domingo, 9 de maio de 2021

CRÔNICA: EQUIPAMENTO ESCOLAR - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 CRÔNICA: EQUIPAMENTO ESCOLAR

                 Carlos Drummond de Andrade

_Pai! O material não tá completo não.

_O quê? Se eu já comprei livros, apostilas, cadernos, pasta, caixa de lápis de cor, lápis preto, esferográfica, borracha mole, borracha dura, régua, compasso, clipe, apontador, tudo novo, novinho, porque o material do ano passado está superado, como é que não está completo?

_Cê esqueceu do gravador.

_Esqueci nada, rapaz. Vi o gravador na lista e achei que era piada. Vocês gostam de brincar com a gente.

_Brincadeira tem hora, pai. Tou precisando de gravador.

_Verdade?

­_Lógico. A turma toda vai de gravador, só eu que dou uma de palhaço?

_Nunca me constou que a característica do palhaço é não levar um gravador na mão.

_A tiracolo pai, com alça. Tem um modelo japonês, levinho, muito bacana. Também se leva na sacola.

_Então você quer aparecer no colégio portando gravador porque está na moda, pois não?

_Cê não entende lhufas. Gravador faz parte do equipamento escolar moderno.

_Começo a perceber. O professor fala, você grava. Então vamos jogar na lixeira esses cadernos, esses lápis, essa parafernália inútil.

_Para... o quê?

_Fernália. Uma palavra que não existe mas que se aplica neste caso.

_Taí, dessa eu gostei. Como é que se escreve?

_Não interessa. Basta você gravar, quando tiver gravador. Até lá, me explique direito como é a aula com gravador.

_Seguinte. A gente liga, o professor começa o garganteio, a fita vai gravando e...

_E o quê?

_A gente pensa noutra coisa, né?

_Entendi. Não há necessidade de estar atento ao professor, porque o gravador presta atenção para você. Certo?

_Mais ou menos. O grilo é que a gente tem de prestar atenção no gravador da gente, senão de repente ele solta uma faixa de Billy Cohbam, e aí é uma zorra global, entende?

_Entendo. Billy Cohbam não é autor recomendado pelo Cesgranrio.

_Por isso não. É que numa hora dessas a turma ataca de Pink Floyd ou de Mahavishnu, e a aula acaba sem a gente escutar um som legal, de tanta zoeira.

 _Então o uso do gravador na aula é muito inconveniente, filho. Baralha as músicas que vocês adoram. Preferível não levar gravador e deleitar-se com as músicas fora do colégio.

_Delei... o quê? Cês têm um papo esquisito. Mas eu saquei: cê não tá querendo comprar o gravador, e sem ele me passam pra trás.

_Não é isso. Queria que a aula de vocês fosse bem musical, e nem a voz do professor atrapalhasse, mas vejo que isto é impossível.

_Tou vendo. Mas olha aí. Mesmo com gravador, o material ainda tá faltando.

_Não me diga.

_Esqueci de botar na lista a minicalculadora. Faz uma falta danada na aula de Matemática. Beto já comprou a dele, Heleno também, Miquinha também.

_Pelo que vejo, o Brasil contará com grandes matemáticos no futuro.

_Tá debochando? Sem calculadora, como é que a gente vai calcular? Resolver um problema ouriçado?

_No meu tempo...

_Seu tempo já era. Não tinha calculadora, como é que cês iam precisar de calculadora?

_Talvez você tenha razão. Era um tempo muito mal equipado. Pior: nem equipado era.

_Viu? Gosto quando cê reconhece a verdade. Mas tem mais. Tá faltando o principal.

_Um helicóptero, imagino?

_Não. Um minicomputador. Tem aí um modelo escolar que é joia. Não pesa muito na mochila, é um barato, vou te contar. Sem microcomputador não posso aparecer no colégio, fico desmoralizado!

  ANDRADE, Carlos Drummond de.  As palavras que ninguém diz. Crônica. 4. ed.  Rio de Janeiro: Ed. Record, 1999. pp. 63-66.

 

VOCABULÁRIO:

1.Billy Cohbam: Baterista do grupo musical - Nirvana

2.Cesgranrio: Instituição que promovia o vestibular no Rio de Janeiro

3.Deleita-se: deliciar-se, agradar.

4.Lhufas: nada

5.Mahavishnu: Banda musical

6.Ouriçado: difícil, espinhoso

7.Parafernália: equipamento, acessório.

8.Pink Floyd: Grupo musical inglês

 ENTENDENDO O TEXTO

1. Aponte os temas presentes no texto: 

(A) O conflito de gerações.

(B) O autoritarismo dos mais velhos sobre os mais jovens.

(C) O domínio do grupo sobre a vontade do indivíduo.

(D) O consumismo nas novas gerações.

(E) A moral antiquada em choque com a moral moderna.

 

2.Em que época do ano ocorre a conversa entre o pai e filho? Como você chegou a essa conclusão?

No início do ano, já que foram comprados materiais escolares para o início do ano letivo.

 3. Interprete a expressão usada pelo filho ao argumentar com a necessidade de uma calculadora como material escolar. “_ Seu tempo já era.”

A época em que o pai era jovem é muito diferente da época do filho, cheia de inovações tecnológicas.
  

4.Releia os parágrafos 7,8 e 9 e responda:

Na sua opinião, o que o pai, ironicamente, quer ensinar ao seu filho?
A importância do professor e da utilização dos cadernos e lápis.

5.Complete os períodos abaixo, criando orações que contenham as ideias pedidas:

a) O uso do gravador é muito conveniente______________________________________________________(oposição, contraste) – Resposta pessoal.

b) Esqueci de colocar na lista a calculadora_____________________________________________________(conclusão) – Resposta pessoal.

c) O Brasil contará com grandes matemáticos no futuro__________________________________________________(alternância, escolha) – Resposta pessoal.

d) Sem microcomputador não posso aparecer no colégio __________________(explicação, razão, motivo) – Resposta pessoal.

e) O Brasil contará com grandes matemáticos no futuro ____________________________(alternância, escolha) – Resposta pessoal.

 

6.Numere as orações em destaque na 2ª coluna com as ideias estabelecidas pelas conjunções contidas na  1ª coluna:

(1) Tempo

(2) Proporção

(3) Condição de hipótese

(4) Causa

(5) Comparação

3Se eu já comprei livros, apostilas, cadernos, pasta, caixa de lápis de cor, lápis, canetas, borracha, régua, compasso, apontador, tudo o material já está completo?

1 ) Basta você gravar quando tiver gravador.

4  ) É desnecessário ficar atento ao professor porque o gravador presta atenção por você.

(  5 ) O meu tempo não era como o seu tempo é.

(  2 ) À medida que o tempo passa, a tecnologia avança até mesmo nas salas de aula.

7. Numere, de acordo com o desejo do filho no texto, os objetos, a partir da ordem estabelecida na crônica apresentada.

(  2  ) calculadora                           (  3 ) minicomputador

(  4  ) caderno                                 (  1 ) gravador

(  5  ) lápis

 

8. O que você notou quanto à linguagem das duas personagens?

a) do pai: linguagem formal.

b) do filho: linguagem coloquial, com uso de gírias.

9. Relacione os significados às palavras, numerando adequadamente a 2ª coluna de acordo com a 1ª .

(A) Carmem, por favor, traga-me a pasta bancária.

(B) Mamãe misturou a maionese com o presunto fazendo uma pasta.

(C) O professor Carvalho Lopes foi convidado para a pasta da Educação, mas não aceitou.

(D) Tem aí um modelo escolar de minicomputador jóia.

(E) Você conhece alguma mulher que não gosta de jóia?

(F) “Mas eu saquei: cê não tá querendo comprar o gravador...?”

(G) O policial sacou o revólver e fez com que o ladrão se rendesse.

(H) Saquei tudo o que tinha no banco.

 (  H  ) retirar.

(  C  ) órgão que promove a execução das leis, ministério.

(  G  ) puxar.

(  F  ) entender.

(  D  ) ser muito bom.

 

 

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