sábado, 29 de maio de 2021

ARTIGO DE OPINIÃO: PROCURAM-SE ESTUDANTES - THOMAZ WOOD JR - COM GABARITO

 Artigo de opinião: Procuram-se estudantes

Por Thomaz Wood Jr. – Publicado em 10/04/2014 – 04h52         

        Além do mico-leão-dourado e do lobo-guará, outro mamífero tropical parece caminhar para a extinção

        Diz-se que uma espécie encontra-se ameaçada quando a população decresce a ponto de situá-la em condição de extinção. Tal processo é fruto da exploração econômica e do desenvolvimento material, e atinge aves e mamíferos em todo o planeta. Nos trópicos, esse pode ser o caso dos estudantes. Curiosamente, enquanto a população de alunos aumenta, a de estudantes parece diminuir. Paradoxo? Parece, mas talvez não seja.

        Aluno é aquele que atende regularmente a um curso, de qualquer nível, duração ou especialidade, com a suposta finalidade de adquirir conhecimento ou ter direito a um título. Já o estudante é um ser autônomo, que busca uma nova competência e pretende exercê-la, para o seu benefício e da sociedade. O aluno recebe. O estudante busca. Quando o sistema funciona, todos os alunos tendem a se tornar estudantes. Quando o sistema falha, eles se divorciam. É o que parece ocorrer entre nós: enquanto o número de alunos nos ensinos fundamental, médio e superior cresce, assombram-nos sinais do desaparecimento de estudantes entre as massas discentes.

        [...]

WOOD Jr., Thomaz. Procuram-se estudantes. Carta Capital, 10 abr. 2014. Disponível em: https://bit.ly/2Tiq6Pv. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 159-160.

Entendendo o artigo:

01 – Qual é a questão controversa e a tese apresentadas pelo autor no texto?

      A questão controversa é que a população de alunos aumenta, mas a de estudantes parece estar em risco de extinção, assim como estão ameaçadas desse processo as aves e os mamíferos. A tese do autor é que há distinção entre aluno e estudante. Dessa forma, o aluno pode ser estudante ou não.

02 – Que distinção ele faz entre aluno e estudante? Você concorda com essa distinção? Explique.

      Aluno é quem frequenta um curso apenas para receber conhecimentos ou ter direito a um título. O estudante é a pessoa que busca conhecimentos, desenvolve competências e as usa em seu benefício e em benefício da sociedade. A segunda é resposta pessoal do aluno.

03 – A quem ou a que ele atribui a responsabilidade de transformar alunos em estudantes?

      Aos sistemas de ensino.

04 – Releia o título. A oração que o constitui está na voz passiva ou ativa? Com base nas ideias expressas no texto, reescreva esse título nas diferentes vozes do verbo.

      A oração que compõe o título está na voz passiva sintética. Na voz passiva analítica poderia ser: “Estudantes são procurados pela sociedade”; Na voz ativa: “A sociedade procura estudantes”.

05 – Por que no título o verbo “procuram” está no plural? Explique.

      Na voz passiva sintética, o verbo concorda com o sujeito passivo. Nesse caso, o sujeito passivo é “estudantes” que se encontra no plural.

 

Um comentário:

  1. A vida de estudante é agitada e divertida, mas acho que muitas pessoas preferem trabalhar após a formatura. Além disso, as crianças modernas querem se tornar independentes de seus pais rapidamente. Todos os pais querem que seus filhos estudem bem e, portanto, eu uso o app para bloquear app para restringir o acesso da criança a aplicativos estranhos enquanto estuda.

    ResponderExcluir