domingo, 9 de maio de 2021

MITO: O ENIGMA DA ESFINGE E O ORÁCULO DE DELFOS - VIKTOR D. SALIS - COM GABARITO

 Mito: O ENIGMA DA ESFINGE E O ORÁCULO DE DELFOS

        Viktor D. Salis

 Esfinge de Naxos, Delfos, Grécia, c. 560 a.C.

        A esfinge era um monstro mitológico, com cabeça de mulher, corpo de leão e asas de águia. Essa tradição mitológica originou-se no Egito e passou para a Grécia. Sua principal estátua ficava no templo de Apolo, no cha­mado oráculo de Delfos. "Esfinge" é uma pa­lavra do egípcio arcaico que significa apertar a garganta até sufocar ou mesmo asfixiar. Já "oráculo" é uma palavra em parte grega e em parte latina que significa profeta, adivinho.

        Delfos era um local sagrado onde Apolo, o deus da luz e das profecias, era consultado por meio da sua grande sacerdotisa, chama­da de Pítia ou Pitonisa, nome que quer dizer "aquela que vence a escuridão ... A esfinge era famosa por seus enigmas, mas todos tinham uma mesma finalidade: "Decifra-me ou te de­voro", ou seja, aquele que não os decifrasse era por ela devorado.

        Um desses enigmas, muito conhecido, era mais ou menos assim: "O que é, o que é? De manhã anda de quatro, ao meio-dia, sobre duas pernas, e, pela tarde, com três pernas”.

SALIS. Viktor D. Mitologia viva: aprendendo com os deuses a arte de viver e amar. São Paulo: Nova Alexandria, 2003.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 14-5.

Entendendo o mito:

01 – Você consegue decifrar o enigma apresentado no último parágrafo do texto?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Homem – quando bebê, engatinha; quando adulto, anda sobre duas pernas; ao envelhecer, necessita da terceira perna, a bengala.

02 – Nesse contexto, qual era a importância das palavras que solucionavam os enigmas?

      Essas palavras eram decisivas, tinham muito poder, pois aqueles que as descobriam decifravam os enigmas e salvavam a própria vida.

03 – Ao conjunto de sentidos, exemplos e informações relativos a uma palavra, contidos numa entrada de dicionário, enciclopédia, glossário etc., damos o nome de verbete. Que características de verbete o texto lido apresenta?

      O texto traz um conjunto de informações e o significado de alguns elementos mitológicos (esfinge, oráculo, Delfos e Pítia), no formato de enciclopédia, seguindo um critério de apresentação temática.
 

 

4 comentários: