sábado, 29 de maio de 2021

ARTIGO DE OPINIÃO: O FUTURO DA EDUCAÇÃO - EMERSON DOS SANTOS - COM GABARITO

 Artigo de opinião: O futuro da educação

Por Emerson dos Santos

Florianópolis – 03/07/2017 11:07

 Você, com certeza, já se pegou perguntando, em tom de curiosidade, para onde as mudanças desse mundo vão nos levar e qual será o destino das próximas gerações. Todos nós, ao lançar os olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro. Uma coisa é certa: para chegar bem ao destino final é preciso enxergar a educação como uma das principais ferramentas de transformação do mundo. Aprender deve ser o ponto de partida de qualquer pessoa que busca realização e sucesso numa sociedade cada vez mais exigente e dinâmica. O desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, até porque educar não significa apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais, sociais e políticas, promovendo assim o desenvolvimento humano.

        E a evolução da educação deve seguir o princípio de que o aprendizado é construído a partir da realidade do aluno. O interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo educativo torna-se mais dinâmico, mais amplo e mais adequado ao mundo atual. No conceito do interacionismo, não é possível oferecer ao aluno a aprendizagem de conteúdos conceituais sem considerar seus modos de agir e pensar, suas crenças e valores. O que nos leva a concluir que não há separação entre vida e educação. E, ainda, se enxergarmos para além da figura de cada aluno, a importância da formação do cidadão, vemos que é preciso prepará-lo para muito além do vestibular e ingresso em uma faculdade.

        Vencida a etapa do Ensino Superior, existe uma vida inteira a ser vivida, e, quanto mais preparados estiverem, mais condições esses futuros cidadãos terão de corresponder às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, podendo contribuir significativamente no processo de transformação do mundo. Nossa sociedade exige mudanças que atendam às suas necessidades. O ser humano que se formava anos atrás certamente será muito diferente daquele que sairá da escola ou da universidade nas gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu. Hoje, é necessário educar pessoas para que se transformem em cidadãos com senso crítico e capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta. É por isso, e para isso, que especialistas na arte de ensinar avançam firmes e confiantes rumo ao futuro, formando profissionais para profissões que ainda não existem e cidadãos para um mundo melhor.

      Emerson dos Santos.

      Diretor geral de um grupo educacional.

SANTOS, Emerson dos. O futuro da educação. ND Online, Florianópolis, 3 jul. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2B7kX5N. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 152-4.

Entendendo o artigo:

01 – Releia o primeiro parágrafo do artigo de opinião “O futuro da educação” e responda:

a)   Uma questão controversa é aquela que pode suscitar polêmica, opiniões diferentes ou reflexões acerca de um tema específico. Nesse sentido, qual é a questão controversa apresentada no artigo de opinião?

A incerteza diante do futuro das próximas gerações e o questionamento sobre o melhor caminho para chegar bem a esse futuro.

b)   Qual é a tese defendida pelo autor do artigo como uma resposta a essa questão controversa? Você concorda com ele? Por quê?

O autor aponta a educação como caminho. Segundo ele, a aprendizagem deve ser o ponto de partida rumo à realização e sucesso numa sociedade.

c)   Segundo o autor, qual é o principal desafio da escola?

O desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, que possa ter efeito real.

02 – Releia o trecho a seguir e responda:

        “[...] O desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, até porque educar não significa apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais, sociais e políticas, promovendo assim o desenvolvimento humano.”

a)   Pesquise no dicionário as palavras efetivo e transmitir. Transcreva os significados que mais se relacionam ao contexto.

Efetivo significa, no contexto, ser capaz de produzir um efeito real.

Transmitir significa, passar algo para alguém, transferir.

b)   Explique por que o autor coloca em confronto as ideias de processo de aprendizagem mais efetivo e transmitir conhecimento nesse argumento.

O processo de aprendizagem mais efetivo possibilita aos alunos adquirirem conhecimentos com efeito real para a sociedade. A transmissão de conhecimento é parte desse processo, mas não pode ser um fim em si mesmo, pois pode não ter um efeito real na sociedade.

c)   Em sua opinião, como seria possível garantir um processo de aprendizagem mais efetivo na prática? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

d)   Segundo o autor, quais seriam os papéis do professor e da escola para uma aprendizagem mais efetiva?

A escola deve servir como guia norteador da aprendizagem, para promover o desenvolvimento de capacidades intelectuais, sociais e políticas do aluno.

e)   O que seria, na prática, o aprimoramento das capacidades intelectuais, sociais e políticas dos alunos pela escola? Exemplifique.

Seria desenvolver no aluno a capacidade de interagir em todos os campos de atividade humana, aplicando os conhecimentos aprendidos na escola e construindo outros diante dos desafios que forem apresentados a ele.

03 – Leia as informações do quadro a seguir sobre o gênero textual artigo de opinião.

        O artigo de opinião é um gênero textual cujo objetivo é convencer o leitor sobre uma determinada ideia, influenciá-lo ou transformar seus valores a favor de uma posição assumida (tese). Para tanto, o autor se utiliza de argumentos e contra-argumentos para sustentar, refutar ou negociar diferentes sentidos sobre a questão controversa apresentada.

        Esse gênero é publicado em jornais e revistas impressos e digitais, além de blogs, sites e portais de notícias. No entanto, suas opiniões não refletem, geralmente, a linha editorial, mas são de responsabilidade de quem o assina.

Em relação ao artigo de opinião “O futuro da educação”, responda:

a)   Quais argumentos lhe convenceram ou podem influenciá-lo? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

b)   De quais argumentos você discorda? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Com quais argumentos você concorda parcialmente e poderia considerar em determinada situação? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

d)   Quem assina o texto? O que o legitima a escrever sobre “educação”? Explique.

Quem assina o texto é Emerson dos Santos. Ele tem legitimidade porque é um dos diretores de um grupo educacional.

04 – Releia o trecho a seguir e responda:

        “[...] O interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo educativo torna-se mais dinâmico, mais amplo e mais adequado ao mundo atual.”

a)   O interacionismo é uma concepção de educação. Com a ajuda do professor, pesquise, selecione informações e produza uma definição sobre interacionismo.

Resposta pessoal do aluno.

b)   Compare as informações pesquisadas com as apresentadas pelo autor do texto sobre interacionismo na educação.

Resposta pessoal do aluno.

c)   O que você achou desse conceito aplicado à sala de aula? Em sua escola, as relações de aprendizagem são interacionistas? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

d)   O autor deveria ter citado a fonte das definições apresentadas sobre interacionismo? Por quê?

Todo conceito a ser apresentado, especialmente em artigos de opinião e em textos de divulgação científica, precisa ter a fonte citada. Primeiro, porque o conceito de interacionismo não foi criado pelo autor e, também, para que as pessoas possam saber qual é seu percurso teórico para a sustentação dos argumentos.

e)   Qual pode ser a consequência, na relação com o leitor, em ocultar a fonte em um artigo de opinião? Explique.

Ao não citar a fonte, o autor do artigo de opinião pode perder a credibilidade diante de seu leitor.

05 – Releia o último parágrafo. Qual a conclusão apresentada pelo autor para reforçar a sua tese?

      O autor conclui que, quanto mais preparadas as gerações futuras estiverem mais condições terão para atender às suas necessidades e à expectativa do mercado de trabalho e da sociedade. Desse modo, a educação se coloca como um processo essencial à formação de profissionais para profissões que ainda não existem e base necessária para que as pessoas desenvolvam o senso crítico e estejam inteiradas com o cotidiano à sua volta.

06 – Os argumentos e a conclusão colocados por ele podem ser considerados uma resposta à controversa questão sobre o futuro das próximas gerações e o melhor caminho para chegar a esse futuro? Dê sua opinião.

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

11 comentários: