A CARTA DE RECLAMAÇÃO
O texto a seguir é uma carta de reclamação, publicada na Internet.
Leia
As cartas argumentativas de
reclamação e de solicitação
Senhores,
Comprei um apartamento, no condomínio
C. I., em Salvador, BA, da construtora [...]. O imóvel foi adquirido na planta
e o pagamento foi sendo feito de acordo com o avanço da construção.
Quando o empreendimento
ficou pronto, com um atraso de 12 meses, restou um saldo devedor que deve ser
quitado em prazo determinado pela construtora. Ciente deste prazo, procurei a construtora
[...], proprietária e vendedora do imóvel, em 06/09 e 09/09/11, e apresentei
uma proposta de pagamento deste saldo devedor. A proposta inclui a utilização
de uma carta de crédito de consórcio
imobiliário, complementando o pagamento através de recursos próprios. Quando
uma carta de crédito é usada na compra de um imóvel, a administradora do
consórcio exige que este fique alienado em garantia. Em vista disso, o vendedor
do imóvel é solicitado a fornecer uma relação de documentos, que devem ser
apresentados para análise da administradora do consórcio.
O vendedor do imóvel também
é informado que o valor da carta de crédito só será creditado em sua conta, em
até 45 dias, se a documentação solicitada for entregue e estiver rigorosamente
em ordem.
Para minha surpresa, a
construtora [...] não atendeu a solicitação da administradora do consórcio em
relação ao fornecimento da documentação necessária para que eu pudesse usar a carta
de crédito quitando o saldo devedor do meu imóvel, tampouco emitiu qualquer
comunicado informando os motivos dessa recusa ou a impossibilidade de
atendimento. No entanto, manteve o cronograma relativo ao prazo para pagamento
do saldo devedor, instalação do condomínio e condiciona a entrega das chaves do
imóvel à quitação do saldo devedor. Dessa forma, como a construtora [...] não
forneceu a documentação, necessária para viabilizar a utilização da carta de crédito,
fico impossibilitado de efetuar a quitação do saldo devedor e receber as chaves
do meu imóvel. Além disso, com a instalação do condomínio (1ª assembleia),
iniciou-se a obrigação de pagar a taxa condominial, devida por todos os
proprietários, estejam ou não com o saldo devedor quitado. E mais uma vez me
considero prejudicado, pois irei pagar a taxa condominial sem estar morando no
local. Considero a atitude da construtora [...] uma aberração, uma falta de
respeito e uma prepotência sem limites, na medida em que seus prepostos parecem
agir sem qualquer respeito à ética e à dignidade humana.
Meu objetivo com essa
reclamação, especialmente nesse site, é alertar as pessoas que pretendem comprar
imóveis na planta para que fiquem atentas às mirabolantes promessas de
corretores e construtoras e que mais tarde se mostram falsas. Na ânsia de
efetuar a venda, as construtoras e os corretores “paparicam” o comprador
atendendo-o nos mínimos detalhes. Quando chega o momento de entregarem o
prometido, aí tudo fica complicado, difícil e os personagens, sempre presentes
e solícitos durante a venda, desaparecem, inclusive levando o tapete vermelho!
Obrigado,
E. S.
(Disponível em: www.reclamao.com/reclamacao/30600/construtora-oas-nao-entrega-documentacao-necessaria-para-utilizacao-de-cartade-credito-e-impede-que-o-comprador-quite-o-do-saldo-devedor-do-imovel/.
Acesso em: 6/7/2012.).
Fonte: Livro- Português: Linguagem, 3/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11.ed – São Paulo: Saraiva, 2016.p.148 a 150.
Entendendo o texto
1. A carta argumentativa de reclamação apresenta, como o nome sugere, uma reclamação a respeito de algum problema enfrentado pelo remetente. Essas cartas são normalmente endereçadas a órgãos públicos, como ministérios, secretarias, Procon, ou sites especializados em divulgar reclamações.
Considerando que a carta
lida foi publicada em um desses sites, responda:
a)
Qual é a função social de veículos como esse,
que permitem aos cidadãos reclamar de um problema que estejam enfrentando?
Tornar públicos problemas que os cidadãos comuns enfrentam em seu
dia a dia e que nem sempre são alvo dos grandes veículos de comunicação. Com
isso, é possível conseguir uma maior mobilização das empresas responsáveis, que
têm seus problemas expostos a todo o público consumidor.
b)
Você já utilizou ou conhece alguém que tenha utilizado
algum desses meios para fazer uma reclamação? Houve alguma resposta?
Resposta pessoal.
2. Quanto à carta de
reclamação lida:
a) Quem faz a reclamação?
Um cidadão comum.
b)Do que ele reclama?
De um problema na liberação de documentos por
parte da construtora da qual comprou seu apartamento.
c)Por que o remetente se
serviu de um espaço aberto — o site — para fazer sua reclamação?
Para que outras pessoas
estejam informadas dos problemas que podem enfrentar ao comprar um apartamento
na planta e possam se precaver em relação a eventuais transtornos, semelhantes
aos relatados por ele.
3. Uma reclamação pode ser
feita diretamente a um órgão público (como o Procon ou secretarias do município
ou do Estado) ou à empresa que é alvo da reclamação. Entretanto, muitas pessoas
preferem reclamar em espaços abertos, como sites.
Levante hipóteses: Qual é a
intenção do produtor desse tipo de carta ao se servir desses meios para
publicar sua reclamação?
Trazer seu
problema a um grande público e, assim, expor a empresa a um julgamento popular.
Espera-se, nesses casos, que a resposta e uma possível resolução sejam mais
rápidas por parte da empresa, que tem interesse em se retratar publicamente
para não ser alvo de críticas que podem prejudicar sua imagem e, consequentemente,
suas futuras vendas.
4. As cartas, em geral,
costumam ser datadas. Levante hipóteses: Por que não há data na carta lida?
Nas páginas
da Internet costuma haver a indicação da data da postagem; provavelmente esse é
o motivo de não constar data na carta lida.
5. Observe a linguagem
utilizada pelo autor da carta. Que tipo de variedade linguística foi empregada?
Uma variedade de
acordo com a norma-padrão.
Parabéns gostei muito dessa resposta
ResponderExcluir👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠