terça-feira, 9 de julho de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): EU + EU - MÁRIO MANGA E GABRIEL FERNANDES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Eu + Eu
           
Eu tô longe eu tô perto
Eu tô sempre por ai
Tô ligado, tô esperto
Se chegarem, já saí.
Eu, de olho no mundo
So, por meio segundo
Tô em cima, tô embaixo
É vc, que não me vê.
Ouço tudo, tudo escuto
Tô pensando em vc
Eu, de olho no mundo
Só, por meio segundo.
                                                     Mário Manga e Gabriel Fernandes. Eu + Eu. Em: Ilha Rá-Tim-Bum. MZA/Abril Music, 2002.
Entendendo a canção:
01 – Quais são os advérbios ou locuções adverbiais do texto que se opõem?
      Longe, perto; em cima / embaixo.

02 – Das palavras em destaque, quais são advérbios?
      Longe, perto, sempre, aí, já, embaixo, não.

03 – E quais são locuções adverbiais?
      No mundo, por meio segundo, em cima.

04 – Que circunstâncias esses advérbios e locuções adverbiais expressam?
      Lugar: longe, perto, aí, no mundo, em cima, embaixo.
      Tempo: Sempre, já, por meio segundo.
      Negação: Não.

05 – Como os advérbios e as locuções adverbiais colaboram para a criação da imagem do eu lírico da música?
      Eles expressam a ideia de que o eu lírico não para em lugar nenhum, que não se sente amado e que está atento às coisas que acontecem à sua volta, mesmo que seja só por um segundo.

06 – Substitua o pronome eu pelo nós nos primeiros versos. Os advérbios se alteram?
      Não, pois os advérbios são palavras invariáveis.


7 comentários: