quarta-feira, 17 de julho de 2019

FÁBULA: O CARACOL E A PITANGA - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO

FÁBULA: O CARACOL E A PITANGA
                      MILLÔR FERNANDES


Há dois dias o caracol galgava lentamente o tronco da pitangueira, subindo e parando e subindo.
Quarenta e oito horas de esforço  tranquilo, de caminhar quase filosófico. De repente, enquanto ele fazia mais um movimento para avançar, desceu pelo tronco, apressadamente, no seu passo fustigado e ágil, uma formiga-maluca, dessas que vão e vêm mais rápidas que coelho de desenho animado. Parou um instantinho, olhou zombeteira o caracol e disse: “Volta, volta, velho! Que é que você vai fazer lá em cima? Não é tempo de pitanga.” “Vou indo, vou indo.” – respondeu calmamente o caracol. -“quando eu chegar lá em cima vai ser tempo de pitanga.”
         Moral: No Brasil não há pressa!

FERNANDES, Millôr. 100 fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Record, 2003. [s.p.].

Interpretação em movimento

1)   Copie as frases retiradas do texto, substituindo os termos em destaque por outros de sentido semelhante:
a)   “Há dois dias o caracol galgava lentamente o tronco da pitangueira...” subia

b)   “Quarenta e oito horas de esforço tranquilo, de caminhar quase filosófico”. reflexivo

c)   “...desceu pelo tronco, apressadamente, com seu passo fustigado e ágil...” esforçado

d)   “Parou um instantinho, olhou zombeteira o caracol...” brincalhona, com ar de gozação.

2)   A fábula caracteriza-se por ser uma narrativa que traz uma moral. Encontre os elementos básicos da narrativa, respondendo ao que se pede.
a)   Qual é o foco narrativo?
Narrador-observador.

b)   Quem são as personagens?
Caracol e a formiga.

c)   Qual é o tempo e o lugar da narrativa?
Não determinado.

d)   Qual é o fato principal?
Um caracol sobe uma pitangueira e encontra uma formiga.

e)   Escolha frases que apresentem discurso direto.
“Volta, volta, velho! Que é que você vai fazer lá em cima? Não é tempo de pitanga.”; “Vou indo, vou indo...” e “...quando eu chegar lá em cima vai ser tempo de pitanga.”

3)   De acordo com o texto, há quantos dias o caracol estava subindo na árvore?
Estava subindo há dois dias.

4)   Quem ele encontrou, descendo pelo tronco apressadamente?
Uma formiga-maluca.

5)   A que outro elemento, também de natureza ficcional, a formiga foi comparada nessa fábula? Por quê?
A formiga foi comparada a um coelho de desenho animado por sua rapidez.

6)   Por que, segundo o texto, a formiga, ao ver o caracol subindo a pitangueira, olhou-o com uma certa expressão de zombaria? O que ela pediu a ele?
Ela pensou que o caracol queria pitanga, por isso estranhou o fato de ele estar subindo a árvore naquela época. A formiga pediu a ele que voltasse, por ainda não era tempo de pitanga.

7)   O que o caracol respondeu à formiga, justificando sua subida? A resposta do caracol lhe parece estranha? Por quê?
Respondeu que continuaria subindo a árvore porque, até que ele chegasse ao topo, já seria tempo de pitanga. A resposta realmente parece estranha, pois o caracol poderia estar fazendo outras coisas enquanto não fosse tempo de pitanga, em vez de subir tão lentamente.

8)   Entendendo que uma fábula apresenta personagens inanimados, que representam certos tipos de pessoas que se comportam de modo característico, marque a alternativa que melhor responde à seguinte pergunta:
Se o caracol e a formiga representassem dois tipos de trabalhadores, como eles seriam, segundo as indicações do texto?
a)   O caracol seria um funcionário que não tem pressa ou empenho em fazer sua obrigação e vai levando seu trabalho da forma mais ineficiente possível, porque, ao contrário da formiga, não faz questão de demonstrar dinamismo e eficiência, mas só de mostrar que sabe ser esperto.
b)   O caracol seria um funcionário que não se deixa levar pelo estresse e vai trabalhando continuamente, sempre fazendo um pouco por dia, enquanto a formiga é afobada e acaba querendo fazer mais do que o necessário.
c)   A formiga seria uma péssima funcionária, pois não demonstra respeito por outro trabalhador, olhando para ele com ar de zombaria, o que revela pouca ética no convívio profissional.
d)   A formiga, apesar de muito dinâmica, é uma má funcionária, pois acaba confundindo, sem querer, outro funcionário que, com o seu jeito de ser, tenta fazer um bom trabalho.

9)   Todo final de fábula apresenta uma moral, que pretende trazer um ensinamento ou sugerir uma reflexão. Releia a moral dessa fábula de cunho humorístico e explique o que você entendeu, levando em conta que ela se refere a questões que envolvem nosso país especificamente.
Resposta Pessoal.
Sugestão: O que se entende é que no Brasil, segundo a opinião do autor da fábula, não há pressa em resolver os problemas e que os responsáveis por buscar soluções deixam o tempo passar, a exemplo do caracol, sem fazer nada para evitar problemas que são previsíveis, ou mesmo solucionar os já existentes.


3 comentários: