Texto: O rádio forma imagens
Trata-se de um meio cego, mas que pode
estimular a imaginação, de modo que logo ao ouvir a voz do locutor o ouvinte
tente visualizar o que ouve, criando na mente a figura do dono da voz. Que imagens
são criadas quando a voz transmite um conteúdo emocional? – uma entrevista com
esposas reunidas na boca de um poço após terem notícia de um acidente numa mina
de carvão, a alegria hesitante de parentes que estão em lados opostos do mundo,
ligados pelo programa de um DJ.
Ao contrário da televisão, em que as
imagens são limitadas pelo tamanho da tela, as imagens do rádio são do tamanho
que você quiser. Para o escritor de peças radiofônicas, é fácil nos envolver
numa batalha entre duendes e gigantes, ou fazer a nossa espaçonave pousar num
estranho e distante planeta. Criada por efeitos sonoros apropriados e apoiada
pela música adequada, praticamente qualquer situação pode ser trazida ao
ouvinte. Como disse um colegial ao ser perguntado sobre as novelas da
televisão: “Prefiro o rádio, o cenário é bem melhor”.
Será o rádio mais preciso? Naturalmente, um meio visual leva vantagem quando
se demonstra um procedimento ou uma técnica, e uma simples imagem vale por
muitas palavras de descrição. Tanto o som como a imagem são suscetíveis a
distorções de seletividade, e no noticiário cabe à integridade do indivíduo que
está no local produzir um relato o mais justo, honesto e factual possível. No
caso do rádio, sua grande capacidade de apelar diretamente à imaginação não
deve permitir a interpretação individual de um evento factual, para não dizer o
exagero deliberado desse evento por parte do radialista. Quem faz textos e
comentários para o rádio escolhe as palavras de modo a criar as devidas imagens
na mente do ouvinte e, assim fazendo, torna o assunto inteligível e a ocasião
memorável.
Produção
de rádio – Um guia abrangente de produção radiofônica. Trad. Mauro Silva. São
Paulo, Summus, 2001.
Fonte: Livro – Ler,
entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p. 192-5.
Entendendo o texto:
01 – Por que o autor do
texto afirma que o rádio é um meio cego?
Porque o rádio
não exibe imagens.
02 – O que são vozes com
conteúdo emocional?
São as vozes de
pessoas envolvidas em situações de angústia ou de alegria.
03 – Releia o trecho abaixo:
“[...] as imagens do rádio são do
tamanho que você quiser”.
Como você entende essa
afirmação do autor?
No rádio, o
locutor descreve as imagens com palavras e, portanto, tem mais liberdade para
criar cenários, personagens e situações.
04 – Releia o trecho em que
um colegial compara as novelas de TV às do rádio:
“Como
disse um colegial ao ser perguntado sobre as novelas de televisão: ‘Prefiro o
rádio, o cenário é bem melhor’”.
Como você entende essa
afirmação?
O rádio permite
que o ouvinte use a imaginação. Um cenário descrito no rádio pode ser mais
bonito na imaginação do ouvinte do que um cenário já pronto mostrado na
televisão.
05 – Na sua opinião, que
tipo de repórter tende a ser mais preciso ao relatar fatos: o profissional do
rádio ou da televisão? Argumente para justificar a sua opinião.
Resposta pessoal
do aluno.
06 – Que cuidado um
profissional do rádio deve ter ao transmitir, por exemplo, a notícia de um
acidente grave numa rodovia?
Usar palavras
precisas (para não permitir a interpretação individual do evento) e evitar o
exagero deliberado.
07 – Qual deve ser a
principal preocupação de quem escreve textos para serem transmitidos pelo
rádio?
Criteriosa
seleção das palavras, para tornar o assunto inteligível e a ocasião, memorável,
digna de ser lembrada.
08 – O texto que você leu
foi escrito em três parágrafos. Qual a ideia desenvolvida no primeiro
parágrafo?
A ideia de que o rádio não transmite
imagens, mas desperta a imaginação do ouvinte.
09 – Ao expor suas ideias, o
autor emprega o recuso da comparação.
a)
A qual
outro meio de comunicação ele compara o rádio?
À TV.
b)
Em que aspecto o rádio é diferente desse
outro meio de comunicação?
O fato de os cenários, personagens e situações serem transmitidos
por palavras e efeitos sonoros dá mais liberdade à criação do escritor de peças
radiofônicas e à imaginação do ouvinte.
c)
Em que aspecto os dois meios de comunicação
podem ser semelhantes?
Sem o cuidado dos profissionais de comunicação, tanto do rádio como
a TV podem distorcer os fatos.
10 – Ao comparar os dois
meios de comunicação, o autor do texto comenta também a questão ética,
afirmando que tanto o rádio como a TV devem ter um compromisso com a verdade. O
que você pensa sobre isso? Você confia nas informações que recebe pelo rádio ou
pela TV? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal
do aluno.
11 – Ao concluir o texto, o
autor se detém na questão ética do rádio e volta a comentar a ideia contida no
primeiro parágrafo. Segundo ele, o que possibilita aos ouvintes a criação de
imagens livres de exageros, a compreensão dos fatos e a emoção?
A adequada seleção das palavras.
12 – O título do texto está
adequado? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal
do aluno.