sexta-feira, 19 de julho de 2019

CONTO: CINDERELA - COM QUESTÕES GABARITADAS

CONTO: CINDERELA

       Era uma vez um homem, cuja primeira esposa tinha morrido e que tinha se casado pela segunda vez com a mulher mais orgulhosa e arrogante do mundo. Ela tinha duas filhas que se pareciam em tudo com ela.
       O homem tinha uma filha jovem do seu primeiro casamento. Era uma moça meiga e bondosa. Era parecida com a mãe, que tinha sido a pessoa mais terna do mundo.
       A nova esposa do homem não tolerava as boas qualidades da jovem, pois elas faziam suas filhas parecerem ainda mais detestáveis. Ela mandava a jovem fazer os serviços mais sujos da casa: lavar os pratos, limpar as escadas e lustrar o chão de todos os quartos.
       A moça dormia no sótão, num colchão muito duro, enquanto as duas “irmãs” tinham quartos com chão encerado, dormiam em camas macias e tinham espelhos nos quais se admiravam da cabeça aos pés.
        A pobre moça sofria em silêncio e não se atrevia a queixar-se ao pai. Quando o serviço de casa estava terminado, ela sentava-se junto a lareira nas cinzas.
        As malvadas irmãs achavam esse hábito muito esquisito e lhe deram o nome de Cinderela. Mas embora a pobre moça tivesse que vestir roupas velhas, esfarrapadas e fora de moda, era ainda cem vezes mais bonita que as irmãs com seus vestidos esplêndidos. [...]

            Um tesouro de contas de fadas. Editora DSMax-1994. Estados Unidos por Transedition Limited, Oxford, England – impresso nos EUA por Quebecor. p. 171-2.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1)   Os contos de fadas geralmente começam por uma expressão. Qual é ela?
“Era uma vez...”

2)   Para que tipo de leitor está voltado um conto de fadas?
     Para crianças, pois são histórias que refletem o mundo infantil e mostram um confronto de elementos que envolvem as noções de bem e de mal.

3)   No primeiro parágrafo há uma caracterização da madrasta. Qual é ela? O que se afirma também sobre suas duas filhas?
A madrasta é retratada como a mulher mais orgulhosa e arrogante do mundo. Segundo o que se afirma, suas filhas se pareciam em tudo com ela.

4)   O conto de fadas, no segundo parágrafo, traz informações sobre a primeira esposa desse homem que tinha uma filha do primeiro casamento. Como mãe e filha são caracterizadas?
A mãe havia sido a pessoa mais terna do mundo e sua filha era uma moça meiga e bondosa.

5)   Qual a diferença, segundo o texto, entre o local em que dormia a enteada e o local em que dormiam suas duas irmãs?
A enteada dormia em um sótão, em um colchão muito duro, enquanto suas duas irmãs dormiam em quartos com o chão encerado, em camas macias e tinham espelhos amplos.

6)   Na sua opinião, por que a moça não contava sobre os maus-tratos a seu pai?
Resposta Pessoal.

7)   Na sua opinião, por que a moça apesar de sempre estar com roupas velhas e esfarrapadas era muito mais bonita que suas irmãs?
Resposta Pessoal.
Sugestão: Porque era a beleza interior da moça que refletia no seu exterior.


Um comentário: