Poema: À HORA DO ALMOÇO
Luís Delfino dos Santos
Pelo sapê furado da palhoça
Milhões de astros agarram-se luzindo;
O pai, há muito, madrugou na roça:
A mãe prepara o almoço. — O sol é lindo.
Canta a cigarra; o porco cheira; engrossa
O fumo dos tições; — anda zunindo
À porta um marimbondo; e fazem troça
As crianças com um ramo o perseguindo.
Correm, chilram, vozeiam, tropeçando
Num velho pote; — a mãe, zangada, ralha.
A avó lhes lança o olhar inquieto e brando.
No chão um galo ajunta o milho e o espalha,
Enquanto a um canto, as penas arrufando,
Põe a galinha num jacá de palha.
SANTOS, L. D. dos. À
hora do almoço. Colaboração voluntária. Disponível em: https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/vo000011.pdf.
Acesso em: 07 jun. 2020.
Entendendo o poema:
01 – Releia o texto e
circule todas as expressões em que podemos perceber, nitidamente, a conotação.
São exemplos da
linguagem conotativa do texto: astros agarram-se; canta a cigarra; o porco
cheira; engrossa o fumo dos tições; anda zunindo; as crianças chilram; um galo
ajunta o milho e o espalha.
02 – Leia o texto novamente
e circule as palavras cujo significado você não sabe. Depois, pesquise o
significado de cada uma no dicionário.
Resposta pessoal
do aluno.
03 – O texto é um poema.
Identifique e registre quantas estrofes e quantos versos o poema apresenta.
Possui 04
estrofes e 14 versos.
04 – Liste as palavras
relacionadas ao título do poema “À hora do almoço”.
As palavras são: porco, galo, milho,
penas, galinha. Essas palavras identificam o tipo de alimento consumido no
ambiente a que o texto se refere.
05 – Agora, leia o texto do
final para o início e descreva as alterações de enredo que você conseguir
perceber.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Não se altera a descrição da hora do almoço, pelo fato de o
texto ser lido do fim para o início e que esse recurso é exclusivo do gênero
poema.
06 – No verso: “O pai, há muito, madrugou na roça”, há
uma figura de linguagem que se conceitua por ser uma figura de linguagem usada
quando se omite uma palavra que pode ser identificada, que não prejudica a
interpretação. Qual o nome desta figura?
Essa figura se
chama elipse.
07 – O verso “Canta a cigarra; o porco cheira; engrossa”
apresenta uma figura de linguagem, classificada como figura de pensamento,
chamada de prosopopeia. Pesquise sua definição.
Atribuição de características humanas a seres irracionais ou
a coisas.
08 – Encontre, no texto,
outra figura de linguagem. Reescreva o verso, cite a figura de linguagem e
explique-a.
O sol é lindo –
metáfora – é uma comparação implícita.
Mdss pfttt tankksss
ResponderExcluirAmei obrigada ❤❤
ResponderExcluirAmeiii❤️
ResponderExcluirMuito obrigada❤
ResponderExcluirTop
ResponderExcluirBoa boa
ResponderExcluirOBRIGADA
ResponderExcluirMuitoo bom.obrigada!
ResponderExcluirIsso me ajudou d+, muito obrigadaaa!!
ResponderExcluirajudou muito valeu deverdade
ResponderExcluir