Artigo de opinião: O futuro da educação
Florianópolis – 03/07/2017
11:07
Você, com certeza, já se pegou
perguntando, em tom de curiosidade, para onde as mudanças desse mundo vão nos
levar e qual será o destino das próximas gerações. Todos nós, ao lançar os
olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro. Uma
coisa é certa: para chegar bem ao destino final é preciso enxergar a educação
como uma das principais ferramentas de transformação do mundo. Aprender deve
ser o ponto de partida de qualquer pessoa que busca realização e sucesso numa
sociedade cada vez mais exigente e dinâmica. O desafio atual é garantir que o
processo de aprendizagem seja mais efetivo, até porque educar não significa
apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia
norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais,
sociais e políticas, promovendo assim o desenvolvimento humano.
E a evolução da educação deve seguir o
princípio de que o aprendizado é construído a partir da realidade do aluno. O
interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a
partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do
conhecimento. O processo educativo torna-se mais dinâmico, mais amplo e mais
adequado ao mundo atual. No conceito do interacionismo, não é possível oferecer
ao aluno a aprendizagem de conteúdos conceituais sem considerar seus modos de
agir e pensar, suas crenças e valores. O que nos leva a concluir que não há
separação entre vida e educação. E, ainda, se enxergarmos para além da figura
de cada aluno, a importância da formação do cidadão, vemos que é preciso
prepará-lo para muito além do vestibular e ingresso em uma faculdade.
Vencida
a etapa do Ensino Superior, existe uma vida inteira a ser vivida, e, quanto
mais preparados estiverem, mais condições esses futuros cidadãos terão de
corresponder às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da
sociedade, podendo contribuir significativamente no processo de transformação
do mundo. Nossa sociedade exige mudanças que atendam às suas necessidades. O
ser humano que se formava anos atrás certamente será muito diferente daquele
que sairá da escola ou da universidade nas gerações futuras. Durante muito
tempo, esperava-se do indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e
aprendeu. Hoje, é necessário educar pessoas para que se transformem em cidadãos
com senso crítico e capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta. É por
isso, e para isso, que especialistas na arte de ensinar avançam firmes e
confiantes rumo ao futuro, formando profissionais para profissões que ainda não
existem e cidadãos para um mundo melhor.
Emerson dos Santos.
Diretor geral de um grupo educacional.
SANTOS, Emerson dos.
O futuro da educação. ND Online, Florianópolis, 3 jul. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2B7kX5N.
Acesso em: 29 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 152-4.
Entendendo o artigo:
01 – Releia o primeiro parágrafo do artigo de opinião “O futuro da
educação” e responda:
a) Uma questão controversa é aquela que pode suscitar polêmica, opiniões diferentes ou reflexões acerca de um tema específico. Nesse sentido, qual é a questão controversa apresentada no artigo de opinião?
A incerteza diante do futuro das próximas gerações
e o questionamento sobre o melhor caminho para chegar bem a esse futuro.
b) Qual é a tese defendida pelo autor do artigo como uma resposta a essa questão controversa? Você concorda com ele? Por quê?
O autor aponta a educação como caminho. Segundo ele, a aprendizagem deve ser o ponto de partida rumo à realização e sucesso numa sociedade.
c) Segundo o autor, qual é o principal desafio da escola?
O desafio atual é garantir que o processo de
aprendizagem seja mais efetivo, que possa ter efeito real.
02 – Releia o trecho a seguir e responda:
“[...] O
desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, até
porque educar não significa apenas transmitir conhecimento. Escola e
professores devem servir como um guia norteador que levam o aluno ao
aprimoramento de suas capacidades intelectuais, sociais e políticas, promovendo
assim o desenvolvimento humano.”
a) Pesquise no dicionário as palavras efetivo e transmitir. Transcreva os significados que mais se relacionam ao contexto.
Efetivo significa, no contexto, ser capaz de produzir um efeito real.
Transmitir significa, passar algo para alguém, transferir.
b) Explique por que o autor coloca em confronto as ideias de processo de aprendizagem mais efetivo e transmitir conhecimento nesse argumento.
O processo de aprendizagem mais efetivo possibilita aos alunos adquirirem
conhecimentos com efeito real para a sociedade. A transmissão de conhecimento é
parte desse processo, mas não pode ser um fim em si mesmo, pois pode não ter um
efeito real na sociedade.
c) Em sua opinião, como seria possível garantir um processo de aprendizagem mais efetivo na prática? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
d) Segundo o autor, quais seriam os papéis do professor e da escola para uma aprendizagem mais efetiva?
A escola deve servir como guia norteador da aprendizagem, para
promover o desenvolvimento de capacidades intelectuais, sociais e políticas do
aluno.
e) O que seria, na prática, o aprimoramento das capacidades intelectuais, sociais e políticas dos alunos pela escola? Exemplifique.
Seria desenvolver no aluno a capacidade de interagir em todos os
campos de atividade humana, aplicando os conhecimentos aprendidos na escola e
construindo outros diante dos desafios que forem apresentados a ele.
03 – Leia as informações do quadro a seguir sobre o gênero textual artigo de opinião.
O artigo
de opinião é um gênero textual cujo objetivo é convencer o leitor sobre uma
determinada ideia, influenciá-lo ou transformar seus valores a favor de uma
posição assumida (tese). Para tanto, o autor se utiliza de argumentos e
contra-argumentos para sustentar, refutar ou negociar diferentes sentidos sobre
a questão controversa apresentada.
Esse gênero é publicado em jornais e
revistas impressos e digitais, além de blogs, sites e portais de notícias. No
entanto, suas opiniões não refletem, geralmente, a linha editorial, mas são de
responsabilidade de quem o assina.
Em relação ao artigo de
opinião “O futuro da educação”,
responda:
a) Quais argumentos lhe convenceram ou podem influenciá-lo? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
b) De quais argumentos você discorda? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
c) Com quais argumentos você concorda parcialmente e poderia considerar em determinada situação? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
d) Quem assina o texto? O que o legitima a escrever sobre “educação”? Explique.
Quem assina o texto é Emerson dos Santos. Ele tem legitimidade
porque é um dos diretores de um grupo educacional.
04 – Releia o trecho a
seguir e responda:
“[...]
O interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e,
a partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do
conhecimento. O processo educativo torna-se mais dinâmico, mais amplo e mais
adequado ao mundo atual.”
a) O interacionismo é uma concepção de educação. Com a ajuda do professor, pesquise, selecione informações e produza uma definição sobre interacionismo.
Resposta pessoal do aluno.
b) Compare as informações pesquisadas com as apresentadas pelo autor do texto sobre interacionismo na educação.
Resposta pessoal do aluno.
c) O que você achou desse conceito aplicado à sala de aula? Em sua escola, as relações de aprendizagem são interacionistas? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
d) O autor deveria ter citado a fonte das definições apresentadas sobre interacionismo? Por quê?
Todo conceito a ser apresentado, especialmente em artigos de opinião
e em textos de divulgação científica, precisa ter a fonte citada. Primeiro,
porque o conceito de interacionismo não foi criado pelo autor e, também, para
que as pessoas possam saber qual é seu percurso teórico para a sustentação dos
argumentos.
e) Qual pode ser a consequência, na relação com o leitor, em ocultar a fonte em um artigo de opinião? Explique.
Ao não citar a fonte, o autor do artigo de opinião pode perder a credibilidade diante de seu leitor.
05 – Releia o último parágrafo.
Qual a conclusão apresentada pelo autor para reforçar a sua tese?
O autor conclui
que, quanto mais preparadas as gerações futuras estiverem mais condições terão
para atender às suas necessidades e à expectativa do mercado de trabalho e da sociedade.
Desse modo, a educação se coloca como um processo essencial à formação de
profissionais para profissões que ainda não existem e base necessária para que
as pessoas desenvolvam o senso crítico e estejam inteiradas com o cotidiano à
sua volta.
06 – Os argumentos e a
conclusão colocados por ele podem ser considerados uma resposta à controversa
questão sobre o futuro das próximas gerações e o melhor caminho para chegar a
esse futuro? Dê sua opinião.
Resposta pessoal
do aluno.
Valeu cia
ResponderExcluirEsse app é muito bom
ResponderExcluirAmeiii, ajudou muito 😍😍
ResponderExcluirObg ajudou dms
ResponderExcluirObrigada! Foi de grande contribuição.
ResponderExcluirmuito bom, irei aplicar a meus alunos na próxima aula❤
ResponderExcluirEsse aplicativo é otimoo
ResponderExcluirGente obrigado
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirObrigadooooo ajudp muitooooo 😍😍😍🥰🥰🥰
ResponderExcluirE muito boa e sério😅👍👍❤️
ResponderExcluirObrigada por me ajudar.