domingo, 4 de outubro de 2020

RESENHA: NOSSO REINO POR UM ESPETÁCULO - CLOWNS DE SHAKESPEARE - COM GABARITO

 RESENHA: Nosso reino por um espetáculo – Clowns de Shakespeare

           “Um cavalo, um cavalo, meu reino por um cavalo!” Você com certeza já deve ter ouvido a frase que Ricardo III, ao final do texto de William Shakespeare, grita desesperadamente quando o personagem tenta, pela última vez, escapar das consequências mortais de seus atos. Trata-se de uma daquelas frases canônicas do autor inglês, que se junta ao hall de outras famosas como “Ser ou não ser, eis a questão” ou ainda “Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”, ambas de Hamlet.  

           Nos dias 17 e 18 de setembro [...], a frase poderá novamente ser ouvida por uma das companhias teatrais brasileiras mais consolidadas da atualidade. Trata-se do grupo Clowns de Shakespeare, sediado em Natal (RN) e criado em 1993 com o objetivo de investigar a comicidade na obra do dramaturgo inglês.[...]

          Ora, se encenar Shakespeare atualmente já é um grande desafio, seja pela distância histórica de mais de quatro séculos, seja pela extensa lista de referências à obra do autor que se multiplica com o passar dos anos, montá-lo pela via cômica torna ainda mais complicada a aventura. [...]

Fonte: Livro: Se liga na língua, 9º Ano, Editora Moderna, 1ª ed.2018, p.200

Entendendo o filme

a)   Segundo a notícia, por que não é fácil encenar uma obra de Shakespeare?

Porque as obras referem- -se a um tempo histórico distante e receberam muitas referências ao longo do tempo, o que pressupõe a necessidade de um estudo amplo.

 

b)   Que aspecto torna mais significativa a encenação dessas obras pelo grupo teatral Clowns de Shakespeare?

               A opção por uma encenação cômica, que presume uma adaptação da obra original.

 

c)   O produtor da notícia menciona “frases canônicas”. Suponha que o leitor não conheça o sentido de canônicas: como ele poderia deduzi-lo?

 Resposta pessoal. Sugestão: O texto associa “frases canônicas” a “outras [frases] famosas”, o que permite a dedução do sentido.

 

d)   Como o título da notícia elogia o grupo teatral de que falará?

             O título “Nosso reino por um espetáculo” apresenta intertextualidade com uma frase de Shakespeare: “Um cavalo, um cavalo, meu reino por um cavalo!”. Assim como na frase original, indica-se a disposição de ofertar tudo aquilo de que se dispõe para a obtenção de algo que passa a ser considerado mais importante; no caso, o espetáculo.

 

e)   O trecho “seja pela extensa lista de referências à obra do autor que se multiplica com o passar dos anos” pode ser entendido de maneiras diferentes em razão de um uso inadequado do pronome relativo. Quais são os vários sentidos a que se pode chegar?

             Pode-se entender que é a “lista de referências” ou “as referências” ou a “obra” ou o “autor” que se multiplicam.

f)    Reescreva o trecho de modo a atribuir-lhe o único sentido válido nesse contexto.

             Sugestão: Seja pela extensa lista de referências à obra do autor que se multiplicam com o passar dos anos.

g)    Existe outro trecho cujo sentido é falho. Identifique-o e exponha o problema e o sentido que se pretendeu construir.

O trecho é “a frase poderá novamente ser ouvida por uma das companhias teatrais brasileiras [...]”. Entende-se que a companhia escutará a frase, quando, de fato, pretende-se dizer que a companhia falará a frase, que será ouvida pelo público.

 

 

 

 

 

 

2 comentários: