FÁBULA: O CARACOL E
A PITANGA
MILLÔR FERNANDES
Há dois dias o
caracol galgava lentamente o tronco da pitangueira, subindo e parando e
subindo.
Quarenta e oito
horas de esforço tranquilo, de caminhar
quase filosófico. De repente, enquanto ele fazia mais um movimento para
avançar, desceu pelo tronco, apressadamente, no seu passo fustigado e ágil, uma
formiga-maluca, dessas que vão e vêm mais rápidas que coelho de desenho
animado. Parou um instantinho, olhou zombeteira o caracol e disse: “Volta,
volta, velho! Que é que você vai fazer lá em cima? Não é tempo de pitanga.”
“Vou indo, vou indo.” – respondeu calmamente o caracol. -“quando eu chegar lá
em cima vai ser tempo de pitanga.”
Moral: No Brasil não há pressa!
FERNANDES, Millôr. 100 fábulas fabulosas. Rio de Janeiro:
Record, 2003. [s.p.].
Interpretação em movimento
1)
Copie as frases retiradas do texto,
substituindo os termos em destaque por outros de sentido semelhante:
a)
“Há dois dias o caracol galgava lentamente o tronco da pitangueira...” subia
b)
“Quarenta e oito horas de esforço tranquilo,
de caminhar quase filosófico”. reflexivo
c)
“...desceu pelo tronco, apressadamente, com
seu passo fustigado e ágil...” esforçado
d)
“Parou um instantinho, olhou zombeteira o caracol...” brincalhona, com ar de gozação.
2)
A fábula caracteriza-se por ser uma narrativa
que traz uma moral. Encontre os elementos básicos da narrativa, respondendo ao
que se pede.
a)
Qual é o foco narrativo?
Narrador-observador.
b)
Quem são as personagens?
Caracol e a formiga.
c)
Qual é o tempo e o lugar da narrativa?
Não determinado.
d)
Qual é o fato principal?
Um caracol sobe uma pitangueira e encontra uma formiga.
e)
Escolha frases que apresentem discurso
direto.
“Volta, volta, velho! Que é que você vai fazer lá em cima? Não é
tempo de pitanga.”; “Vou indo, vou indo...” e “...quando eu chegar lá em cima
vai ser tempo de pitanga.”
3)
De acordo com o texto, há quantos dias o
caracol estava subindo na árvore?
Estava subindo há dois dias.
4)
Quem ele encontrou, descendo pelo tronco
apressadamente?
Uma formiga-maluca.
5)
A que outro elemento, também de natureza
ficcional, a formiga foi comparada nessa fábula? Por quê?
A formiga foi comparada a um coelho de desenho animado por sua
rapidez.
6)
Por que, segundo o texto, a formiga, ao ver o
caracol subindo a pitangueira, olhou-o com uma certa expressão de zombaria? O
que ela pediu a ele?
Ela pensou que o caracol queria pitanga, por isso estranhou o fato
de ele estar subindo a árvore naquela época. A formiga pediu a ele que
voltasse, por ainda não era tempo de pitanga.
7)
O que o caracol respondeu à formiga,
justificando sua subida? A resposta do caracol lhe parece estranha? Por quê?
Respondeu que continuaria subindo a árvore porque, até que ele
chegasse ao topo, já seria tempo de pitanga. A resposta realmente parece
estranha, pois o caracol poderia estar fazendo outras coisas enquanto não fosse
tempo de pitanga, em vez de subir tão lentamente.
8)
Entendendo que uma fábula apresenta
personagens inanimados, que representam certos tipos de pessoas que se
comportam de modo característico, marque a alternativa que melhor responde à
seguinte pergunta:
Se o
caracol e a formiga representassem dois tipos de trabalhadores, como eles
seriam, segundo as indicações do texto?
a)
O caracol seria um funcionário que
não tem pressa ou empenho em fazer sua obrigação e vai levando seu trabalho da
forma mais ineficiente possível, porque, ao contrário da formiga, não faz
questão de demonstrar dinamismo e eficiência, mas só de mostrar que sabe ser
esperto.
b)
O caracol seria um funcionário que não se
deixa levar pelo estresse e vai trabalhando continuamente, sempre fazendo um
pouco por dia, enquanto a formiga é afobada e acaba querendo fazer mais do que
o necessário.
c)
A formiga seria uma péssima funcionária, pois
não demonstra respeito por outro trabalhador, olhando para ele com ar de zombaria,
o que revela pouca ética no convívio profissional.
d)
A formiga, apesar de muito dinâmica, é uma má
funcionária, pois acaba confundindo, sem querer, outro funcionário que, com o
seu jeito de ser, tenta fazer um bom trabalho.
9) Todo
final de fábula apresenta uma moral, que
pretende trazer um ensinamento ou sugerir uma reflexão. Releia a moral dessa
fábula de cunho humorístico e explique o que você entendeu, levando em conta
que ela se refere a questões que envolvem nosso país especificamente.
Resposta Pessoal.
Sugestão: O que se entende é que no Brasil, segundo a opinião do
autor da fábula, não há pressa em resolver os problemas e que os responsáveis
por buscar soluções deixam o tempo passar, a exemplo do caracol, sem fazer nada
para evitar problemas que são previsíveis, ou mesmo solucionar os já
existentes.
otima fabula
ResponderExcluirÓtima fábula, mas essas respostas...😬
ResponderExcluirAmei
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