sexta-feira, 23 de outubro de 2020

TEXTO: VEZ E VOZ DO CIDADÃO - ADAPTADO POR MARIA NILCÉIA DE S. TURETA - COM GABARITO

 TEXTO: VEZ E VOZ DO CIDADÃO

         No século passado, houve duas grandes guerras mundiais, a primeira de 1914-1918 e a segunda de 1939-1945, foram, portanto, dez anos de muita crueldade 42 humana que se alastrou pelo mundo, milhões de pessoas foram assassinadas.

          Após mais de setenta anos, ainda continua a luta pela garantia dos Direitos Humanos. Segundo o Professor e Ex-Ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, “(...) em 10 de dezembro de 1948, a Assembleia-Geral das Nações Unidas, reunida em Paris, adotava a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o primeiro documento de âmbito internacional dedicado especificamente aos direitos humanos.”  

         Esse documento abarca as dimensões civil, política, econômica, social e cultural, prevendo direitos e deveres aos cidadãos, independente de sexo, etnia e condição social. Surgiu a partir dos dois Pactos Internacionais de Direitos Civis e Políticos e o de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, assim, na Declaração há a Carta Internacional dos Direitos Humanos que fundamenta as convenções, seminários, estudos, palestras, documentos e ampara legislações que abarcam as questões sobre racismo, o papel da mulher na sociedade, a tortura, os direitos à criança e ao adolescente, entre outros.

         Apesar da Declaração ter início em 1948, somente em 1993, na Conferência de Viena sobre Direitos Humanos foi reafirmada a universalidade dos direitos humanos e consagrada a legitimidade da preocupação internacional, fortalecendo o processo de construção para que todos tenham vez e voz nessa sociedade.

         O Professor Luiz Felipe Lampreia relata que: “O Brasil contribuiu muito para a edificação do sistema internacional de promoção e proteção dos direitos humanos e continua a contribuir para seu contínuo aprimoramento. Cabe lembrar que a Delegação brasileira participou ativa e construtivamente dos trabalhos preparatórios da Declaração Universal de Direitos Humanos, por ocasião da Assembleia-Geral de 1948. Naquela época, nossa Delegação, refletindo o clima da Constituição de 1946 e representando um país que começava a re-exercitar-se, com entusiasmo, na prática democrática, sobressaiu por sua postura liberal, colocando-se entre as que defendiam a criação de mecanismos de proteção internacional dos direitos humanos. Mais recentemente, em 1993, coube ao Brasil ocupar a presidência do Comitê de Redação na Conferência de Viena, função na qual nossa diplomacia foi capaz de influir de maneira decisiva para a superação de impasses que ameaçavam o bom êxito da Conferência.”

          O Brasil é um país em desenvolvimento e, de acordo com alguns especialistas, vivemos a “Terceira Revolução Industrial”, a qual vem transformando a vida dos seres humanos, seja na robótica, na informática, na genética, na 43 telecomunicação entre outros setores. Por outro lado, percebe-se que a maioria das pessoas defendem de forma implícita ou explicitamente interesses próprios esquecendo conceitos simples de sentimentos e competências socioemocionais para viver em sociedade, os quais deveriam estar no topo da revolução e construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

         Em suma, esquecer o cenário atual diante da nossa diversidade cultural, desigualdade social, entre tantos outros obstáculos, é apagar a história de toda uma civilização que tem lutado para construção da equidade e valorização humana.

 Texto adaptado por Maria Nilcéia de S. Tureta

 Disponível em:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000065.pdf. Acesso em: 01 jul 2020.

Após a leitura - Responda às questões:

1)   Conseguiram constatar as expectativas em relação ao texto? Explique.

 Resposta Pessoal

 2)   Qual o assunto abordado no texto?

A luta pelos Direitos Humanos abarcando as dimensões civil, política, econômica, social e cultural, prevendo direitos e deveres aos cidadãos, independente de sexo, etnia e condição social.

 3)   Alguns trechos durante o texto são apresentados entre aspas. O que isso quer dizer?

 As aspas comprovam a fala do Professor e Ex-Ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia e nomeia o novo período que vivemos defendido por alguns especialistas.

4)   Consegue fazer uma relação do texto com o atual contexto do Brasil? Escreva o que você pensa.

Resposta pessoal.

 5)   Assinale a(s)  alternativa(s) que apresenta uma opinião.

I-             “O Brasil é um país em desenvolvimento e, de acordo com alguns especialistas, vivemos a “Terceira Revolução Industrial”, a qual vem transformando a vida dos seres humanos, seja na robótica, na informática, na genética, na telecomunicação, entre outros setores.”

II-           “No século passado, houve duas grandes guerras mundiais: a primeira de 1914-1918 e a segunda de 1939-1945. Foram, portanto, dez anos de muita crueldade humana que se alastrou pelo mundo – milhões de pessoas foram assassinadas.”

III-         “Mais recentemente, em 1993, coube ao Brasil ocupar a presidência do Comitê de Redação na Conferência de Viena [...]”.

IV- “[...] segundo o Professor e Ex-Ministro das Relações   Exteriores Luiz Felipe Lampreia ‘[…] em 10 de dezembro de 1948, a Assembleia-Geral das Nações Unidas, reunida em Paris, adotava a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o primeiro documento de âmbito internacional dedicado especificamente aos direitos humanos.’”

Nenhum comentário:

Postar um comentário