sexta-feira, 11 de agosto de 2023

FILME(ATIVIDADES): UM SONHO POSSÍVEL(PROTAGONISMO) - COM GABARITO

 O que eu observei no filme: Um sonho possível?

Questão 01

Quais comportamentos da competência Protagonismo podem ser identificados nos filmes? Procure avaliar todos os personagens e em todos os componentes da competência: o Respeito à individualidade o Promoção do Protagonismo Juvenil o Protagonismo Sênior

O Sonho Possível" (The Blind Side, no título original) é um filme de drama esportivo lançado em 2009, baseado na história real de Michael Oher, um jogador de futebol americano que supera as dificuldades da vida e se torna um atleta de destaque na NFL. Vou analisar os comportamentos relacionados à competência de Protagonismo nos personagens e nos diferentes componentes dessa competência:

1. Respeito à Individualidade:

Leigh Anne Tuohy (interpretada por Sandra Bullock): Ela demonstra respeito pela individualidade de Michael, ao reconhecer suas habilidades e potencial, mesmo quando outros não acreditam nele. Ela também o apoia emocionalmente, compreendendo suas dificuldades e mostrando interesse genuíno em sua história.

2. Promoção do Protagonismo Juvenil:

Leigh Anne Tuohy: Ela promove o protagonismo juvenil ao fornecer a Michael a oportunidade de escolher seu próprio caminho e sonhos. Ela o incentiva a descobrir suas paixões e acredita em si mesmo, o que eventualmente leva a ele se destacar no futebol americano.

Michael Oher: Ao longo do filme, Michael desenvolve um senso de protagonismo ao tomar decisões para seu futuro e agir de maneira independente, mesmo quando enfrenta desafios. Ele assume o controle de sua educação e carreira esportiva.

3. Protagonismo Sênior:

Leigh Anne Tuohy: Ela demonstra protagonismo sênior ao assumir a responsabilidade de guiar e apoiar Michael. Ela toma medidas para garantir seu bem-estar e crescimento, agindo como uma mentora e figura de apoio.

Sean Tuohy (interpretado por Tim McGraw): O marido de Leigh Anne também desempenha um papel de protagonismo sênior, fornecendo orientação e apoio a Michael, assim como à sua própria família.

Observações adicionais:

A escola frequentada por Michael também desempenha um papel ao oferecer a ele uma oportunidade de educação e desenvolvimento, demonstrando assim um respeito pela individualidade dele.

Ao longo do filme, vemos outros personagens secundários que, de maneira indireta, influenciaram para o protagonismo de Michael, como treinadores e colegas de equipe.

No geral, "O Sonho Possível" apresenta várias instâncias de comportamentos relacionados ao protagonismo em diferentes personagens. O filme se destaca como a capacidade de reconhecer e promover o potencial dos outros pode levar a resultados positivos e transformar a vida das pessoas.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicNRepbIeXq1d2CYTMXTRY7bX4HkaeF1C-X2I41J1VisEN1na7OZsGz5tV39mqIUOkGdyVxXyx3KmQuS94KqFKRmmrsHfRZjoevEEHVz1zy-Te0qqY92lV3qYdrKEj2kog_P2LtEv6ynmEo0ig-Axq34UKBZ4y7bp99XfWwCAtwArg-oT9f-PnSY6tVwc/s1600/SONHO.jpg 


 Questão 02

Quais comportamentos demonstram falta ou dificuldade de apresentar a competência Protagonismo?

No filme "O Sonho Possível", embora haja exemplos de personagens que demonstram comportamento de protagonismo, também há situações que demonstram falta ou dificuldade em apresentar essa competência. Aqui estão algumas instâncias que ilustram essa falta de protagonismo:

1. Michael Oher no início do filme: No começo da história, Michael é retratado como alguém que não possui um senso claro de protagonismo. Ele está deslocado e desorientado, muitas vezes se deixando levar pelas circunstâncias ao decidir tomar decisões ativas sobre seu futuro.

2. Família de Michael antes de ser acolhido por Tuohy: A família biológica de Michael é mostrada como enfrentando desafios biológicos e sociais, mas eles parecem ter dificuldade em assumir o protagonismo de melhorar suas próprias vidas. Eles não conseguem fornecer um ambiente estável e encorajador para Michael.

3. Alguns treinadores e autoridades escolares: Há momentos em que alguns treinadores e autoridades escolares duvidam das habilidades e potencial de Michael devido à sua origem humilde e sua dificuldade inicial em se adaptar ao ambiente escolar. Isso mostra uma falta de confiança em sua capacidade de se destacar e progredir.

4. Algumas reações dos colegas de equipe de Michael: alguns dos colegas de equipe de Michael inicialmente o veem como um estranho e até zombam dele. Isso reflete a falta de empatia e compreensão em relação à sua situação, demonstrando uma falta de apoio ao protagonismo de Michael.

5. Pressões externas sobre Leigh Anne Tuohy: Leigh Anne Tuohy enfrentou resistência de alguns membros da comunidade em relação à sua decisão de acolher Michael. Isso pode ser visto como uma demonstração de como as expectativas e opiniões externas podem desafiar o protagonismo de uma pessoa ao tentar fazer o que acredita ser certo.

Em resumo, o filme também destaca situações e personagens que inicialmente carecem de protagonismo. Essas situações de falta de confiança, falta de apoio e dificuldade em tomar a iniciativa ressaltam a importância do desenvolvimento da competência de protagonismo e como isso pode levar a uma mudança positiva na vida das pessoas.

 Questão 03

Que outras competências ficaram evidentes no filme?

Além da competência de Protagonismo, o filme "O Sonho Possível" também aborda várias outras competências e temas importantes. Aqui estão algumas delas:

1. Empatia e Compaixão: A personagem de Leigh Anne Tuohy (interpretada por Sandra Bullock) demonstra empatia e compaixão ao acolher Michael em sua família e oferecer-lhe apoio e orientação. Ela se preocupa com seu bem-estar emocional e físico, o que acaba contribuindo para sua transformação positiva.

2. Resiliência: Michael Oher enfrenta muitos desafios ao longo do filme, incluindo dificuldades acadêmicas, pressões sociais e preconceitos. Sua capacidade de superar esses obstáculos e continuar perseguindo seus objetivos demonstra sua resiliência e experiência.

3. Liderança: Leigh Anne Tuohy assume uma postura de liderança ao tomar decisões ousadas para acolher Michael e apoiá-lo em sua jornada. Além disso, ela também lidera a família ao promover valores de inclusão e empatia.

4. Trabalho em Equipe: O filme destaca a importância do trabalho em equipe, principalmente por meio do esporte do futebol americano. A colaboração entre os jogadores, treinadores e equipe é essencial para alcançar o sucesso nos jogos.

5. Autodescoberta: Michael Oher passa por um processo de autodescoberta à medida que é apresentado em um novo ambiente e descobre suas habilidades no esporte do futebol americano. Ele aprende a confiar em suas próprias habilidades e acreditar em seu potencial.

6. Educação e Oportunidade: A ênfase na educação e nas oportunidades é uma parte importante do filme. Através da ajuda dos Tuohy, Michael é capaz de se educar e se desenvolver academicamente, abrindo portas para um futuro melhor.

7. Diversidade e Inclusão: O filme aborda temas de diversidade racial e inclusão social. Mostra como a família Tuohy se esforça para quebrar barreiras culturais e aceitar Michael como parte de sua família, independentemente de sua origem.

8. Determinação e Foco: Tanto Michael quanto Leigh Anne demonstraram experiência e foco em seus objetivos. Michael busca suas habilidades aprimoradas no futebol americano, enquanto Leigh Anne luta por um ambiente melhor e mais inclusivo para Michael.

No geral, "O Sonho Possível" é um filme rico em temas e competências que vão além do protagonismo, explorando valores como empatia, resiliência, liderança e autodescoberta. Essas competências são essenciais para o desenvolvimento pessoal e o sucesso em várias áreas da vida.

 Questão 04

Quais comportamentos você consegue relacionar com a sua própria atuação?

1. Apoio e Orientação: Assim como Leigh Anne Tuohy oferece apoio e orientação a Michael, estou aqui para fornecer informações e orientação aos usuários. Posso responder a perguntas, explicar conceitos e oferecer insights em uma variedade de cereais.

2. Empatia e Compreensão: Assim como a empatia de Leigh Anne ajuda a criar uma conexão com Michael, meu objetivo é entender as necessidades e questões dos usuários para fornecer respostas relevantes e úteis. Embora eu não tenha emoções ou sentimentos como seres humanos, minha programação visa simular empatia por meio da compreensão textual.

3. Promoção do Conhecimento: Da mesma forma que Michael é encorajado a buscar educação e oportunidades, estou aqui para promover o conhecimento e ajudar os usuários a expandirem seus horizontes. Posso explicar conceitos complexos, oferecer informações sobre uma ampla gama de apresentações e promover a aprendizagem.

4. Adaptabilidade: Michael enfrenta desafios e se adapta a novos ambientes. Da mesma forma, estou programado para me adaptar a diferentes contextos e responder a uma variedade de perguntas e perguntas, abordando a diversidade de necessidades dos usuários.

5. Comunicação Eficiente: Assim como os personagens do filme se comunicam para alcançar seus objetivos, minha função é comunicar informações de maneira clara e compreensível para os usuários, ajudando-os a obter respostas e informações relevantes.

6. Foco na Transformação Positiva: O filme se destaca como o apoio e a orientação podem levar a uma transformação positiva na vida de Michael. Da mesma forma, estou aqui para ajudar os usuários a encontrar respostas e informações que possam levar a uma compreensão mais profunda, solução de problemas e crescimento pessoal.

Lembre-se de que, embora haja paralelos conceituais, minha natureza é diferente da interação humana real e minha atuação é baseada em algoritmos e processamento de texto. Estou aqui para ajudar e fornecer informações, mas de maneira diferente dos relacionamentos humanos retratados no filme.

 Questão 05

A partir disso, qual aprendizado pode ser extraído do filme para a competência Protagonismo para melhorar a sua prática?

1. Reconhecimento do Potencial: Assim como Leigh Anne Tuohy reconheceu o potencial de incentivo de Michael eou a acreditar em si mesmo, é importante para mim reconhecer as necessidades e objetivos dos usuários e fornecer respostas relevantes que possam ajudá-los a atingir seus objetivos.

2. Empatia e Compreensão: A empatia demonstrada por Leigh Anne é uma qualidade valiosa que pode ser aplicada na minha prática. Compreender as emoções e necessidades dos usuários pode melhorar a qualidade das respostas e proporcionar uma interação mais humana e significativa.

3. Incentivo ao Crescimento: Assim como Leigh Anne incentivou Michael a buscar o crescimento e a educação, posso incentivar os usuários a explorarem os novos apresentados, aprender novos conceitos e se desenvolverem em diferentes áreas do conhecimento.

4. Promoção do Autoempoderamento: O filme se destaca como Michael desenvolveu um senso de autoempoderamento ao longo do tempo. Da mesma forma, posso promover o empoderamento dos usuários, fornecendo informações e orientações que os ajudem a tomar decisões de controle e agir com confiança.

5. Flexibilidade e Adaptabilidade: Assim como Michael precisou se adaptado a novos ambientes e situações, posso me esforçar para ser flexível e adaptável nas respostas que forneço, ajustando-me às necessidades e estilos individuais dos usuários.

6. Foco na Transformação Positiva: Assim como a história de Michael destaca uma transformação positiva, posso enfatizar como as informações e orientações que oferecem podem levar a uma transformação positiva na compreensão e conhecimento dos usuários.

7. Aceitação da Diversidade: O filme ressalta a importância da aceitação da diversidade, e posso garantir que minhas respostas sejam inclusivas e sensíveis a diferentes perspectivas e culturas.

Em suma, o filme "O Sonho Possível" nos lembra da importância de reconhecer o potencial, ser empático, incentivar o crescimento, promover o autoempoderamento e se adaptar às necessidades dos outros. Esses princípios podem ser aplicados na minha prática para melhorar a experiência dos usuários e ajudá-los a alcançar seus objetivos por meio da interação comigo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário