AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (IV) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma
informação na comparação de textos que tratem do mesmo tema, em função das
condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
TEXTO 1
Quantas vezes por
semana doces e refrigerantes podem entrar no cardápio do meu filho?
Depende. “Se a
criança estiver acima do peso, ofereça duas porções desses itens por semana”,
recomenda a nutricionista Priscila Maximino. Mas, se ela não vive em pé de
guerra com a balança, três porções semanais estão de bom tamanho.
Fonte:
http://www.slideshare.net/ladonordeste/poema-da-alimentao-presentation
QUESTÃO 01
Os dois textos tratam, principalmente,
sobre
(A) os cuidados com uma boa
alimentação.
(B) os perigos de doces e
refrigerantes.
(C) a obesidade das crianças e jovens.
(D) os problemas de
saúde das pessoas.
Faça a leitura do texto 1 e texto 2
para responder a questão 02.
TEXTO 1
Eu sou paulista. Nas
minhas origens, baianos, mineiros, cariocas. Com muitos portugueses bem lá
atrás e algum sangue bugre ou negro – quem sabe? – , que se traduz na minha cor
de cuia quando apanho sol. Gosto muito de sol, de praia e de mar. De música e
de livros. De cantar, dançar e rir. Gosto muito de gente. Principalmente
criança.
TEXTO 2
Educadora, socióloga
e jornalista, a paulistana Ruth Rocha tem o mérito de ser
uma das escritoras
que renovaram a linguagem dos livros infantis.
Até hoje, já publicou
mais de 130 livros em inúmeras edições, lidos por milhões
de crianças de todas
as idades.
Seus livros comovem e
divertem leitores dos quatro cantos do mundo.
Quer saber mais?
Anote a página da
Ruth na Internet: www.uol.com.br/ruthrocha.
QUESTÃO 02 (SAEP 2012)
Sobre os textos 1 e 2, podemos
dizer que
(A) os dois textos foram escritos por
Ruth Rocha.
(B) os dois textos apresentam as
mesmas informações sobre Ruth Rocha.
(C) o texto 1 fala das publicações de
Ruth Rocha.
(D) o texto 2 fala da vida
profissional de Ruth Rocha.
Leia os dois textos abaixo com
atenção.
Texto 2
QUESTÃO 03 (SAEP 2013)
Os dois textos tratam da seguinte
temática:
(A) a importância da escola.
(B) trabalhar e brincar.
(C) o trabalho infantil.
(D) preconceito contra as crianças.
Faça a leitura dos dois textos e
responda:
Pensado para ser uma
nova experiência para os seus visitantes, todos os espaços foram projetados
para proporcionar novos e marcantes momentos. O local já se transformou no programa
favorito de todos os tocantinenses e de turistas.
Fonte: http://www.cdlpalmas.com.br/ver_noticia.asp?cod=132889&codDep=302
TEXTO 2 – Parte de
shopping desaba e provoca pânico no Canadá
Autoridades da cidade
de Lake Mayor, localizada no estado de Ontário, norte do Canadá investigam
causas do acidente que deixou quatro pessoas feridas e grande prejuízo de mercadorias
em um shopping Center de pequeno porte da cidade. Segundo testemunhas tudo começou
por volta de duas horas da tarde quando ventava e chovia muito. Dois quiosques
que vendiam bilhetes de loteria, cigarros e revistas estavam localizados na
área abaixo da parte do teto que desabou. Agora resta somente um buraco de 12
metros por 24 metros.
(Portal: tvig.ig.com.br -
Informações: Agência Estado, jun. 2012).
QUESTÃO 04 (SAEP 2012)
Os dois textos tratam
do assunto “shopping”, porém os textos se diferenciam porque
(A) no
texto 1 o shopping foi inaugurado e no texto 2, o shopping precisa de reforma.
(B) no texto 2 o
shopping foi inaugurado e no texto 1, o shopping precisa de reforma.
(C) o texto 1 trata
de um shopping pequeno e o texto 2 de um grande shopping.
(D) apenas o shopping
Capim Dourado é um local de visitação de turistas.
Leia e compare os
dois textos a seguir.
Mas o mais
interessante é que muitas dessas coisas que são jogadas fora poderiam ser muito
bem aproveitadas, inclusive para fazer... Adivinha o que?!?! BRINQUEDOS!!!!
É verdade, fazer
brinquedos com materiais que podem ser reutilizados é divertido, estimula a
criatividade, além de ser ecologicamente correto, pois estamos evitando a
poluição do meio ambiente.
Isso significa que
você praticamente não usa a criatividade e não aprende coisas diferentes, e
isso não é muito bom, não é verdade?
Então pense em
dividir seu tempo de lazer para fazer também outras coisas divertidas, como por
exemplo, criar brinquedos com material reciclável, inventar brincadeiras e
desenvolver sua criatividade. Fazendo isso você estará aprendendo muitas coisas
mesmo que não perceba.
Coisas que você nem
imagina podem virar brinquedos! Caixas de sapato podem virar carrinho...
Garrafas de 500 ml de refrigerantes podem virar um belo jogo de boliche, latas
de molho de tomate podem virar telefones... Nossa! Quanta coisa pode ser feita!
Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/brinquedos-reciclados/
Os dois textos acima tratam da questão
da reciclagem, mas apenas o primeiro texto
(A) apresenta dados do IBGE com a
quantidade de lixo produzida no Brasil.
(B) considera a reciclagem como uma
forma de preservação do meio ambiente.
(C) explica que podemos produzir
brinquedos com materiais recicláveis.
(D) mostra
o tempo de decomposição de alguns materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário