domingo, 28 de julho de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): PRIMEIROS ERROS - KIKO ZAMBIANCHI - COM QUESTÕES GABARITADAS

MÚSICA(ATIVIDADES): PRIMEIROS ERROS

                          Kiko Zambianchi

Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo os meus passos no chão
Se você não entende, não vê
Se não me vê, não entende

Não procure saber onde estou
Se o meu jeito te surpreende
Se o meu corpo virasse Sol
Minha mente virasse Sol
Mas só chove chove
Chove chove

Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros, ow

O meu corpo viraria sol
Minha mente viraria
Mas só chove chove
chove chove

Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros, ow

O meu corpo viraria Sol
Minha mente viraria
Mas só chove chove
Chove chove, ow

O meu corpo viraria Sol
Minha mente viraria Sol
Mas só chove chove
Chove chove, ow

Chove chove, ow
Chove chove, ow
Chove chove

Kiko Zambianchi. Primeiros erros. Intérprete: Kiko Zambianchi. Em: Choque. Emi/Odeon, 1985.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 7º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.207.

ENTENDENDO A CANÇÃO

1)   O que a letra da canção expressa sobre o sentimento do eu lírico?
O eu lírico parece infeliz, com uma vida sem sol, sem alegria.

2)   Que palavra ou frase representa esse sentimento na canção?
“Mas só chove”.

3)   Há um desejo não realizado pelo eu lírico. Qual é ele? Como ele aparece?
O desejo de ficar alegre. Está representado pelo verso “O meu corpo viraria sol”.

4)   Quais marcas de subjetividade aparecem na letra?
A presença de pronomes como meu, minha e também as emoções vividas pelo eu lírico expressas pelas imagens poéticas.

5)   Na canção, aparece a repetição do verbo chove. Que sentido essa repetição acrescenta ao sentimento expresso pelo eu lírico?
A repetição intensifica o sentimento de tristeza do eu lírico.

6)   A chuva e o sol são metáforas utilizadas para se referir a quê, respectivamente?
À erros e acertos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário