HISTÓRIA EM QUADRINHOS - VERBO TRANSITIVO E INTRANSITIVO
Fernando Gonsales. Níquel
Náusea: vá pentear macacos! São Paulo: Devir, 2004. p. 42.
Entendendo a história:
01 – A mãe sugeriu que o
garoto fosse brincar com o cachorro. O que o leitor pode supor que o menino
fará?
Jogar bola para o
cachorro pegar, passear com o cão, etc.
02 – O último quadrinho
surpreende o leitor. Por que isso ocorre?
Porque o leitor
provavelmente imaginava outro tipo de brincadeira.
03 – Retire do primeiro
quadrinho uma oração que tenha um verbo com sentido completo. Classifique-o
sintaticamente.
“Meu vídeo game quebrou”. Quebrou: verbo
intransitivo.
04 – Como se classifica
sintaticamente o verbo brincar no segundo quadrinho da tira? Explique por que é
assim classificado.
Verbo transitivo
indireto. É transitivo porque é um verbo que necessita de um complemento para
integrar seu sentido. É indireto porque esse complemento se liga a ele por meio
de uma preposição.
05 – Quais são as formas
verbais presentes na fala do cachorro?
Pensar, quebrou,
vai quebrar.
06 – Classifique esses
verbos quanto à transitividade.
Pensar: verbo intransitivo;
Quebrou: verbo transitivo direto; Quebrar: verbo transitivo direto.
07 – Observe o verbo quebrar
no primeiro e no último quadrinhos. Por que o mesmo verbo tem classificações
sintáticas diferentes?
Dependendo do
contexto, um mesmo verbo pode ter sentido completo ou não; por isso, para
classifica-lo sintaticamente é preciso observar em que situação ele está
empregado.
Obrigado
ResponderExcluirObrigado pela resposta
ExcluirTmj ajudou dmais
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