domingo, 17 de maio de 2020

POEMA: DÚVIDAS - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM GABARITO

Poema: Dúvidas
                                                      Carlos Queiroz Telles
Às vezes
eu sinto que ela quer.
Outras vezes
eu acho que não.

Ah, como grita
o meu peito...
Cala a boca,
coração!

Ela não pode
desconfiar que
este vai ser
o meu primeiro...
                                         
Sufoco de vergonha
e de falta de jeito.
E agora, meu Deus?
O que é que eu faço
com as mãos?

Às vezes
eu sinto que ela quer.
Outras vezes
eu acho que não.

Beijo ou não beijo...
eis a questão.
            Sonhos, grilos e paixões. São Paulo: Moderna, 1990. p. 42.
                                       Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – Atual Editora -1998 – p. 235-6.
Entendendo o poema:

01 – O poema se intitula “Dúvidas”.
a)   Que tipo de dúvida o eu lírico demonstra ter?
A dúvida de beijar ou não uma garota.

b)   Observe que a 1ª e 5ª estrofes são iguais. Que efeito essa repetição causa na significação geral do texto?
Reforça a dúvida que ele sente e o seu estado de insegurança.

02 – Observe os sinais de pontuação empregados no poema. Note que, além do ponto final, foram empregadas as reticências, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação.
a)   Qual a relação existente entre esses sinais e o estado emocional do eu lírico?
Os sinais de pontuação revelam seu estado conflituoso e nervoso, ora querendo beijar a namorada, ora achando melhor esperar.

b)   Destaque um ou dois versos do texto que comprovem esse estado emocional do eu lírico?
Dentre outros, “Cala a boca, / coração!”.

c)   Esse estado emocional revela que o eu lírico é uma pessoa experiente ou inexperiente? Comprove sua resposta com uma estrofe do texto.
Inexperiente, como comprova a 3ª estrofe.

03 – Existem, na língua, principalmente na língua oral, palavras e expressões expletivas ou de realce, ou seja, que podem ser eliminadas sem prejuízo para o sentido da frase. Observe, nestas frases, como as palavras destacadas são dispensáveis:
        O que que foi?
        Não sei o que que vocês estão fazendo aqui.
        E lá se foi ele, sem se despedir de ninguém.
Identifique, na 4ª estrofe, uma expressão que seja expletiva.
      “O que é que eu faço?”.

04 – O poema apresenta algumas orações subordinadas, todas do mesmo tipo. Observe:
        “Eu sinto que ela quer.”
        “Eu acho que não”.
        “Ela não pode desconfiar que este vai ser o meu primeiro...”.
a)   Classifique os verbos sentir, achar e desconfiar quanto à predicação.
São transitivos diretos.

b)   Como, então, se classificam as orações subordinadas destacadas?
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas.

05 – No poema, algumas frases são incompletas, deixando implícita uma informação. Observe estes versos da 1ª estrofe:
        “Eu sinto que ela quer.”
        “Outras vezes / eu acho que não.”
a)   Complete os dois versos destacados, explicitando a informação que falta.
Eu sinto que ela quer (beijar/um beijo). / ... eu acho que (ela) não (quer) (beijar).

b)   Qual é o objeto direto implícito do verbo querer nas duas primeiras frases?
Um beijo / beijar.

06 – Como você sabe, os objetos complementam as ações verbais. O poema em estudo é constituído predominantemente de verbos transitivos diretos. Os objetos diretos (ou orações objetivas diretas), por sua vez, estão ora explícitas, ora implícitos. Comparando a estrutura sintática do texto com o relacionamento amoroso entre os dois jovens, identifique a única afirmativa falsa:
a)   Os verbos do poema são, predominantemente, transitivos, isto é, necessitam de complementos, da mesma forma que os dois jovens buscam completar-se entre si.
b)   As orações subordinadas substantivas objetivas diretas completam verbos como sentir, desconfiar, achar, que reforçam a ideia de dúvida ou insegurança por parte do eu lírico.
c)   O beijo, revelado apenas na última estrofe, é o objeto direto implícito do verbo querer, correspondendo àquilo que implicitamente os dois jovens desejam.
d)   Assim como beijo completaria explicitamente o verbo querer, o beijo entre os dois jovens completaria o que falta no relacionamento de ambos.
e)   A palavra beijo – sintaticamente, objeto direto implícito do verbo querer – se opõe ao beijo real, que é explícito no relacionamento entre os jovens.


       



3 comentários: