quarta-feira, 10 de novembro de 2021

RESENHA DO FILME: EXTRAORDINÁRIO - COM GABARITO

 Resenha do filme: Extraordinário


        Extraordinário praticamente dispensa apresentações; baseado no best-seller de R. J. Palacio, a história já conquistou uma enormidade de fãs e um longa era mais do que esperado. O livro, assim como o filme, vem de uma leva de obras que relacionam a adolescência a questões mais sérias, ligadas, sobretudo, a uma questão de saúde, seja um câncer, a depressão ou até mesmo uma má formação do rosto como é o caso da obra em questão. [...].

        O mais interessante em Extraordinário é que o filme parece entender o que significa esse afeto entre a obra e seu público, algo que não tem nada a ver com a exploração de uma doença ou condição física, mas sim a partilha de sentimentos comuns com um personagem que se sente diferente dos outros, esse é o grande trunfo do longa. A questão não é a doença em si, ou como isso torna aquele personagem diferente, mas sim como isso é presente no íntimo de cada espectador. [...].

        Às vezes, Auggie imagina uma situação absurda para contornar as adversidades, como quando entra na escola com o Chewbacca, pois os dois seriam diferentes. Ou as ótimas piadas entre Auggie e seu amigo JackWill que tiram qualquer senso de piedade em relação aquela criança, evidenciando o quão é comum a infância daquele protagonista. É interessante como essa visão da pré-adolescência pelo ponto de vista desse personagem sempre tratado como um estranho humaniza essa causa, faz com que essa construção do personagem seja feita de dentro para fora, evitando uma construção estereotipada.

        [...]

        É bom ver como o trabalho de atuação contorna bem situações que poderiam cair no puro e simples melodrama exagerado. Assim, Extraordinário é um filme alinhado em fugir de um retrato simples dessa criança com suas diferenças enfrentando um mundo hostil. [...].

OC. Disponível em: https://observatoriodocinema.bol.uol.br/criticas/2017/12/critica-extraordinaria. Acesso em: 20 jul. 2018.

         Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 198-9.

Entendendo a resenha:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Chewbacca: personagem do filme Star-Wars, muito alto, peludo, chama a atenção de todos quando aparece e o som de sua voz é muito diferente.

·        Hostil: adverso, desagradável.

02 – Com base na leitura do 1° parágrafo, responda às questões.

a)   Que obra deu origem ao filme?

Um livro de R. J. Palacio.

b)   Best-seller é uma palavra inglesa que se refere a livros que alcançam grande sucesso de venda. Que informação confirma que o livro é um best-seller?

O fato de a história já ter muitos fãs.

c)   Por que o fato de um livro ser best-seller contribui para que vire filme?

Porque mostra que a história do livro agrada a muitas pessoas e provavelmente, ocorrerá o mesmo com o filme.

d)   Que aspecto da adolescência é abordado no livro e no filme?

A relação entre a adolescência e doenças graves.

e)   Do que trata a história do filme?

De um menino adolescente que tem uma deformidade no rosto.

03 – Estereótipo é uma visão generalizada das coisas com base em ideias preconcebidas, sem considerar as características próprias de uma pessoa, um lugar, uma cultura. Observe o emprego da expressão “visão estereotipada” no 3° parágrafo da resenha.

a)   De que modo o filme retrata o menino?

O filme constrói a personagem como um menino comum em situações cotidianas enfrentadas por qualquer pré-adolescente.

b)   Por que essa maneira de retratar a personagem evita uma visão estereotipada?

Porque o filme sai do lugar-comum e mostra a vida cotidiana do menino, seu jeito próprio de ser e agir, sem enfatizar apenas a deformidade de seu rosto.

04 – Observe o trecho do segundo parágrafo: “[...] mas sim a partilha de sentimentos comuns com um personagem que se sente diferente dos outros, esse é o grande trunfo do longa”.

a)   A palavra destacada retoma que outra palavra usada anteriormente?

Filme.

b)   Por que o texto fez substituições de palavras?

Para evitar a repetição da palavra filme, tornando o texto mais coeso.

05 – Releia o último parágrafo.

a)   Identifique ao menos duas palavras ou expressões que mostrem a opinião do resenhista.

Possibilidades: “É bom”, “bem”, “puro”, “simples”, “exagerado”, “hostil”.

b)   Qual é a importância dessas palavras e expressões na construção da resenha?

Elas ajudam a construir a argumentação do resenhista, mostrar sua opinião sobre a obra resenhada.

c)   A avaliação do resenhista é positiva ou negativa? Explique.

É uma avaliação positiva. Ele demonstra satisfação e destaca a diferença entre esse filme e os demais com a mesma temática: o filme não cai no senso comum.

 

 

RESENHA DO FILME: SHREK - COM GABARITO

 Resenha do filme: Shrek

        Quando chegou aos cinemas em 2001, "Shrek" foi imediatamente apontado como um dos melhores filmes de animação dos últimos tempos e surpresa das surpresas, não era uma obra produzida pela Pixar ou pela Disney. [...].

        Tudo começa quando Shrek, um ogre grande, feio, esverdeado e maldisposto, vê o seu pântano particular invadido por dezenas de personagens clássicas de histórias infantis. O Lobo Mau, os três porquinhos, Branca de Neve, os anões, Cinderela, Pinóquio, todos estão lá para o desespero do ogre, apaixonado pela solidão e tranquilidade. A culpa de todas aquelas personagens estarem ali é de Farquaad, um governante baixinho e complexado que precisa de se casar com uma princesa para ser considerado rei. Pelo menos foi isso que lhe disse o famoso espelho mágico da rainha malvada, devidamente confiscado do castelo da Bruxa. Disposto a casar-se, Farquaad pede a Shrek para iniciar uma cruzada de salvamento da bela princesa Fiona, que está presa na torre de um castelo que é guardado por um terrível dragão. Como recompensa, Shrek teria de volta a paz e a privacidade do seu pântano. Começa então a saga do ogre à procura da princesa encantada. A acompanha-lo nesta cruzada está um fiel burro falante, que se cola ao ogre para se proteger. Pelo caminho eles vão-se deparar com as mais inusitadas situações e divertidas personagens que vão garantir as gargalhadas dos espectadores. [...].

Disponível em: www.portal-cinema.com/2007/12/critica-shrek-html. Acesso em: 31 mar. 2018.

Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 191.

Entendendo a resenha:

01 – Palavra de sentido equivalente para retornar substituir filmes.

      Obra.

02 – Pronome que retome e substitua ogre.

      Seu.

03 – Hiperônimo para “Lobo Mau, os três porquinhos, Branca de Neve, os anões, Cinderela, Pinóquio”.

      Personagens.

04 – Pronome que retome a explicação de Farquaad para a invasão do pântano de Shrek.

      Isso.

05 – Sintagma nominal para retomar Shrek.

      O ogre. A personagem principal.

06 – Substantivo de sentido equivalente a saga.

      Cruzada, jornada, aventura, etc.

07 – Pronome que se refira a burro falante e a ogre.

      Eles.

     

POEMA: ALMA ANTIGA - ROSEANA MURRAY - COM GABARITO

 Poema: Alma antiga

           Roseana Murray

Menina apaixonada oferece

um coração cheio de vento

onde quem quiser pode soprar

três sementes de sonho.

O coração da menina

ilumina as noites escuras

como se fosse um farol.

É um coração como todos os outros:

às vezes diz sim

às vezes diz não

às vezes diz sim

às vezes diz não

e tem sempre uma enorme

fome de sol.   

Roseana Murray. Classificados poéticos. Belo Horizonte: Miguilim, 1995. p. 18.

        Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 132.

Entendendo o poema:

01 – Escolha três palavras-chave dos versos, ou seja, que indiquem as ideias centrais desse trecho do poema.

      Apaixonada, coração, sonho.

02 – Empregue essas palavras-chave para escrever uma frase que explique os versos.

      Uma menina apaixonada quer que encham seu coração de sonho.

03 – Preste atenção na relação entre os sons e as letras das palavras.

·        Que som consonantal comum existe em apaixonada e cheio?

O som /chê/.

·        Qual é a diferença entre a forma escrita das duas palavras para o mesmo som?

Em apaixonada, a letra que representa o som é x e, em cheio, ch.

·        Que palavras do poema contêm o mesmo som representado pela letra c em oferece?

Coração; soprar; sementes; sonho.

04 – A que conclusão sobre a grafia dos sons da fala você pode chegar, considerando as resposta da questão 03.

      Um mesmo som pode ser representado por letras diferentes.

05 – Cite palavras da mesma família de:

·        Apaixonada: paixão, apaixonado, apaixonar.

·        Cheio: enchente, encher.

06 – Nas palavras da mesma família, o que se pode observar em relação à grafia?

      Palavras da mesma família mantêm semelhança na ortografia. Assim, se cheio escreve-se com ch, palavras como encher e enchente também serão escritas com ch. Se paixão é com x, então apaixonada, apaixonado e outras palavras da mesma família também são grafadas com x.

 

 

POEMA: DORME, RUAZINHA...É TUDO ESCURO... - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

 Poema: DORME, RUAZINHA... É TUDO ESCURO…

           Mário Quintana

Dorme, ruazinha… É tudo escuro…

E os meus passos, quem é que pode ouvi-los?
Dorme o teu sono sossegado e puro,
Com teus lampiões, com teus jardins tranquilos…

Dorme… Não há ladrões, eu te asseguro…
Nem guardas para acaso persegui-los…
Na noite alta, como sobre um muro,
As estrelinhas cantam como grilos…

O vento está dormindo na calçada,
O vento enovelou-se como um cão…
Dorme, ruazinha… Não há nada…

Só os meus passos… Mas tão leves são
Que até parecem, pela madrugada,
Os da minha futura assombração…

Mário Quintana. A Rua dos Cataventos, poema III. Poesias. Porto Alegre: Globo: 1981. p. 3.

        Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p 127-9.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Enovelar-se: enrolar-se.

·        Lampião: antigo poste de iluminação pública; grande lanterna elétrica ou a combustível.

02 – No poema:

a)   A quem o eu lírico se dirige?

À ruazinha.

b)   Que verbo se repete?

Dorme.

c)   A ação indicada por esse verbo é própria de quem?

De pessoas, de animais.

d)   Como o eu lírico trata aquela a quem se dirige?

Trata a ruazinha como se fosse um ser vivo.

03 – Reflita sobre as questões a seguir:

a)   Para quem se costuma entoar canções para dormir?

Para crianças e bebês.

b)   Você conhece alguma canção desse tipo? Veja estes versos de uma conhecida canção de ninar.

“Durma, neném, que a Cuca logo vem

 Papai está na roça e mamãezinha em Belém”.

      Há semelhanças entre a canção de ninar e o poema de Mario Quintana? Compare não apenas as palavras mas a ideia geral, o tom de voz esperado e a melodia, o ritmo dos versos.

      Resposta pessoal do aluno.

c)   No poema, o tratamento dispensado pelo eu lírico àquela a quem ele se dirige tem relação com a canção de ninar? Por quê?

Sim, porque o eu lírico dirige-se à ruazinha tratando-a como uma pessoa que deve dormir. Fala com ela de modo afetivo.

04 – Releia os versos 9 e 10 do poema.

a)   No verso 9, que verbo é usado para indicar a ação do vento? Comente esse uso.

O verbo dormir. O eu lírico trata o vento como ser vivo, já que dormir é uma ação própria dos seres vivos. Usa o recurso da personificação.

b)   De que modo o eu lírico diz que o vento está parado, quieto?

Ele compara o vento a um cão enovelado, enrolado.

c)   Esses recursos para tratar do vento combinam com o modo como o eu lírico trata a ruazinha? Por quê?

Sim, porque o eu lírico trata a rua e o vento como pessoas que dormem.

 

POEMA: MENINO DO MATO (FRAGMENTO) - MANOEL DE BARROS - COM GABARITO

 Poema: Menino do mato (Fragmento)

             Manoel de Barros

Eu queria usar palavras de ave para escrever.

Onde a gente morava era um lugar imensamente e sem nomeação.

Ali a gente brincava de brincar com palavras tipo assim:

Hoje eu vi uma formiga ajoelhada na pedra!

A Mãe que ouvira a brincadeira falou:

Já vem você com suas visões!

Porque formigas nem têm joelhos ajoelháveis e nem há pedras de sacristias por aqui.

Isso é traquinagem da sua imaginação.

O menino tinha no olhar um silêncio de chão e na sua voz uma candura de Fontes.

O Pai achava que a gente queria desver o mundo para encontrar nas palavras novas coisas de ver assim: eu via a manhã pousada sobre as margens do rio do mesmo modo que uma garça aberta na solidão de uma pedra.

Eram novidades que os meninos criavam com as suas palavras.

Assim Bernardo emendou nova criação:

Eu hoje vi um sapo com olhar de árvore.

Então era preciso desver o mundo para sair daquele lugar imensamente e sem lado.

A gente queria encontrar imagens de aves abençoadas pela inocência.

O que a gente aprendia naquele lugar era só ignorâncias para a gente bem entender a voz das águas e dos caracóis.

A gente gostava das palavras quando elas perturbavam o sentido normal das ideias.

Porque a gente também sabia que só os absurdos enriquecem a poesia.

[...]

Manoel de Barros. Menino do mato. São Paulo: Leya, 2010. p. 9-10.

Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 117-8.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Candura: pureza; simplicidade.

·        Sacristia: lugar de uma igreja em que são guardados objetos sagrados e as vestimentas sacerdotais.

02 – De que brincadeira fala o poema? Como seria essa brincadeira?

      Brincadeira com palavras. As crianças fariam jogos brincando com as palavras, inventando frases, combinando sons.

03 – Releia o verso abaixo do poema.

        “Isso é traquinagem da sua imaginação.”

a)   Quem fala e a quem se dirige?

A mãe fala, dirigindo-se ao filho.

b)   De acordo com o sentido geral do texto, o que significa traquinagem?

Brincadeira; travessura; coisa de menino levado.

c)   Qual foi a frase criada pelo menino e considerada pela mãe uma “traquinagem” da imaginação dele?

“Hoje eu vi uma formiga ajoelhada na pedra!”

d)   Por que a mãe considerou a frase uma “traquinagem da sua imaginação”?

Porque ela disse que formigas não se ajoelham e que o menino estaria inventando coisas.

e)   Quais eram as “traquinagens” feitas pelo menino?

Inventar frases, brincar com as palavras.

04 – Releia os versos abaixo:

        “O Pai achava que a gente queria desver o mundo

        para encontrar nas palavras novas coisas de ver.”

a)   Observe o verbo desver em um contexto bem diferente: um meme que circulou na internet em que a personagem faz um pedido dirigindo à rede social. Que sentido tem o verbo nesse caso?

Nesse caso, o verbo significa que não se quer ver determinada coisa desagradável ou desinteressante. Assim como há coisas para curtir e comentar, deveria haver outras para não ver, deixar de ver.

b)   Uma formiga ajoelhada numa pedra seria uma “nova coisa de ver”? Por quê?

Sim, porque, na realidade, uma formiga não se ajoelha. No poema, as palavras criaram essa possibilidade, essa “nova coisa de ver”.

c)   No contexto geral do poema, o que pode significar a expressão “desver o mundo”?

Pode significar ver o mundo de outro modo, de um modo diferente do habitual.

 

 

CAPA DE LIVROS: CEM ANOS DE SOLIDÃO/ O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO - COM GABARITO

 Capa: de livros

Cem anos de solidão

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     Umas das obras-primas do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, Cem anos de solidão conta a história da família Buendia, dos fundadores da cidade de Macondo, um paraíso perdido em meio a vales e florestas da América Latina. Na obra, Gabo, como era conhecido o escritor, narra a vida dos membros da família e também os acontecimentos fantasiosos que rodeiam a misteriosa cidade.

O apanhador no campo de centeio

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKwyy7hTJ6sfXDcAifh9jasxpAZWrf47ZvQ-x6dV_TMajYofg-qPs7_i8QS2xG4mBltczahyEF4yv-IN6VuExM0kA_hz5Y4PH-LRr-T_awcjx7lASKjvRv2ccc78_US3ASk-9R_7X7ISw/s275/CEM.jpg


    Romance do escritor norte-americano J. D. Salinger, O apanhador no campo de centeio foi inicialmente publicado no formato de revista e, em 1951, passou a ser disponibilizado como livro. A trama conta um dia do jovem nova-iorquino Holden Caufield, que começa a divagar sobre suas dúvidas e inseguranças, típicas da adolescência.

        [...]

Os 10 livros clássicos que você precisa ler agora. Universia Brasil, 31 mar. 2016. Disponível em: http://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2016/03/31/1137871/10-livros-classicos-precisa-ler-agora.html. Acesso em: 11 jun. 2018.

Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 96.

Entendendo a capa de livros:

01 – Você já ouviu falar nesses livros?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual deles você mais gostaria de ler? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Por que se descreve o primeiro livro como uma obra-prima?

      Porque é um dos livros mais notáveis, importantes, do autor.

04 – Onde nasceu o escritor do segundo livro? Justifique sua resposta.

      Nos Estados Unidos, porque o escritor é caracterizado como “norte-americano”.

05 – Mencione duas características que as palavras norte-americano e nova-iorquino têm em comum.

      As duas indicam a origem de alguém e também são escritas com hífen.

06 – As palavras obra-prima, norte-americano e nova-iorquino são formadas da mesma maneira? Explique sua resposta.

      Sim, são todas palavras compostas formadas pela junção de dois radicais e unidas por hífen.

NOTÍCIA: ONG BUSCA VOLUNTÁRIOS PARA MONTAR BRINQUEDOTECAS EM CRECHES DO PAÍS - ALANA GANDRA - COM GABARITO

 Notícia: ONG busca voluntários para montar brinquedotecas em creches do país

Publicado em 07/10/2017 – 19:26 Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

        A organização não governamental (ONG) Visão Mundial abriu campanha nacional em busca de voluntários que ajudem na montagem de brinquedotecas em creches comunitárias no país e também de doações de brinquedos, livros e mobília para esses espaços. A intenção é beneficiar diretamente cerca de 2 mil crianças, segundo a assessora nacional de Educação da ONG, Andreia Freire.

        Serão atendidas instituições de Recife, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Maceió, do Rio de Janeiro, de Brasília e dos sertões alagoano e do Rio Grande do Norte.

        A ONG tem foco na proteção à infância e atua em comunidades brasileiras há mais de 42 anos, desenvolvendo ações em prol do bem-estar das crianças. “Uma das ferramentas pedagógicas que a gente utiliza para desenvolver essas ações é o calendário dos direitos”, destaca Andreia.

        Esse calendário anual elege algumas datas vinculadas ao direito da infância. Neste mês de outubro, é dado ênfase ao brincar, em comemoração ao Dia da Criança, porque a prática tem relação com a infância e com o seu desenvolvimento. A partir da experiência no contato e no diálogo com escolas e creches municipais das comunidades onde atua, a Visão Mundial percebeu a ausência de espaços que promovam o brincar e o espaço lúdico necessário para que as crianças tenham esse ambiente favorável ao seu desenvolvimento.

        "Daí surgiu a ideia de focar essa data, este ano, na primeira infância e na promoção de uma mobilização das pessoas das cidades, em prol da estruturação das brinquedotecas”, diz Andreia. O objetivo é envolver as pessoas das cidades para que percebam a importância do brincar para a criança, sobretudo na primeira infância.

        [...]

Alana Gandra. ONG busca voluntários para montar brinquedotecas em creches no país. EBC, 7 out. 2017. Disponível em: www.agenciabrasil.ebc.com.br/educação/noticia/2017-10/0ng-busca-voluntários-para-montar-brinquedotecas-em-creches-do-pais. Acesso em: 6 jun. 2017.

Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 76-77.

Entendendo a notícia:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Brinquedoteca: coleção de jogos e brinquedos organizada num espaço destinado a estimular a criança a brincar.

·        Lúdico: recreativo, que serve para divertir e dar prazer.

·        Mobília: conjunto de móveis de um ambiente.

·        Mobilização: envolvimento; aliança em torno de uma causa comum.

·        Pedagógico: destinado ao ensino.

·        Primeira infância: os primeiros seis anos de vida.

·        Sobretudo: principalmente.

02 – Releia o título e o lide.

a)   No título, qual é o sujeito da ação de buscar voluntários para montar brinquedotecas?

ONG.

b)   No lide, como esse sujeito é apresentado?

A organização não governamental (ONG) Visão Mundial.

c)   O título informa para que serão montadas brinquedotecas? E o lide? Justifique sua resposta com a localização de um trecho da notícia.

O título não informa para que serão montadas, mas o lide sim: “A intenção é beneficiar diretamente cerca de 2 mil crianças”.

d)   Com base nessa comparação, o que você pode dizer sobre a função do lide em relação ao título da notícia?

O lide amplia as informações do título, acrescenta dados e complementa o que for necessário para que se tenha o resumo dos principais pontos da notícia.

03 – Releia os trechos a seguir:

I – “A ONG tem foco na proteção à infância e atua em comunidades brasileiras há mais de 42 anos, desenvolvendo ações em prol do bem-estar das crianças”.

II – “Daí surgiu a ideia de focar essa data, este ano, na primeira infância e na promoção de uma mobilização das pessoas das cidades, em prol da estruturação das brinquedotecas. [...]”.

a)   Considerando o contexto em que foi empregada, você saberia substituir a expressão “em prol”, nos dois trechos, por outra de sentido equivalente?

Em favor; em defesa.

b)   Volte ao texto da notícia e localize os dois trechos. Indique qual deles está em discurso direto e de quem é a fala.

O trecho II está em discurso direto e quem fala é a Assessora Nacional de Educação da ONG, Andréia Freire.

c)   Explique a importância da transcrição da fala de pessoas numa notícia.

A transcrição cria um sentido de verdade, como se a pessoa estivesse falando diretamente com o leitor. Cria também o efeito de imparcialidade, que evidencia que o jornalista ouviu as pessoas e não está apenas dando uma opinião pessoal na notícia.

04 – Segundo a notícia:

a)   Qual é o objetivo da campanha promovida pela ONG Visão Mundial?

Reunir doações de brinquedos, livros e móveis para brinquedotecas e encontrar voluntários dispostos a montá-las em creches comunitárias.

b)   Qual é a importância da criação de brinquedotecas?

Elas são um espaço com brinquedos, que ajudam no desenvolvimento da criança, especialmente na primeira infância.

c)   Que tipo de mobilização vem sendo desenvolvido pela ONG?

A ONG mobiliza voluntários para montar as brinquedotecas e receber doações.

05 – Que regras explicam a acentuação das palavras em destaque a seguir?

a)   “[A intenção é beneficiar ...]”.

Acentua-se a palavra é porque ela é um monossílabo tônico.

b)   “[...] e também de doações [...]”.

Acentua-se a palavra também porque ela é uma palavra oxítona terminada em –em.

06 – Releia este trecho:

        “[...] A partir da experiência no contato e no diálogo com escolas e creches municipais das comunidades onde atua, a Visão Mundial percebeu a ausência de espaços que promovam o brincar e o espaço lúdico necessário para que as crianças tenham esse ambiente favorável ao seu desenvolvimento.

a)   Que sintagma nominal exerce a função de sujeito do verbo em destaque?

A Visão Mundial.

b)   Por que esse verbo foi empregado no singular?

Porque se relaciona a um sujeito que também está no singular.

c)   O substantivo que exerce a função de sujeito é próprio ou comum? Justifique sua resposta.

Substantivo próprio, porque é o nome de uma ONG. Está grafado com as letras iniciais maiúsculas.

 

 

CARTAZ: GALERA DA PRAIA - TAMARA ORG - COM GABARITO

 Cartaz: Galera da Praia


 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIH0VTR7uu3PobYZHm9_OjchbJUlH2qCyuTEv00lncTj6_SZ5uE8c28hnJx5p0Px4FiY7yyD4bDoKV0O5OA4Q94JxvzThZo1des0O_qrlvB16Uw3EjrLrnZZiipPFhqNOh2nTd9JRjmqA/s296/cartaz.jpg





Disponível em: www.tamar.org.br/galera-da-praia.php. Acesso em: 6 jun. 2018.

Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 64-5.

Entendendo o cartaz:

01 – A que a palavra galera se refere no cartaz?

      Refere-se ao grupo de tartarugas marinhas.

02 – Trata-se de um substantivo coletivo? Explique sua resposta.

      Sim, pois é uma palavra que indica um grupo, um conjunto de seres.

03 – Essa palavra geralmente é usada em situações formais?

      Não. É mais comum em situações informais e cotidianos.

04 – Agora imagine que substantivo coletivo você usaria ao cumprimentar um grupo de colegas:

·        No início de uma apresentação oral de uma pesquisa na escola?

Resposta pessoal do aluno. Sugestões: Bom dia/boa tarde, classe; Bom dia/boa tarde, turma.

·        Depois de uma partida de futebol na quadra da escola?

Resposta pessoal do aluno. Sugestões: Valeu, galera!; Até mais, pessoal! Etc.