sexta-feira, 12 de julho de 2019

TEXTO: AMOR DE MADRASTA - MARIE CLAIRE - COM GABARITO

TEXTO: AMOR DE MADRASTA

[...]

        Madrasta tem má no nome e os dicionários retratam claramente o preconceito contra ela. Apesar de significar "a mulher casada, em relação aos filhos que o marido teve de casamento anterior", também pode querer dizer "mãe ou mulher descartável" ou, ainda, "mulher má, ingrata, pouco carinhosa". Nas histórias infantis, é apresentada como uma figura sem coração. É o mito que envolve as mulheres que casam com homens que são pais.
*  
"Elas enfrentam muitos desafios. O primeiro é o próprio homem, que carrega a experiência de um casamento que acabou e vive com o dilema de como criar os filhos sem a mãe biológica por perto. Depois, as crianças, às vezes confusas com a separação dos pais. E, por último, a ex-mulher dele, que, por melhor que seja, está presente nessa situação. Não é pouca coisa.", diz Vera Iaconelli, psicóloga e psicoterapeuta.

Amor de madrasta. Marie Clarie. São Paulo: Abril, n.145, 2003.p.96-7

ENTENDENDO O TEXTO

1)   O que retratam os dicionários ao mostrarem o significado da palavra madrasta, de acordo com o texto?
Os dicionários retratam claramente o preconceito contra ela. Madrasta: é a mulher casada, em relação aos filhos que o marido teve de matrimônio anterior.

2)   Dentre os desafios que as madrastas enfrentam, qual o primeiro, de acordo com o texto?
O primeiro desafio é a convivência com um homem que carrega um casamento que acabou e o dilema de como deve criar os filhos sem a mãe biológica.

3)   Além do pai, das crianças, que outro desafio enfrentam aquelas que se casam com homens que já são pais?
A ex-mulher, que, por melhor que seja, está envolvida em toda a situação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário