AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (VI) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
D13 - Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos.
Anedota: Cachorrinho perdido
— Meu cachorrinho se
perdeu e eu quero mandar fazer uma faixa bem grande!
— Pois não, meu
senhor! Quais serão os dizeres na faixa?
— Totó, volte logo!
Estou muito triste!
Adaptado
de: http://www.osvigaristas.com.br/piadas/portugues/cachorrinho-perdido-8616.html
O traço de humor no texto é percebido
quando o senhor
(A) chega agoniado na empresa.
(B) diz que perdeu seu cachorrinho.
C) pede uma faixa bem grande.
D) diz as
frases para colocar na faixa.
Fonte: farawaysoclose3.blogspot.com
QUESTÃO 02 (SAEP 2012)
Nessa tirinha, o que causa humor?
(A) a baratinha em cima do livro no
primeiro quadrinho.
(B) o homem encontrar a baratinha no
livro.
(C) a fala da baratinha no
último quadrinho.
(D) o tamanho da
baratinha.
Observe a tirinha
abaixo para responder à questão 03.
QUESTÃO 03
O traço de humor na tirinha é
percebido principalmente quando descobrimos
(A) o que tem dentro da caixa de
presente.
(B) o porquê da menina não abraçar
o aniversariante.
(C) o lugar da festa organizada pelo
aniversariante.
(D) quanto a menina
pagou pelo presente.
Leia a anedota
abaixo:
QUESTÃO 04 (SAEP 2012)
O texto é engraçado porque
(A) um cliente liga para a loja.
(B) o
cliente confunde “próprio” com o nome de alguém.
(C) o cliente confunde Pedro com o
nome “próprio”.
(D) Pedro não se
encontra na loja.
Observe a tirinha a
seguir e responda à questão 05.
Níquel Náusea, de Fernando Gonsales. Folha de São Paulo, SP – 12 maio 2001. E11.
Nesta tirinha a sentença que expressa
humor é:
(A) “Oi, zebra!”
(B) “Nossa!! Que mau humor!!”
(C) “Aproveita que já está
de pijama! Há há há!”
(D) “Você precisa
dormir um pouco!”
D14 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de
pontuação e de outras notações.
__ Sou o mais rápido
e nunca perco de ninguém. Desafio a
todos aqui a
participarem de uma corrida comigo.
__ Aceito o desafio!
Disse a tartaruga.
__ Você é muito
lenta! Acho que vai perder seu tempo,
respondeu o coelho.
__ Guarde seu orgulho
até ver quem vai vencer, alertou
a tartaruga.
Ao ouvirem o sinal de
largada, os dois partiram.
O coelho saiu a toda
velocidade e a tartaruga ficou para trás.
Mais adiante,
acreditando que a tartaruga não tinha a menor chance, deitou-se e tirou uma
soneca. Enquanto isso, a tartaruga continuava caminhando.
Quando o coelho acordou não teve tempo
de correr para chegar primeiro, então a tartaruga atravessou a linha de chegada
e venceu a corrida.
Moral: Quem segue
confiante é vencedor.
Adaptado
de http://www.clubedobebe.com.br/HomePage/Fabulas/fabulasdeesopo1.htm
No trecho “Aceito o desafio!”, o
ponto de exclamação (!) indica que a tartaruga estava
(A) triste.
(B) aborrecida.
(C) assustada.
(D) confiante.
Piada - A continha de
subtração
Na aula de Matemática, a professora
perguntou para os alunos:
— Se quatro moscas estivessem em cima
da minha mesa e eu matasse uma delas, quantas ficariam na mesa?
— Uma! Respondeu Pedrinho,
rapidamente.
— O quê? Você não sabe fazer uma
simples continha de subtração?
— Professora, acontece que só fica a
mosca morta em cima da mesa, porque as outras vão se mandar.
Adaptado
de: http://circodoxixi.blogspot.com/2011/01/piadas-infantis.html
QUESTÃO 07
Na expressão ― “O quê?”, o
ponto de interrogação (?) dá o sentido de que a professora está
(A) aborrecida.
(B) satisfeita.
(C) em dúvida.
(D) orgulhosa.
Observe a tirinha da Chiquinha, a
seguir:
QUESTÃO 08 (SAEP 2012)
O ponto de exclamação usado na fala do
último quadrinho indica
(A) decepção.
(B) medo.
(C) raiva.
(D) surpresa.
Observe a tirinha da Mafalda.
Fonte: http://sempretops.com/tirinha338_mafalda.jpg
O ponto de exclamação aparece em todos
os quadrinhos expressando sentidos diferentes. A expressão em que ele indica
ordem é
(A) Como o mar é lindo!
(B) Está indo embora!
(C) Ei, volte!
(D) Que saco essa obediência!
QUESTÃO 10 (SAEP 2012)
As reticências usadas no segundo
quadrinho indicam
(A) uma pausa grande no
pensamento do Cebolinha.
(B) que o Cebolinha não tinha mais
nada a dizer.
(C) que o Cebolinha queria dizer
apenas isto mesmo.
(D) a continuidade do pensamento do
Cebolinha.
2. Demonstre as principais diferenças entre as cha-madas “sociedades do tempo livre” e as “sociedades do trabalho
ResponderExcluirMuito obrigada 😊
ResponderExcluirOLA
ResponderExcluir