sábado, 27 de julho de 2019

ROMANCE: DIÁRIO DE UM BANANA(FRAGMENTO) - JEFF KINNEY - COM GABARITO

ROMANCE(FRAGMENTO): DIÁRIO DE UM BANANA
               Jeff Kinney

O trecho de diário que você vai ler é fictício, isto é, foi criado por um escritor como um recurso para contar a história de Greg, um estudante do 6º ano que tem de enfrentar o maior desafio de sua vida: sobreviver na escola. Ele encontra diferentes maneiras de lidar com os valentões do colégio e com os problemas na família.

Quinta-feira
Estou tendo um problema sério em me acostumar
ao fato de que o verão acabou e eu tenho que me
levantar todo dia de manhã para ir à escola!
Meu verão não começou muito bem, na verdade,
graças ao meu irmão mais velho, Rodrick.
Uns dois dias depois do começo das férias de verão,
Rodrick me acordou no meio da noite. Ele me disse
que eu tinha dormido o verão inteiro, mas que, por
sorte, tinha acordado bem a tempo para o primeiro
dia de aula.
Você pode achar que eu fui muito burro de cair
nessa, mas o Rodrick estava vestindo as roupas
de escola dele e adiantou o meu despertador para
parecer que era de manhã. Além disso, ele fechou
as cortinas para eu não ver que ainda estava
escuro lá fora.
[...]

Mas eu devo ter feito muito barulho porque,
quando vi, o papai tinha descido e estava gritando
comigo por comer Sucrilhos às 3:00 da manhã.

Levou um minuto para eu me dar conta do que
diabos estava acontecendo.
Depois disso, eu contei pro papai que o Rodrick
tinha pregado uma peça em mim e que era ELE
quem devia estar levando a bronca.
Meu pai desceu para o quarto do Rodrick e eu
fui junto. Não via a hora de vê-lo levar o que
merecia.

Mas o Rodrick tinha disfarçado bem as coisas.
E acho que até hoje o papai pensa que eu tenho
um parafuso solto ou coisa do tipo.

Jeff Kinney. Diário de um banana: um romance em quadrinhos. São Paulo: Vergara & Riba, 2008. v.1.
Fonte: Livro: JORNADAS.port – Língua Portuguesa - Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho – 6º ano – Editora Saraiva. p.14 a 17
Explorando o Texto

1)   Quem são as personagens mencionadas nesse trecho do diário?
Greg, seu irmão mais velho, Rodrick, e seu pai.

2)   Existe um acontecimento que é assunto principal nessa página do diário de Greg.
a)   Qual é esse acontecimento?
Uma peça que lhe prega o irmão mais velho, que o fez acordar de madrugada, durante as férias, dizendo que já estava na hora de ir para escola.

b)   Que fez Rodrick para enganar o irmão?
Vestiu roupas da escola, adiantou a hora do despertador e fechou as cortinas para que Greg não percebesse que ainda era noite.

c)   Quando o garoto percebeu que fora enganado?
Quando o pai apareceu gritando com ele por comer Sucrilhos às 3h da madrugada.

d)   De acordo com Greg, por que o pai se irritou com ele? Que trecho mostra isso?
Possivelmente porque estava fazendo barulho demais.
“Mas eu devo ter feito muito barulho [...]”

e)   O pai castigou o irmão mais velho? Por quê?
Não, porque ele disfarçou bem as coisas, fingindo que estava dormindo.

3)   Releia o primeiro parágrafo:
     Estou tendo um problema sério em me acostumar ao fato de que o verão acabou e eu tenho que me levantar todo dia de manhã para ir à escola.

a)   A quem se referem as palavras me e eu?
A Greg.

b)   Portanto, qual das personagens é o autor do diário?
Greg.

c)   Essa personagem é também autora do livro Diário de um banana? Como você chegou a essa resposta?
Não, o autor do livro é Jeff Kinney. Observando a referência bibliográfica no final do texto.

4)   Com base no caso contado por Greg, como o leitor desse diário pode imaginar o relacionamento entre os dois irmãos?
O leitor pode imaginar que era conflituoso: Rodrick gostava de pregar peças no irmão mais novo e depois se livrava das repreensões.

5)   Greg conta esse caso no dia em que ele aconteceu? Como você chegou a essa conclusão?
Não, o fato aconteceu uns dois dias depois do começo das férias de verão, mas foi relatado num momento posterior, quando o verão já havia acabado, e o menino estava tendo dificuldades para se adaptar à rotina das aulas.

6)   O que você acha de pessoas que pregam peças nos outros, ou seja, enganam ou outros? Justifique.
Resposta pessoal.

7)   Você já viveu uma situação semelhante, em que tenha sido acusado de algo que não fez? Se isso aconteceu, conte.
Resposta pessoal.

11 comentários:

  1. muito bom estou estudando na quarentena por causa do coronaviros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. muito bom amo esse livro e estava muito parada por conta do coronavirus mas isto me ajudou bastante nas tarefas que a escola vai passar

    ResponderExcluir
  3. ACHO QUE AS ATIVIDADES PODERIAM SER SEPARADAS DO GABARITO, MAS FORA ISSO MUITO BOM TRABALHO

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO MEU AMIGO ME AJUDOU MUITO OK

    ResponderExcluir