quarta-feira, 10 de novembro de 2021

RESENHA DO FILME: EXTRAORDINÁRIO - COM GABARITO

 Resenha do filme: Extraordinário


        Extraordinário praticamente dispensa apresentações; baseado no best-seller de R. J. Palacio, a história já conquistou uma enormidade de fãs e um longa era mais do que esperado. O livro, assim como o filme, vem de uma leva de obras que relacionam a adolescência a questões mais sérias, ligadas, sobretudo, a uma questão de saúde, seja um câncer, a depressão ou até mesmo uma má formação do rosto como é o caso da obra em questão. [...].

        O mais interessante em Extraordinário é que o filme parece entender o que significa esse afeto entre a obra e seu público, algo que não tem nada a ver com a exploração de uma doença ou condição física, mas sim a partilha de sentimentos comuns com um personagem que se sente diferente dos outros, esse é o grande trunfo do longa. A questão não é a doença em si, ou como isso torna aquele personagem diferente, mas sim como isso é presente no íntimo de cada espectador. [...].

        Às vezes, Auggie imagina uma situação absurda para contornar as adversidades, como quando entra na escola com o Chewbacca, pois os dois seriam diferentes. Ou as ótimas piadas entre Auggie e seu amigo JackWill que tiram qualquer senso de piedade em relação aquela criança, evidenciando o quão é comum a infância daquele protagonista. É interessante como essa visão da pré-adolescência pelo ponto de vista desse personagem sempre tratado como um estranho humaniza essa causa, faz com que essa construção do personagem seja feita de dentro para fora, evitando uma construção estereotipada.

        [...]

        É bom ver como o trabalho de atuação contorna bem situações que poderiam cair no puro e simples melodrama exagerado. Assim, Extraordinário é um filme alinhado em fugir de um retrato simples dessa criança com suas diferenças enfrentando um mundo hostil. [...].

OC. Disponível em: https://observatoriodocinema.bol.uol.br/criticas/2017/12/critica-extraordinaria. Acesso em: 20 jul. 2018.

         Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 198-9.

Entendendo a resenha:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Chewbacca: personagem do filme Star-Wars, muito alto, peludo, chama a atenção de todos quando aparece e o som de sua voz é muito diferente.

·        Hostil: adverso, desagradável.

02 – Com base na leitura do 1° parágrafo, responda às questões.

a)   Que obra deu origem ao filme?

Um livro de R. J. Palacio.

b)   Best-seller é uma palavra inglesa que se refere a livros que alcançam grande sucesso de venda. Que informação confirma que o livro é um best-seller?

O fato de a história já ter muitos fãs.

c)   Por que o fato de um livro ser best-seller contribui para que vire filme?

Porque mostra que a história do livro agrada a muitas pessoas e provavelmente, ocorrerá o mesmo com o filme.

d)   Que aspecto da adolescência é abordado no livro e no filme?

A relação entre a adolescência e doenças graves.

e)   Do que trata a história do filme?

De um menino adolescente que tem uma deformidade no rosto.

03 – Estereótipo é uma visão generalizada das coisas com base em ideias preconcebidas, sem considerar as características próprias de uma pessoa, um lugar, uma cultura. Observe o emprego da expressão “visão estereotipada” no 3° parágrafo da resenha.

a)   De que modo o filme retrata o menino?

O filme constrói a personagem como um menino comum em situações cotidianas enfrentadas por qualquer pré-adolescente.

b)   Por que essa maneira de retratar a personagem evita uma visão estereotipada?

Porque o filme sai do lugar-comum e mostra a vida cotidiana do menino, seu jeito próprio de ser e agir, sem enfatizar apenas a deformidade de seu rosto.

04 – Observe o trecho do segundo parágrafo: “[...] mas sim a partilha de sentimentos comuns com um personagem que se sente diferente dos outros, esse é o grande trunfo do longa”.

a)   A palavra destacada retoma que outra palavra usada anteriormente?

Filme.

b)   Por que o texto fez substituições de palavras?

Para evitar a repetição da palavra filme, tornando o texto mais coeso.

05 – Releia o último parágrafo.

a)   Identifique ao menos duas palavras ou expressões que mostrem a opinião do resenhista.

Possibilidades: “É bom”, “bem”, “puro”, “simples”, “exagerado”, “hostil”.

b)   Qual é a importância dessas palavras e expressões na construção da resenha?

Elas ajudam a construir a argumentação do resenhista, mostrar sua opinião sobre a obra resenhada.

c)   A avaliação do resenhista é positiva ou negativa? Explique.

É uma avaliação positiva. Ele demonstra satisfação e destaca a diferença entre esse filme e os demais com a mesma temática: o filme não cai no senso comum.

 

 

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