CRÔNICA: EQUIPAMENTO ESCOLAR
Carlos Drummond de Andrade
_Pai! O material não tá
completo não.
_O quê? Se eu já comprei
livros, apostilas, cadernos, pasta, caixa de lápis de cor, lápis preto,
esferográfica, borracha mole, borracha dura, régua, compasso, clipe, apontador,
tudo novo, novinho, porque o material do ano passado está superado, como é que
não está completo?
_Cê esqueceu do gravador.
_Esqueci nada, rapaz. Vi o
gravador na lista e achei que era piada. Vocês gostam de brincar com a gente.
_Brincadeira tem hora, pai.
Tou precisando de gravador.
_Verdade?
_Lógico. A turma toda vai
de gravador, só eu que dou uma de palhaço?
_Nunca me constou que a
característica do palhaço é não levar um gravador na mão.
_A tiracolo pai, com alça.
Tem um modelo japonês, levinho, muito bacana. Também se leva na sacola.
_Então você quer aparecer no
colégio portando gravador porque está na moda, pois não?
_Cê não entende lhufas.
Gravador faz parte do equipamento escolar moderno.
_Começo a perceber. O professor
fala, você grava. Então vamos jogar na lixeira esses cadernos, esses lápis,
essa parafernália inútil.
_Para... o quê?
_Fernália. Uma palavra que
não existe mas que se aplica neste caso.
_Taí, dessa eu gostei. Como
é que se escreve?
_Não interessa. Basta você
gravar, quando tiver gravador. Até lá, me explique direito como é a aula com
gravador.
_Seguinte. A gente liga, o
professor começa o garganteio, a fita vai gravando e...
_E o quê?
_A gente pensa noutra coisa,
né?
_Entendi. Não há necessidade
de estar atento ao professor, porque o gravador presta atenção para você.
Certo?
_Mais ou menos. O grilo é
que a gente tem de prestar atenção no gravador da gente, senão de repente ele
solta uma faixa de Billy Cohbam, e aí é uma zorra global, entende?
_Entendo. Billy Cohbam não é
autor recomendado pelo Cesgranrio.
_Por isso não. É que
numa hora dessas a turma ataca de Pink Floyd ou de Mahavishnu, e a aula acaba
sem a gente escutar um som legal, de tanta zoeira.
_Delei... o quê? Cês têm um
papo esquisito. Mas eu saquei: cê não tá querendo comprar o gravador, e sem ele
me passam pra trás.
_Não é isso. Queria que a
aula de vocês fosse bem musical, e nem a voz do professor atrapalhasse, mas
vejo que isto é impossível.
_Tou vendo. Mas olha aí.
Mesmo com gravador, o material ainda tá faltando.
_Não me diga.
_Esqueci de botar na lista a
minicalculadora. Faz uma falta danada na aula de Matemática. Beto já comprou a
dele, Heleno também, Miquinha também.
_Pelo que vejo, o Brasil
contará com grandes matemáticos no futuro.
_Tá debochando? Sem
calculadora, como é que a gente vai calcular? Resolver um problema ouriçado?
_No meu tempo...
_Seu tempo já era. Não tinha
calculadora, como é que cês iam precisar de calculadora?
_Talvez você tenha razão.
Era um tempo muito mal equipado. Pior: nem equipado era.
_Viu? Gosto quando cê
reconhece a verdade. Mas tem mais. Tá faltando o principal.
_Um helicóptero, imagino?
_Não. Um minicomputador. Tem
aí um modelo escolar que é joia. Não pesa muito na mochila, é um barato, vou te
contar. Sem microcomputador não posso aparecer no colégio, fico desmoralizado!
ANDRADE, Carlos Drummond de. As
palavras que ninguém diz. Crônica. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed.
Record, 1999. pp. 63-66.
VOCABULÁRIO:
1.Billy Cohbam: Baterista do grupo musical - Nirvana
2.Cesgranrio: Instituição que promovia o vestibular no Rio de Janeiro
3.Deleita-se: deliciar-se, agradar.
4.Lhufas: nada
5.Mahavishnu: Banda musical
6.Ouriçado: difícil, espinhoso
7.Parafernália: equipamento, acessório.
8.Pink Floyd: Grupo musical inglês
1. Aponte os temas presentes
no texto:
(A) O conflito de
gerações.
(B) O autoritarismo dos mais
velhos sobre os mais jovens.
(C) O domínio do grupo sobre
a vontade do indivíduo.
(D) O consumismo
nas novas gerações.
(E) A moral antiquada em
choque com a moral moderna.
2.Em que época do ano ocorre
a conversa entre o pai e filho? Como você chegou a essa conclusão?
No início do ano,
já que foram comprados materiais escolares para o início do ano letivo.
A época em que o pai era jovem é muito
diferente da época do filho, cheia de inovações tecnológicas.
4.Releia os parágrafos 7,8 e
9 e responda:
Na sua opinião, o que o pai,
ironicamente, quer ensinar ao seu filho?
A importância do professor e da utilização dos cadernos
e lápis.
5.Complete os períodos
abaixo, criando orações que contenham as ideias pedidas:
a) O uso do gravador é muito
conveniente______________________________________________________(oposição,
contraste) – Resposta pessoal.
b) Esqueci de colocar na lista a
calculadora_____________________________________________________(conclusão) – Resposta pessoal.
c) O Brasil contará com grandes matemáticos no
futuro__________________________________________________(alternância, escolha)
– Resposta pessoal.
d) Sem microcomputador não posso aparecer no colégio
__________________(explicação, razão, motivo) – Resposta
pessoal.
e) O Brasil contará com grandes matemáticos no futuro
____________________________(alternância, escolha) – Resposta
pessoal.
6.Numere as orações em
destaque na 2ª coluna com as ideias estabelecidas pelas conjunções contidas
na 1ª coluna:
(1) Tempo
(2) Proporção
(3) Condição de hipótese
(4) Causa
(5) Comparação
( 3 ) Se
eu já comprei livros, apostilas, cadernos, pasta, caixa de lápis de cor, lápis,
canetas, borracha, régua, compasso, apontador, tudo o material já
está completo?
( 1 ) Basta você gravar quando tiver gravador.
( 4 ) É desnecessário ficar atento
ao professor porque o gravador
presta atenção por você.
( 5 ) O meu tempo não era como o seu tempo é.
( 2 ) À medida que o tempo passa, a
tecnologia avança até mesmo nas salas de aula.
7. Numere, de acordo com o desejo do filho
no texto, os objetos, a partir da ordem estabelecida na crônica apresentada.
( 2 ) calculadora ( 3 )
minicomputador
( 4 ) caderno ( 1 ) gravador
( 5 ) lápis
8. O que você notou quanto à
linguagem das duas personagens?
a) do pai: linguagem formal.
b) do filho: linguagem coloquial, com uso de gírias.
9. Relacione os significados
às palavras, numerando adequadamente a 2ª coluna de acordo com a 1ª .
(A) Carmem, por favor,
traga-me a pasta bancária.
(B) Mamãe misturou a
maionese com o presunto fazendo uma pasta.
(C) O professor Carvalho
Lopes foi convidado para a pasta
da Educação, mas não aceitou.
(D) Tem aí um modelo escolar
de minicomputador jóia.
(E) Você conhece alguma
mulher que não gosta de jóia?
(F) “Mas eu saquei: cê não tá querendo
comprar o gravador...?”
(G) O policial sacou o revólver e fez com que o
ladrão se rendesse.
(H) Saquei tudo o que tinha no banco.
( C ) órgão que promove a execução das leis,
ministério.
( G ) puxar.
( F ) entender.
( D ) ser muito bom.
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