Música(Atividades): A
Carta
Erasmo Carlos
Escrevo-te
Estas mal traçadas linhas
Meu amor!
Porque veio a saudade
Visitar meu coração
Espero que desculpes
Os meus errinhos por favor
Nas frases desta carta
Que é uma prova de afeição...
Talvez tu não a leias
Mas quem sabe até darás
Resposta imediata
Me chamando de "Meu Bem"
Porém o que me importa
É confessar-te uma vez mais
Não sei amar na vida
Mais ninguém...
Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impressão
De que já vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...
Ao me apaixonar
Por ti não reparei
Que tu tivestes
Só entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...
Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impressão
De que já vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...
Ao me apaixonar
Por ti não reparei
Que tu tivestes
Só entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...
Escrevo-te
Estas mal traçadas linhas
Porque veio saudade
Visitar meu coração...(2x)
Escrevo-te
Estas mal traçadas linhas
Espero que desculpe
Os meu erros, por favor
Oh! Oh!
Meu amor, meu amor!
Oh! Oh! Oh! Oh!
Composição: Benil Santos / Raúl Sampaio
Entendendo a canção:
01 – Observe com atenção a
letra da canção “A Carta”. Assinale a alternativa correta com respeito do
texto.
a)
A letra da canção usa, tal como na estrutura
comum do gênero carta, a 3ª pessoa.
b)
O texto enfatiza o caráter genérico do
discurso amoroso e a subjetividade é logo abandonada ao longo da letra; o que
importa, portanto, é a mensagem em si, objetiva e direta, caracterizando o uso
da função referencial.
c)
A letra da canção é um longo pedido
de desculpas pelas possíveis falhas no relacionamento do eu-lírico com seu(sua)
interlocutor(a).
d)
Por abordar um gênero textual da prosa, a
carta, a letra da canção acaba por abandonar a estrutura do gênero lírico.
e)
No texto, o protagonismo da mensagem é dado
ao emissor, que expõe seus sentimentos e seu subjetivismo, como uma carta costuma
ser apresentada; sendo assim, pode-se dizer que a função da linguagem que
melhor cabe ao texto é a função emotiva.
02 – No que diz respeito ao
gênero textual, assinale a proposição verdadeira sobre o texto acima.
a)
Se considerarmos que a carta é um gênero em
que o autor do texto se dirige a um interlocutor específico com o qual pretende
estabelecer comunicação, a música é uma carta.
b)
Por ser uma música, o texto A Carta não pode
ser considerado do gênero carta.
c)
O que faz com que o texto A Carta pertença ao
gênero música são as rimas.
d)
O texto não é uma carta porque não
tem o local e a data onde se encontra o leitor.
03 – A finalidade discursiva
do texto A Carta é:
a)
Falar do passado de alguém.
b)
Falar da vida que o locutor sonhava.
c)
Falar da falta de amor da pessoa amada.
d)
Falar do amor que o locutor sente
da pessoa amada.
04 – Numa situação de ensino
de escrita, dois professores de Língua Portuguesa prepõem, utilizando o texto A
Carta, as seguintes atividades:
I – O professor distribui o
texto entre os alunos e pede que escrevam uma carta, tendo como interlocutor
alguém de quem eles gostam.
II – O professor distribui o
texto entre os alunos e pede que identifiquem as características do gênero do
texto.
A respeito dessas
estratégias, é correto afirma que:
a)
Em um I, o professor concebe a escrita como
processo.
b)
Em I e II, os professores utilizam
o texto como pretexto.
c)
Em II, o professor trabalha a habilidade de
planejamento.
d)
Em I e II, os professores utilizam o texto
como atividade de reescrita.
05 – Conforme as necessidades
expressivas de seus autores, podemos encontrar textos híbridos que aproximam
traços de gêneros textuais e literários diversos. Tendo isso em vista, a letra
da canção apresenta características dos gêneros
a)
Carta e poesia.
b)
Carta e memorando.
c)
Carta e diário pessoal.
d)
Poesia e diário pessoal.
e)
Poesia e artigo do opinião.
06 – O eu poético não revela
o nome do destinatário da carta.
a)
Como ele se refere à pessoa a quem escreve a
carta?
“Meu amor!”
b)
Que efeito de sentido tem, nesse verso, o uso
do ponto de exclamação?
Expressar emoção.
07 – Do mesmo modo, o eu
poético não se revela, não diz quem é.
a)
Como o remetente aparece na letra da canção?
“Do sempre, sempre teu...”.
b)
De que recurso o eu poético utilizou para
ocultar o nome do remetente?
Pseudônimo.
08 – Transcreva os versos
que contêm a causa inicial que o levou a escrever a carta.
“Porque veio a saudade
Visitar meu coração”.
09 – O eu poético revela uma
dúvida e uma esperança sobre o momento após o destinatário receber a carta.
a)
Que palavra ele usa para expressar dúvida. Que dúvida é essa?
Talvez. “Talvez tu não a leias”.
b)
Que expressão é usada para revelar uma esperança? Que esperança é essa?
“Mas quem sabe até darás
Resposta imediata”.
A esperança de chama-lo de “Meu bem”.
www.armazemdetextos.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário