quarta-feira, 10 de novembro de 2021

POEMA: DORME, RUAZINHA...É TUDO ESCURO... - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

 Poema: DORME, RUAZINHA... É TUDO ESCURO…

           Mário Quintana

Dorme, ruazinha… É tudo escuro…

E os meus passos, quem é que pode ouvi-los?
Dorme o teu sono sossegado e puro,
Com teus lampiões, com teus jardins tranquilos…

Dorme… Não há ladrões, eu te asseguro…
Nem guardas para acaso persegui-los…
Na noite alta, como sobre um muro,
As estrelinhas cantam como grilos…

O vento está dormindo na calçada,
O vento enovelou-se como um cão…
Dorme, ruazinha… Não há nada…

Só os meus passos… Mas tão leves são
Que até parecem, pela madrugada,
Os da minha futura assombração…

Mário Quintana. A Rua dos Cataventos, poema III. Poesias. Porto Alegre: Globo: 1981. p. 3.

        Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p 127-9.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Enovelar-se: enrolar-se.

·        Lampião: antigo poste de iluminação pública; grande lanterna elétrica ou a combustível.

02 – No poema:

a)   A quem o eu lírico se dirige?

À ruazinha.

b)   Que verbo se repete?

Dorme.

c)   A ação indicada por esse verbo é própria de quem?

De pessoas, de animais.

d)   Como o eu lírico trata aquela a quem se dirige?

Trata a ruazinha como se fosse um ser vivo.

03 – Reflita sobre as questões a seguir:

a)   Para quem se costuma entoar canções para dormir?

Para crianças e bebês.

b)   Você conhece alguma canção desse tipo? Veja estes versos de uma conhecida canção de ninar.

“Durma, neném, que a Cuca logo vem

 Papai está na roça e mamãezinha em Belém”.

      Há semelhanças entre a canção de ninar e o poema de Mario Quintana? Compare não apenas as palavras mas a ideia geral, o tom de voz esperado e a melodia, o ritmo dos versos.

      Resposta pessoal do aluno.

c)   No poema, o tratamento dispensado pelo eu lírico àquela a quem ele se dirige tem relação com a canção de ninar? Por quê?

Sim, porque o eu lírico dirige-se à ruazinha tratando-a como uma pessoa que deve dormir. Fala com ela de modo afetivo.

04 – Releia os versos 9 e 10 do poema.

a)   No verso 9, que verbo é usado para indicar a ação do vento? Comente esse uso.

O verbo dormir. O eu lírico trata o vento como ser vivo, já que dormir é uma ação própria dos seres vivos. Usa o recurso da personificação.

b)   De que modo o eu lírico diz que o vento está parado, quieto?

Ele compara o vento a um cão enovelado, enrolado.

c)   Esses recursos para tratar do vento combinam com o modo como o eu lírico trata a ruazinha? Por quê?

Sim, porque o eu lírico trata a rua e o vento como pessoas que dormem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário