sábado, 3 de outubro de 2020

CRÔNICA: TCHAU (FRAGMENTO) - LYGIA BOJUNGA - COM GABARITO

 Crônica: Tchau (Fragmento)


                                                   Lygia Bojunga

        [...]

        De repente a Mãe ficou de joelhos, agarrou as duas mãos da Rebeca e foi despejando a fala:

        — Eu me apaixonei por um outro homem, Rebeca. Eu estou sentindo por ele uma coisa que nunca! nunca eu tinha sentido antes. Quando eu conheci o teu pai eu fui gostando cada dia mais um pouco dele, me acostumando, ficando amiga, querendo bem. A gente construiu na calma um amor gostoso e foi feliz uma porção de anos. E mesmo quando eu reclamava que ele gostava mais da música do que de mim, eu era feliz...

        — O pai adora você! você não pode...

        —... e mesmo no tempo que o dinheiro era super apertado a gente era feliz...

        — Ele gosta de você! ele gosta demais de você.

        —... mas este último ano a gente tá sempre discutindo, a gente briga a toda hora.

        — Por quê?

        — Não sei; quer dizer, eu sei; eu sei mais ou menos, essas coisas a gente nunca sabe direito, mas eu sei que eu fui me sentindo sozinha.

        [...].

NUNES, L. B. Tchau. In: Tchau. 3. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1987. p. 10 – 21.

Entendendo a crônica:

01 – O uso de reticências durante o diálogo entre a mãe e a filha, permite inferir que as personagens:

a)   Interrompem a fala uma da outra.

b)   Brigam porque a mãe ficou de joelho.

c)   Usam pausas reflexivas no diálogo.

d)   Tranquilizam-se durante a conversa.

e)   Conversam coisas sem conexão.

02 – No trecho do texto, percebe-se uma:

a)   Lembrança do encontro inicial do casal.

b)   Demonstração de diálogo entre as amigas.

c)   Experiência vivida pela filha com um novo namorado.

d)   Discussão sobre o relacionamento de mãe e filha.

e)   Tentativa da filha em reestabelecer o casamento dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário