domingo, 9 de maio de 2021

CAMPANHA: CURTA O CARNAVAL COM CONSCIÊNCIA - COM GABARITO

 Campanha: Curta o carnaval com consciência


Campanha “Curta o Carnaval com consciência”. Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 250.

Entendendo a campanha:

01 – Qual é o objetivo da campanha?

      Alertar para o risco de acidentes de trânsito provocados pelo uso de bebidas alcoólicas no carnaval.

02 – Observe: “#souconscientenotrânsito”. Você conhece esse tipo de expressão? Sabe como se chama e para que é usada?

      A expressão recebe o nome de hashtag. É uma expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais, na internet, e constitui-se de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #. As hashtags são utilizadas para classificar conteúdos e criar uma interação entre os usuários das redes sociais. Ao clicarem no hiperlink, os usuários podem acessar e comentar o conteúdo ao qual a hashtag esteja associada.

03 – Veja agora a expressão que compõe a hashtag “#souconscientenotrânsito” escrita em forma de período: “Sou consciente no trânsito”. É possível transformar esse período em dois períodos simples? Por que isso acontece?

      Não, porque o período simples é formado por apenas uma oração que se estrutura em torno de um verbo e o período acima possui somente um verbo, portanto, trata-se de uma única oração.

04 – Releia o período do corpo da campanha.

        “Brinque com alegria, não brinque com a vida”. Reescreva esse período composto por coordenação em dois períodos simples.

      Brinque com alegria. Não brinque com a vida.

05 – Compare os dois períodos que compõem a campanha: Que efeito é produzido pelo uso de orações coordenadas no corpo da campanha?

      As duas orações têm a mesma estrutura e, embora sejam orações independentes em sua estrutura, elas se ligam pelo sentido com a mesma importância, ou seja, brincar com alegria é tão importante quanto não brincar com a vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário