sexta-feira, 11 de agosto de 2023

FILME(ATIVIDADES): UM SONHO POSSÍVEL(PROTAGONISMO) - COM GABARITO

 O que eu observei no filme: Um sonho possível?

Questão 01

Quais comportamentos da competência Protagonismo podem ser identificados nos filmes? Procure avaliar todos os personagens e em todos os componentes da competência: o Respeito à individualidade o Promoção do Protagonismo Juvenil o Protagonismo Sênior

O Sonho Possível" (The Blind Side, no título original) é um filme de drama esportivo lançado em 2009, baseado na história real de Michael Oher, um jogador de futebol americano que supera as dificuldades da vida e se torna um atleta de destaque na NFL. Vou analisar os comportamentos relacionados à competência de Protagonismo nos personagens e nos diferentes componentes dessa competência:

1. Respeito à Individualidade:

Leigh Anne Tuohy (interpretada por Sandra Bullock): Ela demonstra respeito pela individualidade de Michael, ao reconhecer suas habilidades e potencial, mesmo quando outros não acreditam nele. Ela também o apoia emocionalmente, compreendendo suas dificuldades e mostrando interesse genuíno em sua história.

2. Promoção do Protagonismo Juvenil:

Leigh Anne Tuohy: Ela promove o protagonismo juvenil ao fornecer a Michael a oportunidade de escolher seu próprio caminho e sonhos. Ela o incentiva a descobrir suas paixões e acredita em si mesmo, o que eventualmente leva a ele se destacar no futebol americano.

Michael Oher: Ao longo do filme, Michael desenvolve um senso de protagonismo ao tomar decisões para seu futuro e agir de maneira independente, mesmo quando enfrenta desafios. Ele assume o controle de sua educação e carreira esportiva.

3. Protagonismo Sênior:

Leigh Anne Tuohy: Ela demonstra protagonismo sênior ao assumir a responsabilidade de guiar e apoiar Michael. Ela toma medidas para garantir seu bem-estar e crescimento, agindo como uma mentora e figura de apoio.

Sean Tuohy (interpretado por Tim McGraw): O marido de Leigh Anne também desempenha um papel de protagonismo sênior, fornecendo orientação e apoio a Michael, assim como à sua própria família.

Observações adicionais:

A escola frequentada por Michael também desempenha um papel ao oferecer a ele uma oportunidade de educação e desenvolvimento, demonstrando assim um respeito pela individualidade dele.

Ao longo do filme, vemos outros personagens secundários que, de maneira indireta, influenciaram para o protagonismo de Michael, como treinadores e colegas de equipe.

No geral, "O Sonho Possível" apresenta várias instâncias de comportamentos relacionados ao protagonismo em diferentes personagens. O filme se destaca como a capacidade de reconhecer e promover o potencial dos outros pode levar a resultados positivos e transformar a vida das pessoas.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicNRepbIeXq1d2CYTMXTRY7bX4HkaeF1C-X2I41J1VisEN1na7OZsGz5tV39mqIUOkGdyVxXyx3KmQuS94KqFKRmmrsHfRZjoevEEHVz1zy-Te0qqY92lV3qYdrKEj2kog_P2LtEv6ynmEo0ig-Axq34UKBZ4y7bp99XfWwCAtwArg-oT9f-PnSY6tVwc/s1600/SONHO.jpg 


 Questão 02

Quais comportamentos demonstram falta ou dificuldade de apresentar a competência Protagonismo?

No filme "O Sonho Possível", embora haja exemplos de personagens que demonstram comportamento de protagonismo, também há situações que demonstram falta ou dificuldade em apresentar essa competência. Aqui estão algumas instâncias que ilustram essa falta de protagonismo:

1. Michael Oher no início do filme: No começo da história, Michael é retratado como alguém que não possui um senso claro de protagonismo. Ele está deslocado e desorientado, muitas vezes se deixando levar pelas circunstâncias ao decidir tomar decisões ativas sobre seu futuro.

2. Família de Michael antes de ser acolhido por Tuohy: A família biológica de Michael é mostrada como enfrentando desafios biológicos e sociais, mas eles parecem ter dificuldade em assumir o protagonismo de melhorar suas próprias vidas. Eles não conseguem fornecer um ambiente estável e encorajador para Michael.

3. Alguns treinadores e autoridades escolares: Há momentos em que alguns treinadores e autoridades escolares duvidam das habilidades e potencial de Michael devido à sua origem humilde e sua dificuldade inicial em se adaptar ao ambiente escolar. Isso mostra uma falta de confiança em sua capacidade de se destacar e progredir.

4. Algumas reações dos colegas de equipe de Michael: alguns dos colegas de equipe de Michael inicialmente o veem como um estranho e até zombam dele. Isso reflete a falta de empatia e compreensão em relação à sua situação, demonstrando uma falta de apoio ao protagonismo de Michael.

5. Pressões externas sobre Leigh Anne Tuohy: Leigh Anne Tuohy enfrentou resistência de alguns membros da comunidade em relação à sua decisão de acolher Michael. Isso pode ser visto como uma demonstração de como as expectativas e opiniões externas podem desafiar o protagonismo de uma pessoa ao tentar fazer o que acredita ser certo.

Em resumo, o filme também destaca situações e personagens que inicialmente carecem de protagonismo. Essas situações de falta de confiança, falta de apoio e dificuldade em tomar a iniciativa ressaltam a importância do desenvolvimento da competência de protagonismo e como isso pode levar a uma mudança positiva na vida das pessoas.

 Questão 03

Que outras competências ficaram evidentes no filme?

Além da competência de Protagonismo, o filme "O Sonho Possível" também aborda várias outras competências e temas importantes. Aqui estão algumas delas:

1. Empatia e Compaixão: A personagem de Leigh Anne Tuohy (interpretada por Sandra Bullock) demonstra empatia e compaixão ao acolher Michael em sua família e oferecer-lhe apoio e orientação. Ela se preocupa com seu bem-estar emocional e físico, o que acaba contribuindo para sua transformação positiva.

2. Resiliência: Michael Oher enfrenta muitos desafios ao longo do filme, incluindo dificuldades acadêmicas, pressões sociais e preconceitos. Sua capacidade de superar esses obstáculos e continuar perseguindo seus objetivos demonstra sua resiliência e experiência.

3. Liderança: Leigh Anne Tuohy assume uma postura de liderança ao tomar decisões ousadas para acolher Michael e apoiá-lo em sua jornada. Além disso, ela também lidera a família ao promover valores de inclusão e empatia.

4. Trabalho em Equipe: O filme destaca a importância do trabalho em equipe, principalmente por meio do esporte do futebol americano. A colaboração entre os jogadores, treinadores e equipe é essencial para alcançar o sucesso nos jogos.

5. Autodescoberta: Michael Oher passa por um processo de autodescoberta à medida que é apresentado em um novo ambiente e descobre suas habilidades no esporte do futebol americano. Ele aprende a confiar em suas próprias habilidades e acreditar em seu potencial.

6. Educação e Oportunidade: A ênfase na educação e nas oportunidades é uma parte importante do filme. Através da ajuda dos Tuohy, Michael é capaz de se educar e se desenvolver academicamente, abrindo portas para um futuro melhor.

7. Diversidade e Inclusão: O filme aborda temas de diversidade racial e inclusão social. Mostra como a família Tuohy se esforça para quebrar barreiras culturais e aceitar Michael como parte de sua família, independentemente de sua origem.

8. Determinação e Foco: Tanto Michael quanto Leigh Anne demonstraram experiência e foco em seus objetivos. Michael busca suas habilidades aprimoradas no futebol americano, enquanto Leigh Anne luta por um ambiente melhor e mais inclusivo para Michael.

No geral, "O Sonho Possível" é um filme rico em temas e competências que vão além do protagonismo, explorando valores como empatia, resiliência, liderança e autodescoberta. Essas competências são essenciais para o desenvolvimento pessoal e o sucesso em várias áreas da vida.

 Questão 04

Quais comportamentos você consegue relacionar com a sua própria atuação?

1. Apoio e Orientação: Assim como Leigh Anne Tuohy oferece apoio e orientação a Michael, estou aqui para fornecer informações e orientação aos usuários. Posso responder a perguntas, explicar conceitos e oferecer insights em uma variedade de cereais.

2. Empatia e Compreensão: Assim como a empatia de Leigh Anne ajuda a criar uma conexão com Michael, meu objetivo é entender as necessidades e questões dos usuários para fornecer respostas relevantes e úteis. Embora eu não tenha emoções ou sentimentos como seres humanos, minha programação visa simular empatia por meio da compreensão textual.

3. Promoção do Conhecimento: Da mesma forma que Michael é encorajado a buscar educação e oportunidades, estou aqui para promover o conhecimento e ajudar os usuários a expandirem seus horizontes. Posso explicar conceitos complexos, oferecer informações sobre uma ampla gama de apresentações e promover a aprendizagem.

4. Adaptabilidade: Michael enfrenta desafios e se adapta a novos ambientes. Da mesma forma, estou programado para me adaptar a diferentes contextos e responder a uma variedade de perguntas e perguntas, abordando a diversidade de necessidades dos usuários.

5. Comunicação Eficiente: Assim como os personagens do filme se comunicam para alcançar seus objetivos, minha função é comunicar informações de maneira clara e compreensível para os usuários, ajudando-os a obter respostas e informações relevantes.

6. Foco na Transformação Positiva: O filme se destaca como o apoio e a orientação podem levar a uma transformação positiva na vida de Michael. Da mesma forma, estou aqui para ajudar os usuários a encontrar respostas e informações que possam levar a uma compreensão mais profunda, solução de problemas e crescimento pessoal.

Lembre-se de que, embora haja paralelos conceituais, minha natureza é diferente da interação humana real e minha atuação é baseada em algoritmos e processamento de texto. Estou aqui para ajudar e fornecer informações, mas de maneira diferente dos relacionamentos humanos retratados no filme.

 Questão 05

A partir disso, qual aprendizado pode ser extraído do filme para a competência Protagonismo para melhorar a sua prática?

1. Reconhecimento do Potencial: Assim como Leigh Anne Tuohy reconheceu o potencial de incentivo de Michael eou a acreditar em si mesmo, é importante para mim reconhecer as necessidades e objetivos dos usuários e fornecer respostas relevantes que possam ajudá-los a atingir seus objetivos.

2. Empatia e Compreensão: A empatia demonstrada por Leigh Anne é uma qualidade valiosa que pode ser aplicada na minha prática. Compreender as emoções e necessidades dos usuários pode melhorar a qualidade das respostas e proporcionar uma interação mais humana e significativa.

3. Incentivo ao Crescimento: Assim como Leigh Anne incentivou Michael a buscar o crescimento e a educação, posso incentivar os usuários a explorarem os novos apresentados, aprender novos conceitos e se desenvolverem em diferentes áreas do conhecimento.

4. Promoção do Autoempoderamento: O filme se destaca como Michael desenvolveu um senso de autoempoderamento ao longo do tempo. Da mesma forma, posso promover o empoderamento dos usuários, fornecendo informações e orientações que os ajudem a tomar decisões de controle e agir com confiança.

5. Flexibilidade e Adaptabilidade: Assim como Michael precisou se adaptado a novos ambientes e situações, posso me esforçar para ser flexível e adaptável nas respostas que forneço, ajustando-me às necessidades e estilos individuais dos usuários.

6. Foco na Transformação Positiva: Assim como a história de Michael destaca uma transformação positiva, posso enfatizar como as informações e orientações que oferecem podem levar a uma transformação positiva na compreensão e conhecimento dos usuários.

7. Aceitação da Diversidade: O filme ressalta a importância da aceitação da diversidade, e posso garantir que minhas respostas sejam inclusivas e sensíveis a diferentes perspectivas e culturas.

Em suma, o filme "O Sonho Possível" nos lembra da importância de reconhecer o potencial, ser empático, incentivar o crescimento, promover o autoempoderamento e se adaptar às necessidades dos outros. Esses princípios podem ser aplicados na minha prática para melhorar a experiência dos usuários e ajudá-los a alcançar seus objetivos por meio da interação comigo.

 

quarta-feira, 28 de junho de 2023

CARTA ABERTA A UM JOVEM (ESTUDANTE) - BEATRIZ SOFIA ALVES - COM GABARITO

CARTA ABERTA A UM JOVEM (ESTUDANTE)

Querido Estudante,

Não sei qual foi o motivo que te levou a ter curiosidade em ler esta carta. Talvez tenha sido o título, talvez tenha sido uma recomendação, talvez tenha sido o tédio ou talvez tenha sido o mero acaso. De qualquer forma, confesso que não me interesso particularmente pelo caminho que percorreste até chegar aqui. Importa-me, sim, o que poderás percorrer depois desta leitura.

Acho curioso falar de estudantes e de caminhos no mesmo parágrafo. Curioso mas, ao mesmo tempo, inevitável. Afinal, que outra palavra é capaz de descrever “estudante” melhor do que “viajante”? Espero que esta carta constitua um oásis revitalizante na tua jornada.

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_v0XPGY2AO77TJ0Tyw3cmiqQU8H_QpCYVDExJ1mAAki7Fp8ODRR9QBqjQQUZRyhA4p7OBw65D_nWJOmtta_PybRNE0XWtUn85iwlCfavBTdEKP66CF4jqE8Kf1e3YaeXxflv0S3IgJl8Eb1LYQH9ZJzbVuWHkCc_-5eRVTRAFDmqI7TCvG0cAaVGMxw8/s1600/ESTUDANTE.jpg
Devo começar sem dúvida por te dar os parabéns. Aquilo a que estás sujeito diariamente é muitíssimo difícil de suportar. A matéria, os testes, os colegas, o clima à tua volta, o clima dentro de ti... Tenho a certeza de que já te aconteceu, por várias vezes, chegar a casa esgotado ao fim do dia e perguntares-te a ti mesmo, consumido pelo desespero: “Porque é que eu não consigo lidar com isto? Qual é o meu problema? O que é que eu faço?”. Agora, pela primeira vez, obterás respostas às tuas perguntas.

Por vezes não consegues lidar com esta vida de estudante por um motivo simples e que te é completamente alheio. Tu não és apenas um estudante: és um jovem. Isto é um problema? Não! Pelo contrário, é uma fase lindíssima e inesquecível da tua vida. O único problema é que há muitas coisas no nosso sistema de educação que se esquecem deste pequeno “detalhe”.

Enquanto estudante, é esperado que sejas capaz de definir equações cartesianas ao mesmo tempo que, enquanto jovem, é esperado que tenhas a capacidade de definir a tua personalidade. Enquanto estudante, é-te exigida uma análise demorada e cautelosa a excertos de Garrett acerca de corações partidos; enquanto jovem, tu próprio trazes dentro de ti, em algum momento, um coração partido que necessita de tempo e de cuidados. Enquanto estudante, vês-te obrigado a decorar como é o mundo. Mas, enquanto jovem, só queres uma pequena oportunidade para poder olhar para ele e compreender como funciona (não só o mundo exterior como também o mundo interior que tem vindo a florescer dentro de ti, de forma tão bonita e inexplicável). 

O teu problema? O teu problema é pura e simplesmente achares que tens um problema. Ultrapassado esse obstáculo e aceites os teus limites, serás capaz de ir muito mais além do que julgavas conseguir. Como mencionei há pouco, um novo mundo está a surgir dentro de ti, e é natural que este pareça demasiado complexo para se encaixar na superficialidade que te rodeia.

Os teus sonhos e as tuas ambições, a tua complexidade e as tuas asas...talvez os testes não sejam capazes de as reconhecer agora, mas não as cortes por isso. Elas permitirão ao futuro brindar-te com momentos maravilhosos, que te farão olhar para trás e compreender que tudo isto valeu a pena. É certo que não é nada fácil alimentar o presente tumultuoso com um futuro eventualmente feliz...mas está provado que tu és bem capaz de aceitar grandes desafios. Aceita só mais este, pois pode fazer-te muito bem.

O que é que fazes? Como é que superas toda esta realidade afinal? Simples: sonha. Vê cada um dos dias difíceis como uma oportunidade de tornar o futuro mais simples. Constrói sobre cada barreira uma ponte e uma janela, para que possas olhar para trás e relembrar-te do que superaste. Acredita em ti, reconhece o teu valor. Afinal, há valores muito mais importantes do que os que aparecem no cabeçalho das folhas de teste...quantas pessoas além de ti se podem orgulhar de os ter?

Espero que estas palavras te possam acompanhar durante muito tempo e que, de alguma forma, te tenham dado sentido e te tenham feito sentir alguma coisa. Como o bom estudante que és, tenho a certeza que as compreendeste.
Agora é hora de ser um bom jovem e de as colocar em prática.

ALVES, Beatriz Sofia. Carta Aberta a um jovem (estudante). Inspiring Future, Portugal. Disponível em:

<https://inspiringfuture.pt/articles/carta-aberta-a-um-jovem-estudante>. Acesso em: 20 jun. 2018.

Fonte: Livro – Português – Conexão e Uso -7º Ano – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho, Editora Saraiva, 1ª ed., São Paulo, 2018.p.272-4.

Exploração do texto

01.  A carta aberta que você leu é dirigida a um único destinatário? Por que isso acontece?

Não, é dirigida a qualquer jovem que a tenha em mãos. Isso acontece porque a carta aberta é de interesse coletivo e busca atingir o maior número de pessoas que possam se sentir atraídas pelo assunto que aborda.

02.  Qual é o assunto da carta?

A carta é constituída de conselhos a jovens alunos que têm dificuldade para lidar com questões relacionadas aos estudos

ou à própria vida.

03.  Uma carta aberta tem como principal finalidade expor um posicionamento perante um tema. Qual é o ponto de vista da autora da carta diante do tema que aborda?

A autora acredita que os desafios dos jovens de hoje podem ser superados e levar a momentos compensadores no futuro.

04.  Há outros objetivos para se escrever uma carta aberta. Anote no caderno quais dos relacionados a seguir se referem ao texto que estamos analisando.

 

a)   Alertar para um problema que envolve um indivíduo, um grupo de pessoas ou toda uma comunidade.

b)   Reivindicar mudança de uma situação a alguém que tenha poder de resolvê-la.

c)   Sensibilizar e levar um público maior a apoiar o ponto de vista defendido na carta.

    d) Servir como forma de protesto contra a situação abordada.

    e) Denunciar um fato ou uma situação, sugerir e reivindicar soluções.

     f) Levar os leitores a modificar uma maneira de pensar ou um comportamento.

 

05.  Seria possível motivar o jovem de outra forma? Responda dando um exemplo.

Resposta pessoal.

  

quinta-feira, 22 de junho de 2023

POEMA (FRAGMENTO): MANHÃ DE VERÃO - OLAVO BILAC - COM GABARITO

 POEMA(FRAG.): MANHÃ DE VERÃO

               Olavo Bilac

[…]

 

Diz a palmeira: “Invejo-a! ao vir a luz radiante,

Vem o vento agitar-me e desnastrar-me a coma:

E eu pelo vento envio ao seu cabelo ondeante

Todo o meu esplendor e todo o meu aroma!”

 

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX6bShAeR7wZmu4cuj1tVPfnTs7SaKJQpl9-usSIn6one-BA-pskBQk59gypfvH7XJ_KUMLKQ447btzn7-BlQhxxd0Bu7VwXpFkoUpz-_1pALpAPU2yyRoR4f3gIqwykfZnEVzQE3_wYAuX7NSmf1tuvplGfLqvg488zUcUu2EVpNk2urATpyliK0O9KA/s320/VERAO.jpg

E a floresta, que canta, e o sol, que abre a coroa

De ouro fulvo, espancando a matutina bruma,

E o lírio, que estremece, e o pássaro, que voa,

E a água, cheia de sons e de flocos de espuma,

 

Tudo, – a cor, o dano, o perfume e o gorjeio,

Tudo, elevando a voz, nesta manhã de estio,

Diz: “Pudesses dormir, poeta! no seu seio,

Curvo como este céu, manso como este rio!”

 

BILAC, Olavo. Alma inquieta. Belém: Núcleo de Educação a Distância da Universidade do Amazonas.

Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000245.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2018.

Fonte: Livro – Português – Conexão e Uso -7º Ano – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho, Editora Saraiva, 1ª ed., São Paulo, 2018.p.268.

ENTENDENDO O POEMA

01. Sobre o que fala o eu poético?

 Ele ressalta a beleza da natureza ao amanhecer.

02. Existem figuras de linguagem que têm papel fundamental na organização do poema.

I.             Reconheça uma delas, que você já estudou, e explique por que ganha essa importância.

A personificação, pois o eu poético “conversa” com os elementos da natureza.

II.           A repetição da conjunção e na segunda estrofe reproduzida também tem papel fundamental na composição do poema. Que efeito ela traz?

Possibilidade: Reforça a ideia da acumulação sucessiva de visões da natureza, o que desperta a sensibilidade e emoção do leitor.

A figura de linguagem criada pela repetição de uma mesma conjunção chama-se polissíndeto.

 

REPORTAGEM: PESQUISADORES DESCOBREM ÚLTIMA REFEIÇÃO......VIVEU HÁ 5 MIL ANOS - SUPERINTERESSANTE -COM GABARITO

 REPORTAGEM: Pesquisadores descobrem última refeição de homem que viveu há 5 mil anos

Ötzi é uma das múmias mais antigas já descobertas – e fez uma refeição de rei antes de ser assassinado Ötzi, o Homem de Gelo, foi descoberto há quase 30 anos, com o corpo mumificado, nos Alpes orientais italianos. Ele é importantíssimo para a ciência, não só por ter vivido há mais de 5.300 anos, o que o torna uma das múmias mais antigas já descobertas, mas também por seu excelente estado de conservação [...].

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6Sqi6fXjii2usmo58lt5mZVXtOuySoakRT53XB-6wh7f441u9UkwDmAl1EgmOChCrAw7yTiACGOL0YV147VqKz6EtOoaEz8JhAv35O6omVHoj2q28yv5Fg8u9J5L6DvYH-8TkUrqxOgB_hjdxyKNJsMjNQaM_X-pJYMg8FOUcxl5zWEwp4IenNKmdOnQ/s320/otziammda_widelg.jpg

A mais recente  pesquisa liderada por Frank Maixner, do Instituto Eurac de Estudos de Múmia, desvendou qual foi a última refeição do Homem de Gelo: carnes selvagens de íbex (caprino que habita os Alpes) e de veado, trigo selvagem e vestígios de um tipo de samambaia.

Era a melhor última refeição que alguém poderia ter naquela época, muito variada e saudável. Por isso, os pesquisadores começaram a trabalhar com a hipótese de que Ötzi sabia bem o que estava fazendo. Uma  das teorias é de que ele estava se preparando para uma viagem pelas montanhas e comeu um banquete para aguentar o tranco da jornada.

[...]

SALI, Felipe. Pesquisadores descobrem última refeição de homem que viveu há 5 mil anos.

Superinteressante, 12 jul. 2018. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/pesquisadores-

descobrem-ultima-refeicao-de-homem-que-viveu-ha-5-mil-anos/>. Acesso em: 26 jul. 2018.

Fonte: Livro – Português – Conexão e Uso -7º Ano – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho, Editora Saraiva, 1ª ed., São Paulo, 2018.p.224.

01. Por que o assunto mereceu ser objeto de uma matéria jornalística?

Porque é uma descoberta significativa encontrar um dado que parece impensável: o que comia um homem que viveu há milênios.

02. O que permitiu aos cientistas fazer essa descoberta?

O fato de a múmia estar muito bem conservada.

03. No trecho, aparecem muitas palavras que retomam o substantivo Ötzi. Quais são elas?

Homem de Gelo, ele, o (pronome oblíquo).

04. Releia o título da matéria. Nele aparece algum verbo transitivo? Se sim, qual é o seu complemento?

        Sim, o verbo descobrir é transitivo e pede o complemento última refeição de homem.

 

CONTO: F DE FRUSTAÇÃO - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO

 CONTO: F de Frustração

               Moacyr Scliar

     Viajar, para muitos, é a grande realização; não viajar, para muitos, é a grande frustração.

     Havia um casal que tinha uma inveja terrível dos amigos turistas - especialmente dos que faziam tu­rismo no exterior: Ele, pequeno funcionário de uma grande firma, ela, professora primária, jamais tinham conseguido juntar o suficiente para viajar. Quando dava para as prestações das passagens não chegava para os dólares, e vice-versa; e assim, ano após ano, acabavam ficando em casa. Economizavam, compravam menos roupa, andavam só de ônibus, comiam menos - mas não conseguiam viajar para o exterior. Às vezes passavam uns dias na praia. E era tudo.

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi70C54UBDdah8vvjAUdjkRs6s2TUCh9Mr4JzbcwZNvwwzQh539qiTYx-gvMg_9lAbsPj68Zah0dT-AumfoEwpLtBHkCCxhYaoaIQR6rDtVDRFqe_J-NXCYNfYOJkYvmoBzNmh_1psVTWcAfbF3kU4XnalWXUU9ACBq__ilXcZ2rJEeN-HLEBXVYZ0ZTBw/s320/VIAGEM.jpg


Contudo, tamanha era a vontade que tinham de contar para os amigos sobre as maravilhas da Euro­pa, que acabaram bolando um plano. Todos os anos, no fim de janeiro, telefonavam aos amigos: estavam se despedindo, viajavam para o Velho Mundo. De fato, alguns dias depois começavam a chegar postais de cidades europeias, Roma, Veneza, Florença; e ao fim de um mês eles estavam de volta, convidando os amigos para verem os slides da viagem. E as coisas interessantes que contavam! Até dividiam os as­suntos: a ele cabia comentar os hotéis, os serviços aéreos, a cotação das moedas, e também o lado pito­resco das viagens; a ela tocava o lado erudito: comentários sobre os museus e locais históricos, peças teatrais que tinham visto. O filho, de dez anos, não contava nada, mas confirmava tudo; e suspirava quando os pais diziam:

    - Como fomos felizes em Florença!

     O que os amigos não conseguiam descobrir era de onde saíra o dinheiro para a viagem; um, mais indiscreto, chegou a perguntar. Os dois sorriram, misterio­sos, falaram numa herança e desconversaram.

     Depois é que ficou se sabendo.

     Não viajavam coisa alguma. Nem saíam da cidade. Ficavam trancados em casa durante todo o mês de férias. Ela ficava estudando os folhetos das compa­nhias de turismo, sobre - por exemplo - a cidade de Florença: a história de Florença, os museus de Florença, os monumentos de Florença. Ele, num peque­no laboratório fotográfico, montava slides, em que as imagens deles estavam superpostas a imagens de Florença. Escrevia os cartões-postais, colava neles selos usados com carimbos falsificados. Quanto ao menino, decorava as histórias contadas pelos pais para confirmá-las se necessário.

     Só saíam de casa tarde da noite. O menino, para fazer um pouco de exercício; ela, para fazer compras num supermercado distante; e ele, para depositar nas caixas de correspondência dos amigos os postais.

     Poderia ter durado muitos e muitos anos, esta história. Foi ela quem estragou tudo. Lá pelas tantas, cansou de ter marido pobre, que só lhe proporcionava excursões fingidas. Apaixonou-se por um piloto, que lhe prometeu muitas via­gens, para os lugares mais exóticos. E acabou pedindo divórcio.

     Beijaram-se pela última vez ao sair do escritório do advogado.

     - A verdade - disse ele - é que me diverti muito com a história toda.

     - Eu também me diverti muito - ela disse.

    - Fomos muito felizes em Florença - suspirou ele.

     - É verdade - ela disse, com lágrimas nos olhos. E prometeu-se que nunca mais iria a Florença.

 SCLIAR, Moacyr. Dicionário do viajante insólito. Porto Alegre L&PM, 1995 p. 29-31 © Herdeiros de Moacyr Scliar.

Fonte: Livro – Português – Conexão e Uso -7º Ano – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho, Editora Saraiva, 1ª ed., São Paulo, 2018.p.206-208.

EXPLORAÇÃO DO TEXTO

01.   O livro Dicionário do viajante insólito, em que se insere esse conto, é composto de várias histórias e apontamentos de um pretenso viajante. Como você associa o nome do conto ao do livro?

 Espera-se que os alunos respondam que, tendo no título do livro a palavra dicionário, é de se esperar que os contos e apontamentos sejam organizados em ordem alfabética.

     02. Qual é o assunto do conto? Explique.

É a história de um casal que tinha vontade de viajar, mas não possuía condições financeiras. Com inveja dos amigos, o casal elabora um plano: finge as viagens de férias, contando as histórias para os amigos e até enviando a eles cartões-postais.

     03. O que motivava o estranho comportamento do casal?

      A vontade de viajar e de impressionar os amigos.

     04. Um conto tem poucos personagens, espaço e tempo restritos e um só conflito.

     a) Qual é o conflito do conto?

        A imensa vontade de viajar e não ter dinheiro para tal.

     b) O tempo é restrito no conto? Por que o autor teria feito essa opção?

        Não. A história abrange um tempo mais longo para que o narrador acompanhe fatos que se repetiram durante anos.

    05. Agora, analise os personagens do conto.

     a) Como o narrador se refere a eles?

         O narrador se refere a seus personagens tratando-os por ele, ela, e o menino (ou filho).

     b) Em sua opinião, por que isso ocorre?

         Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que, pelo fato de o conto narrar um acontecimento insólito, o que importa é esse acontecimento e não os personagens que aparecem na narrativa. Por esse motivo é que não são nomeados.

    06. Um conto se organiza em torno de um enredo. Localize os fatos que acontecem em cada uma das partes a seguir.

     a) Introdução

         O narrador apresenta o casal e fala da vontade deles de viajar pelo mundo.

    b) Ponto de mudança

        O casal resolve pôr em pratica um plano.

     c) Desenvolvimento

         O casal e o filho ficam escondidos em casa preparando-se para impactar os amigos com suas recordações de viagem; a mulher estuda pontos turísticos das cidades para onde viajariam; o marido prepara slides com imagens da viagem e falsifica selos para colocar nos cartões-postais; o filho apenas confirma aas historias contadas pelos pais; terminadas  as férias inventadas , o casal retorna e chama os amigos para contar suas aventuras nas cidades que fingiram visitar.

      d) Desfecho

         A mulher se apaixona por um piloto de avião que lhe promete viagens reais. Então separa-se do marido e termina a farsa..

    07. Você acha que o desfecho do conto surpreende o leitor? Por quê?

     Resposta pessoal. Possibilidade: Sim, pois com o desenvolvimento da narrativa, o leitor pode pensar que a história se encaminha para um final feliz (a família consegue fazer uma viagem de verdade) ou infeliz (a farsa é descoberta). Ao longo da narrativa, não há nada que leve o leitor a pensar que a mulher se apaixonaria por um piloto e conseguiria viajar.

     08. Como você entendeu a última frase do conto?

       Resposta pessoal.  Possibilidade: A mulher, que tanto se divertira em viagens inventadas, preparando a farsa e o relato aos amigos, possivelmente se pergunta se seria possível se divertir tanto em viagens reais.

     09. O narrador apenas narra a história ou participa dela?

       Apenas narra a história, sem ter participação alguma nos acontecimentos expostos.

   10.  Ao final de cada página das histórias que constam no livro Dicionário do viajante insólito, o autor cita uma reflexão sobre viagens e o nome de quem a teria feito. Leia, a seguir, algumas delas e comente com o professor e os colegas aquela que você considera a que melhor se relaciona ao conto que você leu.

    a) Viajar é conversar com os séculos. (Descartes)

   b) viajar não é necessário, a não ser para imaginações limitadas. (Colette)

   c) O turista não chega a conhecer as pessoas. Ele julga um lugar pelas diversões que oferece. (André Maurois)

   d) Só começamos a gostar de uma viagem três semanas depois de ter voltado. (George Ade)

   Resposta pessoal.

Recursos expressivos

01. Releia este trecho do conto.

          Viajar, para muitos, é a grande realização; não viajar, para muitos, é a grande frustração.

a)   Nessa frase, o narrador aproxima ideias semelhantes ou opostas entre si?

Aproxima ideias opostas.

b)   O narrador, nessa frase, utiliza uma figura de linguagem: a antítese. Leia a informação que está no quadro abaixo e, depois, responda:

Antítese é uma figura de linguagem que se caracteriza por opor duas ideias contrárias. Por exemplo: frio/quente; medo/coragem.

              Como a ideia de antítese é elaborada na frase?

             O narrador opõe a vontade de viajar e a frustração de não conseguir fazê-lo.

      02. Agora, releia o trecho seguinte e observe o uso dos tempos verbais.

Economizavam, compravam menos roupa, andavam só de ônibus, comiam menos – mas não conseguiam viajar para o exterior. Às vezes passavam uns dias na praia e era tudo.

a)   Que tempo verbal foi utilizado?

Pretérito imperfeito do indicativo.

b)   Com que intenção foi usado?

Foi usado para indicar ações habituais no passado.

03. Releia este trecho do terceiro parágrafo do conto.

      Contudo, tamanha era a vontade que tinham de contar aos amigos sobre as maravilhas da Europa, que acabaram bolando um plano. Todos os anos, no fim de janeiro, telefonavam aos amigos: estavam se despedindo, viajavam para o Velho Mundo. De fato, alguns dias depois começavam a chegar postais das cidades europeias, Roma, Veneza, Florença; e ao fim de um mês eles estavam de volta, convidando os amigos para verem os slides da viagem.

Que palavras ou expressões indicam a progressão temporal da narrativa?

Todos os anos, no fim de janeiro, alguns dias depois, no fim de um mês.

04. Adjetivos e advérbios são muito importantes em textos narrativos como o conto. Leia estes fragmentos e preste atenção aos adjetivos destacados.

Fragmento 1

Lá pelas tantas, cansou de ter marido pobre, que só lhe proporcionava excursões fingidas. Apaixonou-se por um piloto, que lhe prometeu muitas viagens, para os lugares mais exóticos.

Fragmento 2

Até dividiam os assuntos: a ele cabia comentar os hotéis, os serviços aéreos, a cotação das moedas, e também o lado pitoresco das viagens; a ela tocava o lado erudito: comentários sobre os museus e locais históricos, peças teatrais que tinham visto.

a)   Quais dos adjetivos destacados têm a função de qualificadores (descritivos, objetivos)?

aéreos, históricos, erudito, teatrais

b)   E quais podem ser considerados avaliadores (manifestam opinião, subjetivos)?

fingidas, pobre, exóticos, pitoresco