jogue a rede com cuidado”. Como isso está expresso na poesia?

“Deita o lanço com cautela”.

02 – Pense nas palavras enrede e rede e explique o sentido do verso em que elas estão.

      “Não se enrede a rede nela”. Deseja-se que o pescador não permita que sua rede envolva uma sereia.

03 – Existem muitos mitos sobre as sereias. Um deles afirma que, com seu canto, elas seduzem os pescadores, que em consequência ficam perdidos no mar. Considere esse mito e responda:

a)   Em quais versos da poesia esse mito está expresso?

“Que perdido é remo e vela / Só de vê-la”.

b)   Esse mito explica um pedido que é feito ao pescador. Qual é esse pedido?

O pedido para que o pescador fuja da sereia: “Inda é tempo, foge dela, / Foge dela, / Ó pescador!”.

04 – Ao ler a poesia, temos a impressão de que alguém fala com um pescador. Quais elementos da poesia confirmam essa impressão?

      Todos os verbos estão na 2ª pessoa do singular, a pessoa do discurso com quem se fala. Além disso, existe o vocativo (Ó pescador), termo que representa o interlocutor e que se repete ao longo da poesia.

05 – Fora os versos que apresentam um vocativo, isto é, um termo que representa a quem o poeta se dirige (“Ó pescador”), a poesia apresenta uma única rima. Que rima é essa?

      A rima existente entre as palavras que terminam com “ela”.

06 – Copie em seu caderno as consequências mais prováveis dessa rima única:

a)   Essa rima faz a poesia parecer uma canção popular.

b)   Essa rima possibilita que a poesia seja facilmente memorizado.

c)   Essa rima torna a poesia monótono e cansativo.

 

 


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