sábado, 29 de maio de 2021

ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ERA DIGITAL - COM GABARITO

 Artigo de divulgação científica: Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital

      Há benefícios e malefícios que têm acompanhado a tecnologia digital. São de fundamental importância o bom senso e a informação adequada que os pediatras devem enfatizar para as famílias, crianças e adolescentes sobre este assunto.

        As tecnologias da informação e comunicação estão transformando o mundo à nossa volta e os comportamentos e relacionamentos de todas as pessoas. Buscar informações e adquirir novos conhecimentos são tarefas quase instantâneas, no clicar do teclado ou no deslizar dos dedos num telefone celular. Crianças e adolescentes fazem parte da geração digital e usam os dispositivos, aplicativos, videogames e a Internet cada vez mais em idades precoces e em todos os lugares. Alguns dos pais, também nativos digitais, não percebem as mudanças ou problemas que vão surgindo, como se tudo já fosse parte da rotina familiar.

        Os benefícios e prejuízos dessas tecnologias permanecem sendo foco de atenção de todos os profissionais que lidam com as questões da saúde durante a infância e a adolescência e demandam novas legislações a respeito. No Brasil, a Constituição Federal (1988) no artigo 5º inciso X, assegura proteção à privacidade e, no artigo 227º, a proteção integral da criança e do adolescente como prioridade absoluta de acordo com a Convenção dos Direitos da Criança aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (1989). O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8069 de 1990, em seus artigos 240 e 241 descreve como crime a produção de fotos, imagens ou transmissão de conteúdo com cenas de sexo explícito ou pornografia e foram alterados pela Lei 10.764 de 2003 para incluir a ilicitude da conduta no âmbito da Internet e tornar as penas mais graves. O artigo 73º do ECA prevê ainda, que a inobservância às normas de prevenção aos direitos da criança importará em responsabilidade da pessoa física ou jurídica, nos termos da Lei.

        [...]

        Estudos científicos comprovam que a tecnologia influencia comportamentos através do mundo digital, modificando hábitos desde a infância, que podem causar prejuízos e danos à saúde. O uso precoce e de longa duração de jogos online, redes sociais ou diversos aplicativos com filmes e vídeos na Internet pode causar dificuldades de socialização e conexão com outras pessoas e dificuldades escolares; a dependência ou o uso problemático e interativo das mídias causa problemas mentais, aumento da ansiedade, violência, cyberbullying, transtornos de sono e alimentação, sedentarismo, problemas auditivos por uso de headphones, problemas visuais, problemas posturais e lesões de esforço repetitivo (LER); problemas que envolvem a sexualidade, como maior vulnerabilidade ao grooming e sexting, incluindo pornografia, acesso facilitado às redes de pedofilia e exploração sexual online; compra e uso de drogas, pensamentos ou gestos de autoagressão e suicídio; além das “brincadeiras” ou “desafios” online que podem ocasionar consequências graves e até o coma por anóxia cerebral ou morte. [...]

SAÚDE de crianças e adolescentes na era digital. Sociedade Brasileira de Pediatria, Manual de orientação. Departamento de Adolescência, n. 1, out. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2x3acfk. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 181-3.

Entendendo o artigo:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Anóxia: ausência de oxigênio.

·        Sexting: envio, compartilhamento e postagem de mensagens de cunho sexual.

·        Gromming: Aliciamento sexual pela internet, por meio de táticas de sedução e manipulação. 

   Cyberbullyng: que consiste na divulgação de imagens, mensagens e comentários de tom depreciativo, como piadas, brincadeiras e ofensas na internet.

02 – Releia o primeiro parágrafo do artigo de divulgação científica e responda:

a)   Em sua opinião, quais seriam os benefícios proporcionados pela tecnologia digital? Comente.

Resposta pessoal do aluno.

b)   E quais seriam os malefícios da tecnologia digital? Comente.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Por que a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou esses dados de pesquisa? Eles estão enfatizando os benefícios ou malefícios da exposição à internet? Explique.

Para transmitir às famílias, às crianças e aos adolescentes os benefícios e malefícios do uso da tecnologia digital. A Sociedade Brasileira de Pediatria enfatiza os malefícios da exposição à internet para alertar as pessoas a fim de que eles sejam evitados.

d)   Em sua visão, como os comportamentos e relacionamentos se transformaram com o desenvolvimento das tecnologias de informação?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Releia o trecho a seguir:

        “[...] Crianças e adolescentes fazem parte da geração digital e usam os dispositivos, aplicativos, videogames e a Internet cada vez mais em idades precoces e em todos os lugares. Alguns dos pais, também nativos digitais, não percebem as mudanças ou problemas que vão surgindo, como se tudo já fosse parte da rotina familiar.”

a)   O que significa a expressão nativos digitais? Pesquise e explique esse conceito.

De maneira geral, refere-se às pessoas que nasceram e cresceram com as tecnologias digitais do século XXI, com o uso de internet, redes sociais e, mais recentemente, dos aplicativos de smartphones.

b)   Você se encaixa na definição de nativo digital? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

c)   E seus familiares e responsáveis, são nativos digitais? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

04 – Releia o terceiro parágrafo e responda:

a)   No que consiste a violação do artigo 5° da Constituição em relação ao uso de celular e internet por crianças e adolescentes? Explique.

O artigo 5° tem incisos que tratam sobre o direito à privacidade. Quando a criança e o adolescente estão na internet, sem supervisão dos familiares, eles ficam vulneráveis e desprotegidos, correndo riscos de terem sua privacidade violada.

b)   No art. 227 da Constituição Federal e no ECA. É garantida prioridade absoluta a crianças e adolescentes em quaisquer circunstâncias. Em quais situações o uso de tecnologias digitais pode desproteger crianças e adolescentes?

As crianças podem ficar expostas e conteúdos impróprios e a abordagem de pessoas desconhecidas.

05 – Estudos científicos comprovam a influência da tecnologia no comportamento e hábitos desde a infância.

a)   Quais danos o uso constante e precoce podem causar à saúde das crianças e adolescentes?

O uso precoce e de longa duração de jogos online, redes sociais ou diversos aplicativos com filmes e vídeos na internet pode causar dificuldades de socialização e conexão com outras pessoas e dificuldades escolares; a dependência ou o uso problemático e interativo das mídias causa problemas mentais.

b)   Reproduza o quadro a seguir. Pesquise os termos indicados, tome nota e preencha-o:

·        Desafios on-line: São desafios feitos por influenciadores digitais, que parecem inocentes, mas podem ter consequências graves, com lesões sérias ou ocasionando a morte.

·        Transtornos de alimentação: Caracterizados por comportamentos alimentares desviantes que afetam negativamente a saúde física e mental do indivíduo. O transtorno mais conhecidos é a anorexia, distúrbio alimentar caracterizado por baixo peso corporal, decorrente de uma visão distorcida do próprio corpo.

·        Transtornos de socialização: Mais conhecido como fobia social, esse transtorno é caracterizado por ansiedade e insegurança extrema em situações de socialização com outras pessoas.

·        Transtornos de sono: Dificuldades relacionadas ao sono, com mais de 100 tipos de transtornos identificados. O sono tem quatro fases, e cada uma delas é responsável por uma atividade diferente. Dificuldades em qualquer uma das fases do sono podem trazer prejuízos a curto e longo prazo.

·        Transtornos mentais causados pela exposição à internet: Transtornos mentais distintos ligados diretamente ao uso da tecnologia digital, como: nomophobia (abstinência de celular ou qualquer outro dispositivo móvel), vertigem digital (desorientação e vertigem que algumas pessoas sentem quando interagem com determinados ambientes digitais), dependência química da internet e vício em jogos de video-game ou on-line.

06 – Releia o artigo de divulgação científica, observando os verbos (tempo, modo e pessoa):

a)   Que tempo e modo verbal é usado no texto?

O tempo presente do modo indicativo.

b)   Em que pessoa do discurso os verbos são usados?

São usados na terceira pessoa do singular e do plural.

c)   Que efeitos de sentido são produzidos pelo uso do verbo nesse tempo, modo e pessoa? Explique.

O uso do presente do modo indicativo e da terceira pessoa do discurso produz efeito de impessoalidade da linguagem, atualidade dos dados e objetividade, a fim de dar credibilidade às informações prestadas.

07 – Releia o trecho a seguir:

        Há benefícios e malefícios que têm acompanhado a tecnologia digital. São de fundamental importância o bom senso e a informação adequada que os pediatras devem enfatizar para as famílias, crianças e adolescentes sobre este assunto.”

a)   O que os pediatras devem enfatizar para as famílias, as crianças e os adolescentes sobre tecnologia digital?

O bom senso e a informação adequada.

b)   Qual é o efeito de sentido produzido pelo uso do verbo dever nesse trecho?

O verbo dever produz efeito de obrigatoriedade de conduta aos pediatras.

08 – Identifique a parte do artigo de divulgação científica que introduz outras vozes: 

a)   Transcreva o texto em que há paráfrase de pesquisas.

“Estudos científicos comprovam que a tecnologia influencia comportamentos através do mundo digital, modificando hábitos desde a infância, que podem causar prejuízos e danos à saúde.”

b)   Por que será que não é citada fonte desses dados?

Porque esses estudos não são objeto de discussão no artigo de divulgação científica, mas usados apenas para justificar a problematização apresentada.

 

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