sexta-feira, 19 de julho de 2019

LENDA: A VITÓRIA-RÉGIA - LENDAS BRASILEIRAS - COM GABARITO


LENDA: A VITÓRIA-RÉGIA


    A vitória-régia é uma planta aquática nativa do Amazonas, com enormes e poderosas raízes que ficam submersas. A flor circular, enorme quando adulta, atinge dois metros de diâmetro. Flutuam sobre as águas, suportando em cima delas grandes pesos. Logo que desabrocham as pétalas, são alvas, depois de um verde claro e as bordas vermelhas. A natureza pródiga dotou nosso país com a maior de todas as flores – a vitória-régia.
       Somente a grandiosidade de um rio como o Amazonas poderia servir de berço e cenário a tão grande e encantadora flor. E como tudo que é imenso, que é grandioso, tem uma lenda para explicar sua existência. A vitória-régia tem a sua lenda.
        Era uma vez uma tribo de índios que viviam às margens do grande rio. Nos igarapés silenciosos as cunhãs cantavam e sonhavam seus lindos sonhos de virgens. As cunhãs ficavam horas e horas mirando a beleza da lua branca, o fascinar das estrelas, o céu recamado de constelações.
        O aroma da noite tropical embalava os sonhos. Um dia, Neca-neca, a cunhã mais sonhadora, subiu numa árvore mais alta para ver se pegava a lua. Não conseguiu. Pressurosa com suas companheiras, noutro dia, foram aos montes distantes para tocarem com as mãos a lua, as estrelas. Nada. Quando lá chegaram a lua estava tão distante que voltaram tristonhas para suas malocas, e na rede onde se embalavam, embalaram a desilusão. Ficaram tristes porque, caso tocassem a lua ou as estrelas, tornar-se-iam uma delas.
         Noutra noite, Neca-neca deixou sua rede, muito tristonha, desiludida porque não conseguira apanhar a lua. Eis que olha e vê na água remansosa do lago a lua branca ali refletida. Era uma noite de lua cheia. Lá estava a lua grande, bela, refletida nas águas. Sua imobilidade no lago tranquilo era um convite. A cunhã alegrou-se. Certamente ela veio banhar-se nas águas do lago para que eu pudesse apanhá-la. Veio satisfazer os meus pedidos feitos em pensamento.
        Ela veio. Lança-se sobre as águas profundas, misteriosas e desaparece. Mas a lua apiedou-se da cunhã e transformou-a numa flor – a vitória-régia. É por isso que a vitória-régia tem o mais oloroso dos perfumes. É inebriante. Suas pétalas são estiradas à flor da água para melhor receberem a luz da lua. É por isso que, em noites de lua cheia, as cunhãs, que são vitórias-régias, aparecem no meio da flor que tem um brilho todo especial. Os raios brancos da lua são como véus de noiva a cobrir todas as flores do lago e ofuscam tanto, que mais parecem “estrelas d’água” a disputar o seu brilho com milhares de vagalumes, que povoam a noite tropical.

                                 ARAÚJO, Alceu Maynard. Lendas Brasileiras, São Paulo: Ed. Três, [s.d].

Entendendo a lenda

1)   A lenda nos conta a história sobre uma tribo de índios. Onde viviam?
Na Amazônia.

2)   Além de sonhar perto das águas, o que faziam as moças da tribo durante horas?
Ficavam por horas admirando a lua, as estrelas e toda a constelação.

3)   Qual o nome da moça mais sonhadora? O que fez de especial, de acordo com as informações do início do texto?
O nome da índia é Neca-neca. Ela subiu em uma árvore para tentar pegar a lua.

4)   O que fizeram essa índia e as moças da tribo, em outra ocasião?
Foram aos montes distantes para tocar a lua com as mãos.

5)   Por que queriam tocar a lua?
Porque acreditavam que se tocassem a lua ou as estrelas, passariam a ser uma delas.

6)   A índia ficou triste por não conseguir tocá-la. O que ela pensou, certa noite, ao ver refletida em um lago?
Pensou que a lua resolvera banhar-se nas águas do lago para poder ser pega por ela.

7)   O que fez Neca-neca para alcançar a lua refletida nas águas?
Pulou no lago e afogou-se em suas águas profundas.

8)   Por sentir pena da jovem, o que fez a lua?
Transformou-a em uma flor: a vitória-régia.

9)   Como é a vitória-régia de acordo com a lenda?
Tem um brilho especial, pois suas pétalas são voltadas para a lua. Isso a faz parecer uma “estrela d’água”.

10)              Você já viu uma vitória-régia? Em uma folha, desenhe essa flor como você imagina que ela seja. Ao fazer o desenho, leve em consideração a descrição feita no texto.
Resposta pessoal.






Um comentário: