quinta-feira, 4 de julho de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): NERVOS DE AÇO - LUPICÍNIO RODRIGUES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Nervos de Aço

              Lupicínio Rodrigues

Você sabe o que é ter um amor, meu senhor?
Ter loucura por uma mulher
E depois encontrar esse amor, meu senhor
Nos braços de um tipo qualquer?

Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
E por ele quase morrer
E depois encontrá-lo em um braço
Que nem um pedaço do meu pode ser?

Há pessoas de nervos de aço
Sem sangue nas veias e sem coração
Mas não sei se passando o que eu passo
Talvez não lhes venha qualquer reação

Eu não sei se o que trago no peito
É ciúme, é despeito, amizade ou horror
Eu só sei é que quando a vejo
Me dá um desejo de morte ou de dor.

                                     Composição: Lupicínio Rodrigues. In: VIOLA, Paulinho da. O talento de Paulinho da Viola. LP EMI-ODEON, n° 152422165, 1985. L.A., f. 5.
Entendendo a canção:

01 – Em “Nervos de aço”, qual a relação estabelecida pela preposição entre o antecedente (nervos) e o consequente (aço)?
      A relação é de conteúdo.

02 – Extraia da canção um exemplo de verbo impessoal, destacando o verso em que ele aparece.
      É o verbo haver, como mostra o verso: “Há pessoas com versos de aço”.

03 – Qual a função sintática da expressão “Meu senhor”, que aparece várias vezes na canção?
      “Meu senhor”, tem a função de vocativo, pois é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.

04 – Explique a regência nominal em “Ter loucura por uma mulher”.
      A regência nominal nesta oração é: loucura por, ou seja, nome transitivo e sua preposição.

05 – Classifique o verbo morrer quanto à transitividade ou intransitividade.
      É um verbo intransitivo, pois tem o significado, completo. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito.

06 – Justifique o uso das preposições grifadas nos versos seguintes, comentando a relação estabelecida entre o antecedente e o consequente: “Há pessoas com nervos de aço sem sangue nas veias”.
      Com: relação de modo.
      Sem: relação de ausência, negação.

07 – De que fala a canção?
      É uma história de traição amorosa e de protesto contra o conformismo de pessoas traídas.

08 – Cite os versos onde o eu lírico é passivo, pois não age, limitando-se a se queixar.
      “Eu só sinto que quando a vejo, / Me dá um desejo de morte e de dor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário