terça-feira, 11 de maio de 2021

TIRA HUMORÍSTICA: GARFIELD - (PRONOMES DEMONSTRATIVOS) - COM GABARITO

 TIRA HUMORÍSTICA: GARFIELD – (PRONOMES DEMONSTRATIVOS)

 

DAVIS, Jim. Garfield. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 mar. 2014.

Fonte: Livro: Língua Portuguesa: linguagem e interação/ Faraco, Moura, Maruxo Jr. – 3.ed. São Paulo: Ática, 2016. p.40. 

1.5 Em sua opinião, a que se deve o efeito humorístico da tira?

     Resposta pessoal.

Sugestão: O efeito humorístico ocorre pela quebra de expectativa da personagem Jon quanto ao ronronar de Garfield ao mesmo tempo que pelo comentário irônico de Garfield sobre a entrada de Jon.

2.Observe a diferença gráfica entre os balões que se referem a Jon e a Garfield e no caderno explique sua função no texto.

Os balões de Jon indicam falas da personagem (são uma forma visual de indicação do discurso relatado direto); para Garfield, há dois tipos de balão: o que reproduz o som (BURP, no segundo quadro) é idêntico ao de Jon, indica discurso direto (oralizado), e o balão do terceiro quadro indica o pensamento (não oralizado) de Garfield.

 3.No último quadrinho, aparecem os pronomes isso (na fala de Jon) e aquilo (no pensamento de Garfield). Escreva no caderno a que ideias ou noções cada um desses dois pronomes se refere em cada caso.

Esses pronomes se referem a ideias já expressas nos outros quadros da tira: isso, na fala de Jon, refere-se ao ronronar de Garfield; aquilo, no pensamento de Garfield, retoma a ideia de entrada, expressa no primeiro quadro na fala de Jon.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário