sábado, 13 de julho de 2019

POEMA: RELACIONAMENTO - ELIAS JOSÉ - COM GABARITO

POEMA: RELACIONAMENTO
                 ELIAS JOSÉ


Por que meu pai me olha
com tantas interrogações,
com tantas reticências?...

Por que me olha com medo
e com tanta esperança?

O medo do meu pai me encoraja,
me desafia e me ajuda
a segurar a barra.

A esperança de meu pai me assusta,
me torna reticente, incerto,
interrogativo como ele.
                                               JOSÉ, Elias. Cantigas de adolescer. São Paulo: Atual,2003. p. 62.

Entendendo o poema
1)   O texto foi escrito em verso ou prosa?
Em verso.

2)   De acordo com as duas primeiras estrofes, que sentimentos o pai revela pelo seu olhar?
Sentimentos de dúvida, hesitação, medo e esperança.

3)   Segundo o texto, que efeito tem sobre o eu poético o medo que o pai sente?
O efeito de encorajar, desafiar e enfrentar os problemas.

4)   De acordo com a última estrofe, o que provoca no eu poético a esperança sentida pelo pai?
A esperança o assusta, tornando-o calado e cheio de dúvidas e incertezas.

5)   Qual é a comparação estabelecida na última estrofe?
A comparação entre o pai e o eu poético com relação aos seus sentimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário