domingo, 2 de maio de 2021

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (VI) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (VI) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

TÓPICO – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

 

D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos.


 Leia a anedota a seguir.

Anedota: Cachorrinho perdido

 Um senhor chegou todo agoniado em uma empresa que fazia faixas e cartazes e foi logo dizendo:

— Meu cachorrinho se perdeu e eu quero mandar fazer uma faixa bem grande!

— Pois não, meu senhor! Quais serão os dizeres na faixa?

— Totó, volte logo! Estou muito triste!

Adaptado de: http://www.osvigaristas.com.br/piadas/portugues/cachorrinho-perdido-8616.html

 QUESTÃO 01

O traço de humor no texto é percebido quando o senhor

(A) chega agoniado na empresa.

(B) diz que perdeu seu cachorrinho.

C) pede uma faixa bem grande.

D) diz as frases para colocar na faixa.

 Observe a tirinha abaixo:

                                                                    Fonte: farawaysoclose3.blogspot.com

 

QUESTÃO 02 (SAEP 2012)

Nessa tirinha, o que causa humor?

(A) a baratinha em cima do livro no primeiro quadrinho.

(B) o homem encontrar a baratinha no livro.

(C) a fala da baratinha no último quadrinho.

(D) o tamanho da baratinha.

  

Observe a tirinha abaixo para responder à questão 03.

 
 FONTE: LANCAST. Anabel. Revista Recreio. Ano 6, nº 299. São Paulo: abril, 1º/12/2005.

 

QUESTÃO 03

O traço de humor na tirinha é percebido principalmente quando descobrimos

(A) o que tem dentro da caixa de presente.

(B) o porquê da menina não abraçar o aniversariante.

(C) o lugar da festa organizada pelo aniversariante.

(D) quanto a menina pagou pelo presente.

 

Leia a anedota abaixo:

QUESTÃO 04 (SAEP 2012)

O texto é engraçado porque

(A) um cliente liga para a loja.

(B) o cliente confunde “próprio” com o nome de alguém.

(C) o cliente confunde Pedro com o nome “próprio”.

(D) Pedro não se encontra na loja.

 

Observe a tirinha a seguir e responda à questão 05.


 Níquel Náusea, de Fernando Gonsales. Folha de São Paulo, SP – 12 maio 2001. E11.

 QUESTÃO 05 (SAEP 2012)

Nesta tirinha a sentença que expressa humor é:

(A) “Oi, zebra!”

(B) “Nossa!! Que mau humor!!”

(C) “Aproveita que já está de pijama! Há há há!”

(D) “Você precisa dormir um pouco!”

 

D14 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.

 Fábula: O coelho e a tartaruga

 O coelho estava se gabando para os outros animais:

__ Sou o mais rápido e nunca perco de ninguém. Desafio a

todos aqui a participarem de uma corrida comigo.

__ Aceito o desafio! Disse a tartaruga.

__ Você é muito lenta! Acho que vai perder seu tempo,

respondeu o coelho.

__ Guarde seu orgulho até ver quem vai vencer, alertou

a tartaruga.

Ao ouvirem o sinal de largada, os dois partiram.

O coelho saiu a toda velocidade e a tartaruga ficou para trás.

Mais adiante, acreditando que a tartaruga não tinha a menor chance, deitou-se e tirou uma soneca. Enquanto isso, a tartaruga continuava caminhando.

Quando o coelho acordou não teve tempo de correr para chegar primeiro, então a tartaruga atravessou a linha de chegada e venceu a corrida.

Moral: Quem segue confiante é vencedor.

Adaptado de http://www.clubedobebe.com.br/HomePage/Fabulas/fabulasdeesopo1.htm

  QUESTÃO 06

No trecho “Aceito o desafio!”, o ponto de exclamação (!) indica que a tartaruga estava

(A) triste.

(B) aborrecida.

(C) assustada.

(D) confiante.

 Leia o texto a seguir e responda à questão 07.

Piada - A continha de subtração

Na aula de Matemática, a professora perguntou para os alunos:

— Se quatro moscas estivessem em cima da minha mesa e eu matasse uma delas, quantas ficariam na mesa?

— Uma! Respondeu Pedrinho, rapidamente.

— O quê? Você não sabe fazer uma simples continha de subtração?

— Professora, acontece que só fica a mosca morta em cima da mesa, porque as outras vão se mandar.

Adaptado de: http://circodoxixi.blogspot.com/2011/01/piadas-infantis.html

QUESTÃO 07

Na expressão ― “O quê?”, o ponto de interrogação (?) dá o sentido de que a professora está

(A) aborrecida.

(B) satisfeita.

(C) em dúvida.

(D) orgulhosa.

 

Observe a tirinha da Chiquinha, a seguir:


QUESTÃO 08 (SAEP 2012)

O ponto de exclamação usado na fala do último quadrinho indica

(A) decepção.

(B) medo.

(C) raiva.

(D) surpresa.

 

Observe a tirinha da Mafalda.

                        Fonte: http://sempretops.com/tirinha338_mafalda.jpg

 QUESTÃO 09 (SAEP 2012)

O ponto de exclamação aparece em todos os quadrinhos expressando sentidos diferentes. A expressão em que ele indica ordem é

(A) Como o mar é lindo!

(B) Está indo embora!

(C) Ei, volte!

(D) Que saco essa obediência!

 Observe a tirinha abaixo:

 

QUESTÃO 10 (SAEP 2012)

As reticências usadas no segundo quadrinho indicam

(A) uma pausa grande no pensamento do Cebolinha.

(B) que o Cebolinha não tinha mais nada a dizer.

(C) que o Cebolinha queria dizer apenas isto mesmo.

(D) a continuidade do pensamento do Cebolinha.

 

2 comentários:

  1. 2. Demonstre as principais diferenças entre as cha-madas “sociedades do tempo livre” e as “sociedades do trabalho

    ResponderExcluir