terça-feira, 30 de julho de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): CHUVA, SUOR E CERVEJA - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

Música(Atividades): Chuva, suor e cerveja
Caetano Veloso
Não se perca de mim
Não se esqueça de mim
Não desapareça
A chuva tá caindo
E quando a chuva começa
Eu acabo de perder a cabeça
Não saia do meu lado
Segure o meu pierrot molhado
E vamos embolar
Ladeira abaixo
Acho que a chuva
Ajuda a gente a se ver
Venha, veja, deixa
Beija, seja
O que Deus quiser…(2x)
A gente se embala
Se embora se embola
Só pára na porta da igreja
A gente se olha
Se beija se molha
De chuva, suor e cerveja…(2x)
Não se perca de mim
Não se esqueça de mim
Não desapareça
A chuva tá caindo
E quando a chuva começa
Eu acabo de perder a cabeça
Não saia do meu lado
Segure o meu pierrot molhado
E vamos embolar
Ladeira abaixo
Acho que a chuva
Ajuda a gente a se ver
Venha, veja, deixa
Beija, seja
O que Deus quiser…(2x)

A gente se embala
Se embora, se embola
Só pára na porta da igreja
A gente se olha
Se beija se molha
De chuva, suor e cerveja…

Entendendo a canção
1)   O frevo acima é uma canção de Carnaval. Observe os dois últimos versos e comente o efeito sonoro expresso pelas palavras.
a)   Que som o autor tenta reproduzir?
Trata-se de uma onomatopeia da chuva, por meio da repetição da composição sonora achu e sua variação aju e aje.
b)   Retire do texto palavras em que aparece esse som.
chuva, abaixo, acho, ajuda, gente.
2)   Pelo próprio título da canção, ela nos remete a quê?
Remete a algo que extravasa a pele: além dos limites da norma; afeta pela embriaguez e pelo destempero. Não cabe entre quatro paredes, está nas ruas apertadas e cheias de foliões.

3)   Como se encontra o sujeito da canção, segundo o eu lírico?
Ele está perdido, mas agarrado ao destinatário da canção, no meio da orgia carnavalesca: banhado de chuva, suor e cerveja.

4)   O que é o tempo para o eu lírico?
O tempo é o do destempero, da suspensão de regras, da possibilidade de sentir a vida pelo corpo todo.

5)   Que deseja o eu lírico durante a canção?
Deseja curtir o melhor da vida embalados e embolados: unidos e sem dia seguinte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário