terça-feira, 7 de julho de 2020

CRÔNICA: A LIÇÃO DA BORBOLETA - AUTOR DESCONHECIDO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Crônica: A Lição da Borboleta


Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo. Sentou-se perto do local onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer, como é que a lagarta conseguiria sair por um orifício tão miúdo. Mas logo lhe pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso, como se tivesse feito todo o esforço possível e agora não conseguisse mais prosseguir. Ele resolveu então ajuda-la: pegou uma tesoura e rompeu o restante do casulo. A borboleta pôde sair com toda a facilidade… mas seu corpo estava murcho; além disso, era pequena e tinha as asas amassadas.

        O homem continuou a observá-la porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se estendessem para serem capazes de suportar o corpo que iria se firmar a tempo. Nada aconteceu! Na verdade a borboleta passou o restante de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.

        O que o homem em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura eram o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo daquele pequenino inseto circulasse até suas asas para que ela ficasse pronta para voar assim que se livrasse daquele invólucro.

        Algumas vezes o esforço é justamente aquilo de que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através da existência sem quaisquer obstáculos, Ele nos condenaria a uma vida atrofiada. Não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nunca poderíamos alçar voo.

Autor Desconhecido.

Entendendo a crônica:

01 – Esse texto é marcado por uma linguagem:

a)   Científica.

b)   Informal.

c)   Jornalística.

d)   Regional.

02 – O assunto desse texto é:

a)   A transformação da lagarta.

b)   A descrição de um casulo.

c)   A solidariedade do homem.

d)   Os obstáculos da vida da borboleta.

03 – O autor utiliza-se desse texto para falar sobre a transformação. Qual é, de fato, a grande lição que ele quer transmitir?

a)   A natureza precisa da ajuda do ser humano.

b)   As pessoas não são capazes de voar.

c)   A força vem dos obstáculos que enfrentamos.

d)   Muitas vezes, perdemos as forças para continuar.

04 – Esse texto é:

a)   Um classificado.

b)   Uma crônica.

c)   Um conto.

d)   Uma notícia.

 


5 comentários:

  1. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem qualquer obstáculo ficaríamos enfraquecidos nos não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sidos

    ResponderExcluir
  2. Interessante seus argumentos obrigado por compartilhar essas maravilhas conosco.

    ResponderExcluir