domingo, 9 de maio de 2021

REPORTAGEM: ÊXODO MILLENNIAL- JOVENS BRASILEIROS QUEREM ABANDONAR O PAÍS - JULIANA CONTAIFER - COM GABARITO

 Reportagem: Êxodo millennial: jovens brasileiros querem abandonar o país

Pesquisa revela ainda que entre adultos, o desejo atinge 43% da população

Juliana Contaifer

23/06/2018 5:12, Atualizado 23/06/2018 14:52

        Em busca de uma nova realidade e com o passaporte em mãos. É isso que boa parte da juventude brasileira idealiza em 2018. De acordo com pesquisa feita pelo Datafolha divulgada no dia 17 de junho, o Brasil vive um verdadeiro êxodo de talentos.

        O movimento de jovens que pretendem deixar o país e tentar a vida fora das fronteiras vem aumentando há anos, mas agora atinge um nível alarmante. Entre os entrevistados com idades entre 16 e 24 anos, 62% afirma que trocaria a nação se tivesse condições. Quando consideram-se apenas pessoas com mais de 16 anos, a porcentagem é de 43%, o que significaria cerca de 70 milhões de brasileiros prontos para deixar tudo para trás.

        A falta de esperança no cenário político, a crise econômica que, desde 2014, não mostra sinais de melhora e o baixo incentivo em educação e pesquisa são algumas das razões que têm levado o jovem brasileiro a desistir do próprio país. E a vontade não fica apenas no campo das intenções: em 2017, foram entregues 21,7 mil declarações de saída definitiva do Brasil à Receita Federal (em 2011, o número foi de 8,1 mil pessoas). [...]

        Em primeiro lugar na lista de locais preferidos, estão os Estados Unidos. Daniel Resenthal, diretor da InvestUS360 (plataforma que oferece ajuda a quem quer morar ou investir nos Estados Unidos), firma que as famílias de jovens com filhos são os que mais procuram a empresa por querer estabilidade, tranquilidade e esperança em um futuro mais promissor.

        “Nossos clientes não suportam mais a crise política e suas anuências, como corrupção, carga tributária e insegurança jurídica. Esses pontos têm gerado uma instabilidade econômica que, por sua vez, causa falta de perspectivas de dias melhores a curto prazo. O brasileiro está cansado e jogando a toalha”, afirma. Rosenthal explica ainda que a maioria das pessoas quer ir embora em definitivo, mas ainda planeja muito mal a mudança. E sua empresa encaminha as demandas para parceiros especializados.

Fuga de cérebros

        A pesquisa do Datafolha afirma que 56% das pessoas com ensino superior e 48% das que têm nível médio também optariam por morar fora do país. E, segundo Rosenthal, alguns de seus clientes são executivos, pesquisadores e profissionais qualificados. “Há falta de investimento na área de pesquisa e desenvolvimento e, consequentemente, os profissionais não conseguem realizar projetos, se frustram e acabam desistindo ou do Brasil ou da carreira”, alerta.

        Para ele, uma das preocupações mais latentes é a de que até jovens que ainda não têm curso superior estão sem esperança e querendo ir embora (o que ajuda a justificar a alta porcentagem da pesquisa entre 16 e 24 anos). “Teremos uma perda irreparável de fuga de cérebros que são importantes para o desenvolvimento e a reestruturação de um novo Brasil”, diz. [...]

CONTAIFER, Juliana. Êxodo millennial: jovens brasileiros querem abandonar o país. Metrópoles, 23 jun. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2DQSBQN. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 73-4.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual é o assunto central da reportagem?

      A vontade de boa parte da juventude brasileira tem de sair do país, em busca de melhores condições de vida.

02 – Releia a fala de um dos entrevistados:

        “Nossos clientes não suportam mais a crise política e suas anuências, como corrupção, carga tributária e insegurança jurídica. Esses pontos têm gerado uma instabilidade econômica que, por sua vez, causa falta de perspectivas de dias melhores a curto prazo.”

a)   Houve alguma mudança no cenário político, econômico e social brasileiro de 2018, ano em que a reportagem foi escrita, até hoje? Dê sua opinião.

Resposta pessoal do aluno.

b)   A perspectiva dos jovens de dias melhores a curto prazo aumentou ou diminuiu de lá para cá?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Que relação o subtítulo “Fuga de cérebros” estabelece com o assunto que é desenvolvido nos parágrafos que vêm depois dele?

      Conforme o que se coloca nesses parágrafos, a falta de investimentos em educação e também a falta de esperança fazem com que 56% das pessoas com ensino superior, 48% das que tem nível médio e até jovens que ainda não têm curso superior queriam morar fora do país. Essas pessoas, segundo o entrevistado Daniel Rosenthal, “são importantes para o desenvolvimento e a reestruturação de um novo Brasil.”

04 – De que modo o assunto dessa reportagem se relaciona com o tema Adolescer desse capítulo?

      A preocupação com o futuro profissional, um dos assuntos abordados na reportagem, faz parte das questões que surgem na adolescência.

05 – Releia a oração: “[...] o Brasil vive um verdadeiro êxodo de talentos.”

a)   O verbo viver, nessa oração, é transitivo direto ou indireto?

Transitivo direto.

b)   Como se classifica o complemento verbal um verdadeiro êxodo de talentos?

Classifica-se como objeto direto.

06 – Releia esta oração: “Esses pontos têm gerado uma instabilidade econômica [...]”.

a)   Qual é o predicado dessa oração e como se classifica?

O predicado verbal é têm gerado uma instabilidade econômica.

b)   Qual é o núcleo do predicado?

O núcleo do predicado é têm gerado.

c)   Esse núcleo constitui-se de uma perífrase verbal? Explique.

Sim. A forma verbal têm gerado é formada pelo verbo auxiliar ter e pelo verbo principal gerar no particípio. Trata-se de uma perífrase verbal ou locução verbal.

d)   O que a locução verbal têm gerado expressa?

I – Uma ação passada concluída.

II – Uma ação passada e constante.

III – Uma ação presente e constante.

e)   Para expressar uma ação acontecida no passado, de que modo a locução têm gerado deve ser escrita? Como ficará a oração destacada?

Tinham gerado – Esses pontos tinham gerado uma instabilidade econômica [...].

 

       

 

Um comentário: