quinta-feira, 15 de outubro de 2020

NOTÍCIA: DICAS DE CUIDADOS PARA OS PETS NO INVERNO - RENATA BRUNELLI - COM GABARITO

 Notícia: Dicas de cuidados para os Pets no inverno

            19/06/2019 – por Renata Brunelli

        Assim como nós humanos, no inverno os animais também estão mais propensos a adquirirem doenças e a procura por clínicas veterinárias aumenta consideravelmente. Como a transmissão de virose nos cães é mais rápida que nos gatos, eles são os primeiros a chegarem nas clínicas.

        Além das doenças respiratórias que são as mais comuns, os animais idosos com problemas osteoarticulares como artrose, calcificações na coluna ou hérnia de disco, passam a sentir mais dor quando expostos às baixas temperaturas.

          Confira nossas dicas para deixar seu Pet quentinho e evitar doenças:

        Tosa: Se o cãozinho faz atividades regulares e não tem problemas de saúde, mantenha a rotina da tosa. No caso de cães muito idosos ou que ficam ao relento, aproveite a proteção natural do animal e evite tosas muito baixas.

        Roupinhas: Dentro de casa os cães geralmente não necessitam de roupas. Mas os mais friorentos, geralmente com pelo curto, podem usar casaquinhos e jaquetinhas. Evite peças de lã e dê preferências para às 100% algodão. Opte por tecidos leves e modelos confortáveis. Mas se o cão se sentir incomodado, melhor não usar.

        Local de dormir: Alguns cães, mesmo tendo sua própria casinha, preferem ficar ao relento. Deixe esses animais em locais fechados nos dias de chuva ou frio intenso. Proteja a caminha do animal do frio colocando algum revestimento de borracha ou estrado, evitando o contato direto com o chão. Para os gatos, utilize os arranhadores com toca, eles adoram.

        [...]

        Escovação: aumente a frequência de escovação do animal para pelo menos três vezes por semana. Eles tendem a se lamber mais no frio e acabam engolindo mais pelos que formam bolas no estômago, o que pode acarretar nos gatos constipação intestinal, conhecida também como “prisão de ventre”. Nos cães, previne a formação de nós que causam lesões na pele.

        Atenção ao comportamento: mesmo com todos esses cuidados, seu Pet pode adoecer por culpa da queda de temperatura. Então, esteja sempre de olho no comportamento dele. Se perceber alguma mudança, como apatia e falta de apetite, leve-o a uma consulta veterinária.

                             Disponível em: https://www.meupetprotegido.com.br/dicas-e-curiosidades/dicas-de-cuidados-para-os-pets-no-inverso.

Acesso em: 12 fev. 2020.

Entendendo a notícia:

01 – O termo grifado responsável por dar uma ideia de contraste está em:

a)   “No caso de cães muito idosos ou que ficam ao relento, aproveite a proteção natural do animal e evite tosas muito baixas.”.

b)   Como a transmissão de virose nos cães é mais rápida que nos gatos, eles são os primeiros a chegarem nas clínicas.”.

c)   “Opte por tecidos leves e modelos confortáveis. Mas se o cão se sentir incomodado, melhor não usar.”.

d)   Se perceber alguma mudança, como apatia e falta de apetite, leve-o a uma consulta veterinária.”.

02 – Uma das dicas para manter seu pet saudável no inverno é:

a)   Utilizar casaquinhos e jaquetinhas de lã nele.

b)   Aumentar a frequência de escovação do animal.

c)   Levar o bichinho para uma tosa muito baixa.

d)   Deixar os cães soltos ao relento no quintal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário