Campanha: Curta o carnaval com consciência
Campanha “Curta o
Carnaval com consciência”. Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao
Traumatizado (SBAIT).
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 250.
Entendendo a campanha:
01 – Qual é o objetivo da campanha?
Alertar para o risco de acidentes de trânsito
provocados pelo uso de bebidas alcoólicas no carnaval.
02 – Observe: “#souconscientenotrânsito”. Você conhece esse tipo de
expressão? Sabe como se chama e para que é usada?
A expressão recebe o nome de hashtag. É uma
expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais, na internet, e
constitui-se de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #. As hashtags são
utilizadas para classificar conteúdos e criar uma interação entre os usuários
das redes sociais. Ao clicarem no hiperlink, os usuários podem acessar e
comentar o conteúdo ao qual a hashtag esteja associada.
03 – Veja agora a expressão que compõe a hashtag “#souconscientenotrânsito” escrita em forma de período: “Sou consciente no trânsito”. É
possível transformar esse período em dois períodos simples? Por que isso
acontece?
Não, porque o período simples é formado por apenas
uma oração que se estrutura em torno de um verbo e o período acima possui
somente um verbo, portanto, trata-se de uma única oração.
04 – Releia o período do corpo da campanha.
“Brinque com alegria, não brinque com a vida”. Reescreva esse período
composto por coordenação em dois períodos simples.
Brinque com alegria. Não brinque com a
vida.
05 – Compare os dois períodos que compõem a campanha: Que efeito é
produzido pelo uso de orações coordenadas no corpo da campanha?
As duas orações têm a mesma estrutura e, embora
sejam orações independentes em sua estrutura, elas se ligam pelo sentido com a
mesma importância, ou seja, brincar com alegria é tão importante quanto não
brincar com a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário