domingo, 28 de julho de 2019

TEXTO: O QUE VOCÊS ESTÃO OLHANDO? ESTADÃO - COM GABARITO

Texto: O que vocês estão olhando?

        Não tem escapatória. Onde quer que aterrisse, o Google Street View sempre deixa um rastro de polêmica a respeito do direito à privacidade. Para quem ainda não ouviu falar, trata-se de um serviço de mapas do Google que oferece vistas reais das ruas e avenidas de uma porção de cidades. [...]
        No que o Google Street View difere das câmeras de segurança que nos vigiam dia e noite, em todo lugar? Ele se limita a fotografar cenas urbanas, não se trata de uma vigilância constante em tempo real. As câmeras de segurança, por outro lado, nos filmam não só nas ruas, mas em lojas, edifícios e em outros locais privados de acesso público, sob o pretexto de controle da criminalidade.

               Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos, o-que-voces-estao-olhando, 622858,0. htm. Acesso em: 10 jul. 2011.

Fonte: Livro: JORNADAS.port – Língua Portuguesa - Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho – 6º ano – Editora Saraiva. p.142

Entendendo o texto:

01 – O Google é um site organizador de informações que oferece serviços de busca, de correio eletrônico e outros produtos. Você já conhecia o Google Street View?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Reescreva no caderno a oração que explica a função desse recurso “Ele se limita a fotografar cenas urbanas”, substituindo o adjetivo urbanas por uma expressão de sentido equivalente.
      Ele se limita a fotografar cenas das cidades.

03 – Essa troca alterou o sentido geral da oração? Por quê?
      Não, porque cenas urbanas é o mesmo que cenas das cidades.
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário