quinta-feira, 22 de junho de 2023

POEMA (FRAGMENTO): MANHÃ DE VERÃO - OLAVO BILAC - COM GABARITO

 POEMA(FRAG.): MANHÃ DE VERÃO

               Olavo Bilac

[…]

 

Diz a palmeira: “Invejo-a! ao vir a luz radiante,

Vem o vento agitar-me e desnastrar-me a coma:

E eu pelo vento envio ao seu cabelo ondeante

Todo o meu esplendor e todo o meu aroma!”

 

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX6bShAeR7wZmu4cuj1tVPfnTs7SaKJQpl9-usSIn6one-BA-pskBQk59gypfvH7XJ_KUMLKQ447btzn7-BlQhxxd0Bu7VwXpFkoUpz-_1pALpAPU2yyRoR4f3gIqwykfZnEVzQE3_wYAuX7NSmf1tuvplGfLqvg488zUcUu2EVpNk2urATpyliK0O9KA/s320/VERAO.jpg

E a floresta, que canta, e o sol, que abre a coroa

De ouro fulvo, espancando a matutina bruma,

E o lírio, que estremece, e o pássaro, que voa,

E a água, cheia de sons e de flocos de espuma,

 

Tudo, – a cor, o dano, o perfume e o gorjeio,

Tudo, elevando a voz, nesta manhã de estio,

Diz: “Pudesses dormir, poeta! no seu seio,

Curvo como este céu, manso como este rio!”

 

BILAC, Olavo. Alma inquieta. Belém: Núcleo de Educação a Distância da Universidade do Amazonas.

Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000245.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2018.

Fonte: Livro – Português – Conexão e Uso -7º Ano – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho, Editora Saraiva, 1ª ed., São Paulo, 2018.p.268.

ENTENDENDO O POEMA

01. Sobre o que fala o eu poético?

 Ele ressalta a beleza da natureza ao amanhecer.

02. Existem figuras de linguagem que têm papel fundamental na organização do poema.

I.             Reconheça uma delas, que você já estudou, e explique por que ganha essa importância.

A personificação, pois o eu poético “conversa” com os elementos da natureza.

II.           A repetição da conjunção e na segunda estrofe reproduzida também tem papel fundamental na composição do poema. Que efeito ela traz?

Possibilidade: Reforça a ideia da acumulação sucessiva de visões da natureza, o que desperta a sensibilidade e emoção do leitor.

A figura de linguagem criada pela repetição de uma mesma conjunção chama-se polissíndeto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário