sexta-feira, 30 de outubro de 2020

REPORTAGEM: GOVERNO DO PARÁ ANUNCIA MAIS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS - COM GABARITO

 Texto: Governo do Pará anuncia mais medidas de prevenção ao novo Coronavírus

              Governador Helder Barbalho determina um conjunto de ações que inclui até oferta de álcool em gel no transporte coletivo terrestre e hidroviário

        Em entrevista coletiva realizada no Palácio do Governo, em Belém, nesta terça-feira (17), o governador Helder Barbalho anunciou o decreto que determina mais ações preventivas para evitar a circulação do novo Coronavírus no Pará. “Estamos publicando em Diário Oficial extraordinário, neste momento, que envolvem medidas preventivas, preparando e reforçando a estratégia do Estado com o intuito de proteger a sociedade”, disse o governador aos jornalistas.

        Entre as decisões anunciadas, Helder Barbalho comunicou que foi estabelecida, por decreto, a parceria entre Polícia Militar e Procon (serviço de proteção ao consumidor), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), para reforçar a fiscalização da oferta de álcool em gel no Estado. A ação também visa combater a abusividade dos preços. Para evitar novo desabastecimento desse produto de higiene, a venda de álcool em gel será restrita para até três frascos por cliente. A deliberação ocorreu após uma reunião com representantes de entidades comerciais que garantiram o reabastecimento dos estoques ainda nesta semana.

        “Além disso, já solicitamos para o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que é o conselho de secretários de Fazenda, para que possamos isentar de ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), o álcool em gel, as máscaras e luvas, e assim cooperarmos para a redução de preço destes produtos, que passam a ser alvo do cotidiano das pessoas”, acrescentou o governador. Também acompanharam a coletiva o vice-governador do Pará, Lúcio Vale, e os secretários de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, de Educação, Elieth Braga, e da Fazenda, René Silva.

Extraído do site https://agenciapara.com.br/noticia/18461/

Entendendo o texto:

01 – O texto acima pode ser enquadrado em que gênero:

a)   Crônica.

b)   Artigo de opinião.

c)   Reportagem.

d)   Entrevista.

02 – Substitua os verbos em destaque por outros verbos que lhe sirvam de sinônimos perfeitamente adequados ao sentido no contexto.

a)   “... Estado com o intuito de proteger a sociedade”, disse o governador aos jornalistas.

preservar

b)   “... Estamos publicando em Diário Oficial extraordinário, neste momento, que envolvem medidas preventivas...”.

implicam

c)   “... A ação também visa combater a abusividade dos preços...”.

pretende

d)   “... a venda de álcool em gel será restrita para até três frascos por cliente...”.

limitada

e)   “... A deliberação ocorreu após uma reunião com representantes de entidades comerciais...”.

aconteceu

f)    “...assim cooperarmos para a redução de preço destes produtos, que passam a ser alvo do cotidiano das pessoas...”.

colaborarmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário