terça-feira, 20 de outubro de 2020

POEMA: À HORA DO ALMOÇO - LUÍS DELFINO DOS SANTOS - COM GABARITO

 Poema: À HORA DO ALMOÇO

            Luís Delfino dos Santos


Pelo sapê furado da palhoça

Milhões de astros agarram-se luzindo;

O pai, há muito, madrugou na roça:

A mãe prepara o almoço. — O sol é lindo.

 

Canta a cigarra; o porco cheira; engrossa

O fumo dos tições; — anda zunindo

À porta um marimbondo; e fazem troça

As crianças com um ramo o perseguindo.

 

Correm, chilram, vozeiam, tropeçando

Num velho pote; — a mãe, zangada, ralha.

A avó lhes lança o olhar inquieto e brando.

 

No chão um galo ajunta o milho e o espalha,

Enquanto a um canto, as penas arrufando,

Põe a galinha num jacá de palha.

SANTOS, L. D. dos. À hora do almoço. Colaboração voluntária. Disponível em: https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/vo000011.pdf. Acesso em: 07 jun. 2020.

Entendendo o poema:

01 – Releia o texto e circule todas as expressões em que podemos perceber, nitidamente, a conotação.

      São exemplos da linguagem conotativa do texto: astros agarram-se; canta a cigarra; o porco cheira; engrossa o fumo dos tições; anda zunindo; as crianças chilram; um galo ajunta o milho e o espalha.

02 – Leia o texto novamente e circule as palavras cujo significado você não sabe. Depois, pesquise o significado de cada uma no dicionário.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – O texto é um poema. Identifique e registre quantas estrofes e quantos versos o poema apresenta.

      Possui 04 estrofes e 14 versos.

04 – Liste as palavras relacionadas ao título do poema “À hora do almoço”.

      As palavras são: porco, galo, milho, penas, galinha. Essas palavras identificam o tipo de alimento consumido no ambiente a que o texto se refere.

05 – Agora, leia o texto do final para o início e descreva as alterações de enredo que você conseguir perceber.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não se altera a descrição da hora do almoço, pelo fato de o texto ser lido do fim para o início e que esse recurso é exclusivo do gênero poema.

06 – No verso: “O pai, há muito, madrugou na roça”, há uma figura de linguagem que se conceitua por ser uma figura de linguagem usada quando se omite uma palavra que pode ser identificada, que não prejudica a interpretação. Qual o nome desta figura?

      Essa figura se chama elipse.

07 – O verso “Canta a cigarra; o porco cheira; engrossa” apresenta uma figura de linguagem, classificada como figura de pensamento, chamada de prosopopeia. Pesquise sua definição.

      Atribuição de características humanas a seres irracionais ou a coisas.

08 – Encontre, no texto, outra figura de linguagem. Reescreva o verso, cite a figura de linguagem e explique-a.

      O sol é lindo – metáfora – é uma comparação implícita.

 

10 comentários: