quarta-feira, 28 de agosto de 2024

ROMANCE: A CIDADE E AS SERRAS - (FRAGMENTO) - EÇA DE QUEIRÓS - COM GABARITO

 Romance: A cidade e as serras – Fragmento

                 Eça de Queirós

I

        O meu amigo Jacinto nasceu num palácio, com cento e nove contos de renda em terras de semeadura, de vinhedo, de cortiça e de olival.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0Buu7RYYVabZQesSo01v72_sbMa4nZSZNaDvCDhPAJ_By_AmWq06cGHgjrB3a2DK-A8sWCyI7Wat9BRsaFOd2-oGx9M1vKjBKzOJHFSY4SBh8gsnVeUgtNkU8ECDOsay3ng93CvM7M-yFj3ZhpPoUuo-OqLK3A0d_Ug3uw-q30qvKd_TVRSCy5wzwPsw/s320/SERRAS.jpg


        No Alentejo, pela Estremadura, através das duas Beiras, densas sebes ondulando pôr e vale, muros altos de boa pedra, ribeiras, estradas, delimitavam os campos desta velha família agrícola que já entulhava o grão e plantava cepa em tempos de el-rei d.Dinis. A sua Quinta e casa senhorial de Tormes, no Baixo douro, cobriam uma serra. [...] Mas o palácio onde Jacinto nascera, e onde sempre habitara, era em Paris, nos Campos Elísios, nº 202. [...]

        Jacinto e eu, José Fernandes, ambos nos encontramos e acamaradamos em Paris, nas Escolas do Bairro Latino [...].

        Ora nesse tempo Jacinto concebera [...] a ideia de que o “homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado”. E pôr homem civilizado o meu camarada entendia aquele que, robustecendo a sua força pensante com todas as noções adquiridas desde Aristóteles, e multiplicando a potência corporal dos seus órgãos com todos os mecanismos inventados [...] apto portanto a recolher dentro de uma sociedade, e nos limites do Progresso (tal como ele se comportava em 1875) todos os gozos e todos os proveitos que resultam de Saber e Poder... [...]

        Pôr uma conclusão bem natural, a ideia de Civilização, para Jacinto, não se separava da imagem de Cidade, duma enorme Cidade, com todos os seus vastos órgãos funcionando poderosamente. Nem este meu supercivilizado amigo compreendia que longe de armazéns servidos pôr três mil caixeiros; e de Mercados onde se despejam os vergéis e lezírias de trinta províncias; e de Bancos em que retine o ouro universal; e de Fábricas fumegando com ânsia, inventando com ânsia; e de Bibliotecas abarrotadas, a estalar, com a papelada dos séculos; e de fundas milhas de ruas, cortadas, pôr baixo e pôr cima, de fios de telégrafos, de fios de telefones, de canos de gases, de canos de fezes; e da fila atroante dos ônibus, tramas, carroças, velocípedes, calhambeques, parelhas de luxo; e de dois milhões duma vaga humanidade, fervilhando, a ofegar, através da Polícia, na busca dura do pão ou sob a ilusão do gozo – o homem do século XIX pudesse saborear, plenamente, a delícia de viver! [...].

        Ao contrário no campo, entre a inconsciência e a impassibilidade da Natureza, ele tremia com o terror da sua fragilidade e da sua solidão [...]. Depois, em meio da Natureza, ele assistia à súbita e humilhante inutilização de todas as suas faculdades superiores. De que servia, entre plantas e bichos – ser um Gênio ou ser um Santo?

II

        Era de novo fevereiro, e um fim de tarde arrepiado e cinzento, quando eu desci os Campos Elísios em demanda do 202. Adiante de mim caminhava, levemente curvado, um homem que, desde as botas rebrilhantes até às abas recurvas do chapéu de onde fugiam anéis dum cabelo crespo, ressumava elegância e a familiaridade das coisas finas. [...] E só quando ele parou ao portão do 202 reconheci o nariz afilado, os fios do bigode corredios e sedosos.

        -- Ó Jacinto!

        -- Ó Zé Fernandes! [...]

        -- Há sete anos!...

        E, todavia, nada mudara durante esses sete anos no jardim do 202! [...] 

        Mas dentro, no peristilo, logo me surpreendeu um elevador instalado pôr Jacinto[...]. Um criado, mais atento ao termômetro que um piloto à agulha, regulava destramente a boca dourada do calorífero. E perfumadores entre palmeiras, como num terraço santo de Benares, esparziam um vapor, aromatizando e salutarmente umedecendo aquele ar delicado e superfino.

        Eu murmurei, nas profundidades do meu assombrado ser:

        -- Eis a Civilização!

        [...].

III

        [Nós] saíamos depois do almoço, a pé, através de Paris. Estes lentos e errantes passeios eram outrora, na nossa idade de Estudantes, um gozo muito querido de Jacinto – porque neles mais intensamente e mais minuciosamente saboreava a Cidade. Agora, porém, apesar da minha companhia, só lhe davam uma impaciência e uma fadiga que desoladamente destoava do antigo, iluminado êxtase. Com espanto (mesmo com dor, porque sou bom, e sempre me entristece o desmoronar duma crença) descobri eu, na primeira tarde em que descemos aos Boulevards, que o denso formigueiro humano sobre o asfalto, e a torrente sombria dos trens sobre o macadame, afligiam meu amigo pela brutalidade da sua pressa, do seu egoísmo, e do seu estridor. [...]

        -- Não vale a pena, Zé Fernandes. Há uma imensa pobreza e secura de invenção! Sempre os mesmos florões Luís XV, sempre as mesmas pelúcias... Não vale a pena!

        Eu arregalava os olhos para este transformado Jacinto. [...].

IV

        [...] [Recebeu] o meu Príncipe inesperadamente, de Portugal, uma nova considerável. Sobre a sua Quinta e solar de Tormes, pôr toda a serra, passara uma tormenta  devastadora de vento, corisco e água. Com as grossas chuvas [...], um pedaço de monte, que se avançava em socalco sobre o vale da Carriça, desabara, arrastando a velha igreja, uma igrejinha rústica do século XVI, onde jaziam sepultados os avós de Jacinto desde os tempos de el-rei D. Manuel. [...]

        Jacinto empalidecera, impressionado. Esse velho solo serrano, tão rijo e firme desde os Godos, que de repente ruía! Esses jazigos de paz piedosa, precipitados com fragor, na borrasca e na treva, para um negro fundo de vale! Essas ossadas, que todas conservavam um nome, uma data, uma história, confundidas num lixo de ruína! [...]

        E telegrafou ao Silvério que desatulhasse o vale, recolhesse as ossadas, reedificasse a Igreja, e para esta obra de piedade e reverência, gastasse o dinheiro, sem contar, como a água dum rio largo.

        [...]

VIII

        Ao fim desse Inverno escuro e pessimista [...], Jacinto assomou à porta do meu quarto [...], deixou desabar sobre mim esta declaração formidável:

        -- Zé Fernandes, vou partir para Tormes. [...]

        -- Para Tormes? Ó Jacinto, quem assassinaste?...

        [...] O Príncipe da Grã-Ventura tirou da algibeira uma carta [...]

        -- “Ilmº  e Exmº sr. – Tenho grande satisfação em comunicar a V.Exª que toda esta semana devem ficar prontas as obras da capela...[...]. Os venerandos restos dos excelsos avós de V. Exª., senhores de todo o meu respeito, podem pois ser em breve trasladados da igreja de S José, onde têm estado depositados pôr bondade do nosso Abade, que muito se recomenda a V.Exª... Submisso aguardo as prestantes ordens de V.Exª a respeito desta majestosa e aflitiva cerimônia...” [...]

        -- Ah! bem! Queres ir assistir à trasladação.... Jacinto sumiu a carta no bolso.

        -- Pois não te parece, Zé Fernandes? Não é pôr causa dos outros avós, que são vagos, e que eu não conheci. É pôr causa do avô Galião... Também não o conheci. Mas este 202 está cheio dele; tu estás deitado na cama dele; eu ainda uso o relógio dele. Não posso abandonar ao Silvério e aos caseiros o cuidado de o instalarem no seu jazigo novo. Há aqui um escrúpulo de decência, de elegância moral... Enfim, decidi. Apertei os punhos na cabeça, e gritei – vou a Tormes! E vou!... E tu vens! [...]

        [...] Logo depois de atravessarmos uma trêmula ponte de pau, sobre um riacho quebrado por pedregulhos, o meu Príncipe, com o olho de dono subitamente aguçado, notou a robustez e a fartura das oliveiras... – E em breve os nossos males [da viagem] esqueceram ante a incomparável beleza daquela serra bendita!

XV

        E agora, entre roseiras que rebentam, e vinhas que se vindimam, já cinco anos passaram sobre Tormes e a Serra. O meu Príncipe já não é o último Jacinto, Jacinto ponto final – porque naquele solar que decaíra, correm agora, com soberba vida, uma gorda e vermelha Teresinha, minha afilhada, e um Jacintinho, senhor muito da minha amizade. [...] Quando ele agora, bom sabedor das coisas da lavoura, percorria comigo a Quinta, em sólidas palestras agrícolas, prudentes e sem quimeras – eu quase lamentava esse outro Jacinto que colhia uma teoria em cada ramo de árvore, e riscando o ar com a bengala, planejava queijeiras de cristal e porcelana, para fabricar queijinhos que custariam duzentos mil-réis cada um! [...]

        Visitara já as suas propriedades de Montemor, da Beira; e consertava, mobiliava as velhas casas dessas propriedades para que os seus filhos, mais tarde, crescidos, encontrassem “ninhos feitos”. Mas onde eu reconheci que definitivamente um perfeito e ditoso equilíbrio se estabelecera na alma do meu Príncipe, foi quando ele, já saído daquele primeiro e ardente fanatismo da Simplicidade – entreabriu a porta de Tormes à Civilização. [...] Aparecera, vindo de Lisboa, um contramestre, com operários, e mais caixotes, para instalar um telefone!

        -- Um telefone, em Tormes, Jacinto? O meu Príncipe explicou, com humildade: -- Para casa de meu sogro!... bem vês.

        Era razoável e carinhoso. O telefone, porém, sutilmente, [...], estendeu outro longo fio, para Valverde. E Jacinto, alargando os braços, quase suplicante:

        -- Para casa do médico. Compreendes...

        Era prudente. Mas, certa manhã, em Guiães, acordei aos berros da tia Vicência! Um homem chegara, misterioso, com outros homens, trazendo arame, para instalar na nossa casa o novo invento. [...]. Mas corri a Tormes. Jacinto sorriu, encolhendo os ombros:

        -- Que queres? Em Guiães está o boticário, está o carniceiro... E, depois, estás tu!

        [...] O Progresso, que, à intimação de Jacinto, subira a Tormes a estabelecer aquela sua maravilha, pensando talvez que conquistara mais um reino para desfear, desceu, silenciosamente, desiludido, e não avistamos mais sobre a serra a sua hirta sombra cor de ferro e de fuligem. Então compreendi que, verdadeiramente, na alma de Jacinto se estabelecera o equilíbrio da vida, e com ele a Grã-Ventura, de que tanto tempo ele fora o Príncipe sem Principado.

        [...].

QUEIRÓS, Eça de. A cidade e as serras. São Paulo: Babel, 2012. p. 29-30, 30-36, 39, 43, 44, 47, 48, 65,112, 174, 175, 207, 34.

Fonte: Linguagens em Interação – Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Juliana Vegas Chinaglia – 1ª edição, São Paulo, 2020 – IBEP – p. 191-194.

Entendendo o romance:

01 – Qual é a origem social de Jacinto?

      Jacinto nasceu em uma família rica, proprietária de vastas terras agrícolas em várias regiões de Portugal, incluindo Alentejo, Estremadura e Beiras. Sua família já possuía essas terras desde os tempos do rei D. Dinis.

02 – Onde Jacinto passou a maior parte de sua vida?

      Jacinto passou a maior parte de sua vida em um palácio em Paris, nos Campos Elísios, nº 202.

03 – Qual era a visão inicial de Jacinto sobre a felicidade?

      Jacinto acreditava que a felicidade superior só podia ser alcançada por um homem superiormente civilizado, ou seja, alguém que acumulasse todo o conhecimento disponível e utilizasse todos os avanços tecnológicos.

04 – Como Jacinto associava a civilização com a cidade?

      Para Jacinto, a civilização estava intrinsecamente ligada à vida na cidade, onde os mecanismos do progresso, como mercados, bancos, fábricas, bibliotecas e infraestruturas modernas, estavam em pleno funcionamento.

05 – Qual era a relação de Jacinto com a natureza no início do romance?

      Jacinto se sentia desconfortável na natureza, vendo-a como um ambiente onde suas capacidades superiores se tornavam inúteis, e onde ele se sentia isolado e frágil.

06 – Como Jacinto reagiu à notícia da destruição da capela de sua família em Tormes?

      Jacinto ficou profundamente abalado com a destruição da capela e dos túmulos de seus antepassados e imediatamente ordenou que as obras de reconstrução fossem realizadas, mostrando um senso de responsabilidade e reverência pela memória de sua família.

07 – O que levou Jacinto a decidir visitar Tormes?

      Jacinto decidiu visitar Tormes para supervisionar pessoalmente a trasladação dos restos mortais de seus avós para a capela reconstruída, motivado por um senso de decência e elegância moral.

08 – Como Jacinto mudou sua percepção da vida na cidade ao longo do tempo?

      Jacinto começou a sentir-se desiludido com a vida na cidade, percebendo a brutalidade e a repetição monótona do progresso urbano, o que contrastava com sua antiga adoração pela civilização urbana.

09 – Como Jacinto encontrou equilíbrio entre a vida na cidade e no campo?

      Jacinto encontrou equilíbrio ao aceitar alguns aspectos do progresso (como o telefone) em Tormes, mas sem permitir que a civilização urbana invadisse completamente sua vida rural. Ele adotou uma vida simples e focada na natureza, mas com toques de modernidade que considerava úteis.

10 – Qual foi o resultado final da transformação de Jacinto em Tormes?

      Jacinto alcançou um equilíbrio harmonioso entre a vida simples do campo e os confortos da civilização, tornando-se um homem feliz e realizado, ao contrário do que era em Paris, onde era o "Príncipe sem Principado".

 

 

POEMA: ODE TRIUNFAL - (FRAGMENTO) - FERNANDO PESSOA - COM GABARITO

 Poema: ODE TRIUNFAL – Fragmento

             Fernando Pessoa

À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica  

Tenho febre e escrevo.  

Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,  

Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. 

[...]

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5-Ac7AoqW6PdRIqxJdxNM0lSSKnValCATLuqZ2c1A3L6v1DVQXrE0J3TxgkR5RHnZZBKcgBcsn-S4tSEw-vNxwRi6bVtOe3bgJtK1c1RDp_i6EdIaTxMvuWPM35h4MGo3eyvmm2oYk0CbJsnAmdA2_6O2yI1igodP5Dh_913lgBiFy30PzziMcHQ2HWU/s320/LAMPADA.jpg


Eia comboios, eia pontes, eia hotéis, à hora do jantar

Eia aparelhos de todas as espécies, ferros, brutos, mínimos,

Instrumentos de precisão, aparelhos de triunfar, de cavar,

Engenhos, brocas, máquinas rotativas!

 

Eia! eia! eia!  

Eia eletricidade, nervos doentes da Matéria!  

Eia telegrafia sem fios, simpatia metálica do Inconsciente!  

Eia túneis, eia canais, Panamá, Kiel, Suez!  

Eia todo o passado dentro do presente!  

Eia todo o futuro já dentro de nós! eia!  

Eia! eia! eia!  

Frutos de ferro e útil da árvore-fábrica cosmopolita!  

Eia! eia! eia! eia-hô-ô-ô!  

Nem sei que existo para dentro. Giro, rodeio, engenho-me.  

Engatam-me em todos os comboios.  

Içam-me em todos os cais.  

Giro dentro das hélices de todos os navios.  

Eia! Eia-hô eia!

Eia! sou o calor mecânico e a eletricidade! 

[...]

PESSOA, Fernando. Ode Triunfal. In: Pessoa, Fernando. Poemas de Álvaro de Campos. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000011.pdf. Acesso em: 6 jun. 2020.

Fonte: Linguagens em Interação – Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Juliana Vegas Chinaglia – 1ª edição, São Paulo, 2020 – IBEP – p. 200.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o principal tema abordado no poema "Ode Triunfal – Fragmento"?

      O poema aborda o triunfo da modernidade e da industrialização, exaltando as máquinas, a eletricidade, e o progresso tecnológico. O eu lírico celebra o poder transformador da modernidade, ainda que essa transformação venha acompanhada de uma sensação de febre, inquietação e alienação.

02 – Como o eu lírico se relaciona com a modernidade no poema?

      O eu lírico se mostra fascinado pela modernidade, descrevendo-a com entusiasmo e reverência. Ele sente-se integrado à maquinaria moderna, ao ponto de se identificar com o calor mecânico e a eletricidade. No entanto, há também um tom de febre e frenesi, sugerindo um certo desconforto ou alienação diante do ritmo acelerado da industrialização.

03 – Como o poeta contrasta o passado e o presente no poema?

      O poeta contrasta o passado e o presente ao exaltar a modernidade como algo totalmente desconhecido pelos antigos. Através da repetição da palavra "eia", ele celebra os avanços tecnológicos e a nova realidade, ao mesmo tempo em que afirma que todo o passado está contido no presente e que o futuro já está sendo gestado no agora.

04 – O que simboliza a eletricidade no poema?

      A eletricidade simboliza a energia vital e dinâmica da modernidade, sendo descrita como os "nervos doentes da Matéria". Ela representa o poder transformador e onipresente da tecnologia moderna, que permeia e altera todos os aspectos da vida cotidiana.

05 – Qual é o tom predominante no poema e como ele reflete a visão do eu lírico sobre o progresso?

      O tom predominante é de exaltação e entusiasmo, com um ritmo quase frenético. Esse tom reflete a visão ambígua do eu lírico sobre o progresso: por um lado, ele celebra o avanço tecnológico e o poder da modernidade; por outro, esse entusiasmo é tingido por uma sensação de febre e alienação, sugerindo que o progresso traz consigo uma desumanização ou perda de identidade.

 

domingo, 25 de agosto de 2024

REPORTAGEM: COMBATE ÀS DESIGUALDADES É RESPOSTA PARA PROTESTOS GLOBAIS, [...] - ONU NEWS - COM GABARITO

 Reportagem: Combate às desigualdades é resposta para protestos globais, diz relatório de Índice de Desenvolvimento Humano – Fragmento

        Pesquisa lançada esta segunda-feira afirma que soluções atuais não resolvem nova geração de desigualdade; em entrevista à ONU News, diretor do escritório explica porque isso é um problema e como pode ser combatido.

        As manifestações que acontecem em todo o mundo mostram que, apesar do progresso sem precedentes contra pobreza, fome e doenças, muitas sociedades continuam tendo problemas. A causa comum entre todas elas é a desigualdade. 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_U9gsFIcOMx-SoKeNDYczu5WKPFD100Yqu98ygFcNe4eH4E3oTobs7Ph9mfmknGMdVqtMxloO5JZiOiMS3_5oNkQQG3OeVk78GGzZkPaK8tTNQ3wKuqD9PUUzd1IzjbMngL4opkgxpVzDHMtFV8qgvoieo9iuPAqF5-JLFMmZxhxI_kkIwfZGJrSv-r8/s320/image1170x530cropped.jpg


        Essa é a principal conclusão do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2019, lançado esta segunda-feira na Colômbia. A pesquisa destaca uma nova geração de desigualdades, em torno da educação, tecnologia e mudanças climáticas, e alerta que podem criar "uma grande divergência" como não acontece desde a Revolução Industrial.

        Debate

        Em entrevista à ONU News, o diretor do escritório que produz o relatório, Pedro Conceição, disse que a pesquisa "vai além da desigualdade na distribuição de rendimento e tenta projetar aquilo que pode determinar a evolução das desigualdades ao longo do século."

        "O tema das desigualdades está no debate público em muitos países, mas tem sido centrado na distribuição do rendimento. Aquilo que nos pareceu foi que havia outras desigualdades que mereciam a nossa atenção, refletindo aquilo que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável já nos dizem, que existem várias desigualdades que são importantes."

        Soluções

        O especialista diz que o relatório não faz propostas especificas para diferentes países, devido à diversidade de contextos, mas "oferece uma metodologia para tentar perceber quais as melhores áreas de intervenção."

        "A ideia essencial é que não nos podemos circunscrever a aspetos que têm a ver com a redistribuição de rendimento para lidar com as desigualdades que estão a surgir. É preciso considerar um vasto leque de políticas. Políticas ligadas à concorrência, por exemplo, para garantir que os mercados funcionam de forma mais eficiente e podem levar a que os resultados sejam menos desiguais."

        [...]

        Motivações

        Em nota, o administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, disse que "diferentes motivos estão levando as pessoas às ruas, como o custo de uma passagem de trem, o preço da gasolina, a exigência de liberdades políticas e a procura de justiça." Para Achim Steiner, "esta é a nova face da desigualdade."

        Em países com desenvolvimento humano muito alto, por exemplo, as assinaturas de internet de banda larga estão crescendo 15 vezes mais rápido do que em países com baixo desenvolvimento humano. Quanto à proporção de adultos com ensino superior, está crescendo seis vezes mais rápido.

        A distribuição desigual de educação, saúde e padrões de vida está impedindo o progresso dos países. A pesquisa estima que, em 2018, cerca de 20% do progresso do desenvolvimento humano foi perdido devido às desigualdades.

        Políticas que considerem infância e investimento ao longo da vida, produtividade, investimento público e impostos justos são recomendadas.

        Dados

        O relatório diz que valores médios "podem ser úteis para contar uma história, mas informações muito mais detalhadas são necessárias para criar políticas que combatem a desigualdade de maneira eficaz."

        Um dos exemplos é a igualdade de gênero. Com base nas tendências atuais, serão necessários 202 anos para eliminar a diferença entre homens em oportunidades econômicas. Apesar de o tema estar sendo mais discutido nos últimos anos, o Índice afirma que o ritmo de progresso está diminuindo.

        Pela primeira vez, o relatório inclui um Índice de Normas Sociais. Em metade dos países avaliados, o preconceito de gênero cresceu nos últimos anos. Cerca de 50% das pessoas em 77 países pensam que os homens são melhores líderes políticos do que as mulheres. Mais de 40% considera que os homens são melhores na área dos negócios.

        O relatório cita esses dados para afirmar que "políticas que abordam preconceitos, normas sociais e estruturas de poder são fundamentais."

        Políticas para equilibrar a distribuição de cuidados, principalmente para crianças, são um dos exemplos. Grande parte da diferença de rendimento entre homens e mulheres é criada antes dos 40 anos, quando as mulheres estão a criar os filhos pequenos.

        [...]

        Futuro

        O relatório também pergunta como a desigualdade pode mudar no futuro, destacando a crise climática e a transformação tecnológica.

        Sobre a primeira, alerta que medidas como a criação de mercado de carbono podem ser mal administradas e aumentar as desigualdades. Por outro lado, se as receitas do preço do carbono forem usadas para beneficiar os contribuintes com um conjunto de políticas sociais, podem reduzir o problema.

        Sobre a transformação tecnológica, a pesquisa diz que pode ser uma solução "se oportunidades forem rapidamente e compartilhadas amplamente." Avisa, no entanto, que "existe um precedente histórico para as revoluções tecnológicas criarem desigualdades profundas e persistentes."

        Uma nova "grande divergência", no entanto, ainda pode ser evitada. O relatório recomenda políticas de proteção social que, por exemplo, garantam uma compensação justa por trabalho em grupo e investimento em formação ao longo da vida para permitir a adaptação dos trabalhadores.

        Em conclusão, Achim Steiner afirma que "identificar o verdadeiro rosto da desigualdade é um primeiro passo." Segundo ele, "o que acontece a seguir é uma escolha de cada líder."

ONU NEWS. Combate às desigualdades é resposta para protestos globais, diz relatório de Índice de Desenvolvimento Human. ONU News, 9 dez. 2019. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/12/1697171. Acesso em: 12 maio 2020.

Fonte: Linguagens em Interação – Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Juliana Vegas Chinaglia – 1ª edição, São Paulo, 2020 – IBEP – p. 97-100.

Entendendo a reportagem:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Grande divergência: termo usado por historiadores econômicos para referir-se ao distanciamento crescente de renda entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.

·        Índice de Desenvolvimento Humano: indicador, usado pela ONU em seu Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que mede o grau de desenvolvimento humano dos países a partir de aspectos como educação, renda e saúde.

·        Mercado de carbono: a expressão se refere às iniciativas de comercialização de créditos de redução de emissão dos gases de efeito estufa, conhecidos como créditos de carbono.

·        Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: também conhecidos como objetivos globais e referidos por vezes pela sigla ODS, são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas que se propõem que sejam alcançadas por todos os países do mundo até 2030.

·        Padrões de vida: qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis a uma pessoa ou a uma população.

·        Políticas ligadas à concorrência: são normas estabelecidas pelo poder público que estimulam a livre competição entre as empresas, de modo que a população em geral seja beneficiada em suas práticas de consumo por meio da ampliação de possibilidades de escolha, redução de preços e melhoria na qualidade dos produtos.

·        Revolução Industrial: processo de mudanças que ocorreram na Europa nos séculos XVIII e XIX, cuja principal particularidade foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso de máquinas.

02 – Qual é a principal conclusão do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2019?

      A principal conclusão do relatório é que, apesar do progresso global contra a pobreza, a fome e as doenças, a desigualdade continua a ser um problema central em muitas sociedades. O relatório destaca uma nova geração de desigualdades em torno da educação, tecnologia e mudanças climáticas.

03 – Quais são as novas áreas de desigualdade mencionadas no relatório?

      As novas áreas de desigualdade incluem a educação, a tecnologia e as mudanças climáticas, que podem criar uma "grande divergência" semelhante àquela ocorrida desde a Revolução Industrial.

04 – Por que o relatório de 2019 vai além da desigualdade de renda?

      O relatório vai além da desigualdade de renda porque reconhece que há outras desigualdades importantes que merecem atenção, como aquelas relacionadas à educação, à tecnologia e às mudanças climáticas.

05 – O relatório propõe soluções específicas para diferentes países?

      Não, o relatório não propõe soluções específicas para diferentes países devido à diversidade de contextos, mas oferece uma metodologia para identificar as melhores áreas de intervenção.

06 – Quais políticas são recomendadas para combater a desigualdade?

      São recomendadas políticas que considerem a infância, o investimento ao longo da vida, a produtividade, o investimento público e impostos justos. Políticas que abordem normas sociais, preconceitos e estruturas de poder também são fundamentais.

07 – Como as desigualdades estão afetando o progresso dos países?

      A distribuição desigual de educação, saúde e padrões de vida está impedindo o progresso dos países. Em 2018, estima-se que cerca de 20% do progresso do desenvolvimento humano foi perdido devido às desigualdades.

08 – Quais são as implicações da crise climática para a desigualdade?

      A crise climática pode aumentar as desigualdades se medidas como a criação de mercado de carbono forem mal administradas. No entanto, se as receitas do preço do carbono forem usadas para beneficiar os contribuintes por meio de políticas sociais, podem ajudar a reduzir as desigualdades.

09 – Como a transformação tecnológica pode influenciar a desigualdade?

      A transformação tecnológica pode ser uma solução se as oportunidades forem amplamente compartilhadas. Porém, há um precedente histórico de que revoluções tecnológicas podem criar desigualdades profundas e persistentes.

10 – Qual é a relação entre as políticas de proteção social e a desigualdade?

      Políticas de proteção social são recomendadas para garantir uma compensação justa pelo trabalho em grupo e para investir em formação ao longo da vida, permitindo a adaptação dos trabalhadores e ajudando a evitar uma nova "grande divergência" nas desigualdades.

11 – O que Achim Steiner afirma ser o primeiro passo no combate à desigualdade?

      Achim Steiner afirma que identificar o verdadeiro rosto da desigualdade é o primeiro passo. Segundo ele, o que acontece a seguir depende da escolha de cada líder.

 

 

POEMA: CADEIRA DE BALANÇO - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

 Poema: Cadeira de balanço

             Mário Quintana

Quando elas se acordam
do sono, se espantam
das gotas de orvalho
na orla das saias,
dos fios de relva
nos negros sapatos,
quando elas se acordam
na sala de sempre,
na velha cadeira
que a morte as embala...

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijHQJvlhqycfJDE4bfzRSmkhVJ2qzDxbukXof7s2VUmf9OH440PVYYGM1HEA2uZXzjhbUSv-E3DTNn1vO2uS_Ohjc2mTpw1Ypc4ROOmR6oqXhBrpLhajNEynFYXE1AQ00MDUI1mT12AdHXyHzHReqd_OliPrf_n4RWaKVmIVcdoP1F8P3XWsv1aExz9cw/s320/CADEIRA.jpg



E olhando o relógio
de junto à janela
onde a única hora,
que era a da sesta,
parou como gota que ia cair,
perpassa no rosto
de cada avozinha.

um susto do mundo
que está deste lado...

Que sonho sonhei
que sinto inda um gosto
de beijo apressado?
- diz uma e se espanta:
Que idade terei?
Diz outra:
- Eu corria
menina em um parque...
e como saberia
o tempo que era?

Os pensamentos delas
já não têm sentido.

A morte as embala,
as avozinhas dormem
na deserta sala
onde o relógio marca
a nenhuma hora

enquanto suas almas
vêm sonhar no tempo
o sonho vão do mundo...
e depois se acordam
na sala de sempre

na velha cadeira
em que a morte as embala...

QUINTANA, Mario. Cadeira de balanço. In: Quintana, Mario. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006. p. 448-450.

Fonte: Linguagens em Interação – Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Juliana Vegas Chinaglia – 1ª edição, São Paulo, 2020 – IBEP – p. 76.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Inda: forma antiga de “ainda”.

·        Orla: borda.

·        Relva: vegetação rasteira.

·  Sesta: período de tempo após o almoço em que uma pessoa dorme ou descansa.

·        Vão: irreal.

02 – Qual é o tema central do poema "Cadeira de Balanço"?

      O tema central do poema é o ciclo da vida e a proximidade da morte, representada pela imagem das "avozinhas" que dormem na cadeira de balanço, embaladas pela morte.

03 – O que a "velha cadeira" simboliza no poema?

      A "velha cadeira" simboliza a passagem do tempo e a chegada da morte, que embala suavemente as personagens do poema, as levando de volta ao mundo dos sonhos e memórias.

04 – Como o poema retrata a percepção do tempo pelas "avozinhas"?

      O poema mostra que as "avozinhas" têm uma percepção confusa do tempo. Elas se perguntam sobre sua idade e têm lembranças difusas da infância, indicando que o tempo, para elas, é um conceito esvaído, quase irrelevante.

05 – Qual é o papel do relógio no poema?

      O relógio, que parou na hora da sesta, simboliza o tempo que se deteve para as "avozinhas". Ele representa um momento estático, onde o tempo do mundo exterior não mais importa para elas, que vivem em uma realidade onde o tempo é fluido e indistinto.

06 – O que a imagem das gotas de orvalho e dos fios de relva nos sapatos sugere sobre as "avozinhas"?

      Essas imagens sugerem que as "avozinhas" têm uma conexão com o mundo natural e talvez com memórias de um tempo passado. Elas acordam com vestígios de uma realidade diferente, como se estivessem em um limiar entre o sonho e a vigília.

07 – Como a morte é personificada no poema?

      A morte é personificada como uma força tranquila e inevitável que embala as "avozinhas" na velha cadeira, levando-as de volta ao mundo dos sonhos e ao passado, em um processo contínuo de adormecimento e despertar.

08 – Qual é a atmosfera predominante no poema?

      A atmosfera do poema é melancólica e reflexiva, com um tom de aceitação tranquila da passagem do tempo e da chegada da morte, criando uma imagem de serenidade e resignação diante do inevitável fim.

 

ANÁLISE: "A NOVA CALIFÓRNIA", (PC) É UMA BREVE E DIFERENTE FORMA DE SE CONTAR HISTÓRIA (FRAGMENTO) - COM GABARITO

 Análise: A Nova Califórnia”, (PC) é uma breve e diferente forma de se contar história – Fragmento

        O jogo brasileiro desenvolvido pela Game e Arte é uma experiência curta, mas adapta com criatividade um conto literário para os games.

Por Gilson Peres em 06/12/2017

        [...]

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_FajL3dDN6Mu0DRD13HvRw5xWs6Q-2ubNIT7kjCe0UFm4q41Il62_FIgfbhaGDuvlJiZeWNTaMPuzTL4jooL4JEP61n6V8Jd8hjtQhvgDkf29TB5RpVvcDbDYHhI_ZDsFmnW_X4q2U6tU-nin9Kys4sZsrMOElp1Uwg7-XICM325AUmDgwYvdzSSUTNk/s320/GAME.png


 Enredo digno da literatura brasileira

        Basicamente o enredo de “A Nova Califórnia” já existe desde 1910. Originalmente este é um conto de Lima Barreto, [...]. A história acompanha vários personagens habitantes da cidade que dá o nome à trama quando a chegada de um novo morador cria um desconforto geral com suas práticas estranhas e origem desconhecida. Dentro deste núcleo, temos o Boticário da cidade, que ouve uma ideia mirabolante e questionável deste novo morador de como fazer dinheiro fácil. A trama toda gira em torno de mensagens como as de ganância, preconceito e ética.

        No jogo, toda essa aura do conto de Barreto foi devidamente respeitada e adaptada com maestria. Mecânicas de jogo diferenciadas fazem com que os textos e diálogos tornem-se essenciais para o avanço da aventura, o que torna a apreensão da história em seus mínimos detalhes divertida e obrigatória na jogatina. Entretanto, transformar um conto de duas páginas de 1910 em um jogo independente em 2017 tem seu preço: “A Nova Califórnia” é extremamente curto. Isso não atrapalha em nada a diversão que o título proporciona, mas os amantes das várias horas gastas em um único título podem se frustrar com essa simplicidade.

        Um dos pontos mais interessantes das histórias apresentadas ao longo da jogatina é o extenso conteúdo depositado em cada um dos simples e rápidos personagens. Com diálogos curtos e resoluções simples, o game mostra posicionamentos e situações próprias para serem debatidas em sala de aula ou em rodas de conversa, o que é uma experiência muito bacana em um jogo, pois aqui a experiência de jogar é livremente completada pelo jogador, que pode interpretar a história passada de vários modos e com opiniões diferentes.

        Visual simples com ambientação divertida

        Um aspecto curioso de “A Nova Califórnia” é o fato dele ter sido feito totalmente no RPG Maker. Além disso possibilitar que o jogo seja acessível para praticamente qualquer configuração de computador atual e até vários mais antigos, o jogo agrada por uma ambientação com poucos recursos, mas ótimos detalhes. Elementos como as casas, cidades e até túmulos que aparecem durante o jogo são bastante fiéis àqueles que existiam na época em que o enredo do jogo se passa. A técnica de pixel art combinada com efeitos caricatos para os personagens torna tudo mais leve e engraçado, mesmo que a temática da história seja um tanto macabra.

        O interessante de não se apoiar tanto no aspecto visual em alta definição para a ambientação foi a abertura para outras formas de adaptar a história, como através das músicas e dos textos do jogo. As falas fora da norma culta do português quando os escravos interagem com os personagens, a cantiga do “marcha soldado” que é cantarolada pelos policiais quando eles estão marchando pela cidade e outros detalhes deste nível fazem com que o conteúdo artístico do game se torne ainda mais interessante.

        [...]

        Mecânicas de jogo diferenciadas

        “A Nova Califórnia” é um game basicamente de aventura, mas é bem difícil enquadrá-lo nas fórmulas tradicionais do gênero. Ao contrário da maioria, este é um game com alguns aspectos de stealth mesclados à aventura, além do já citado foco em diálogos como parte da resolução de puzzles dentro das fases do jogo. Existem fases que basicamente o jogador precisa conversar com as pessoas na cidade e isso acaba se tornando bastante interessante, pois é a partir daí que a história é de fato contada e você consegue conhecer melhor os personagens. 

        Além disso, existem fases nas quais o protagonista precisa roubar e arrombar túmulos, fugindo dos moradores, policiais e outros elementos. Estes são os ápices de ação do jogo e o torna ainda mais divertido. Entretanto, existe um problema aqui: como ele possui um único nível de dificuldade, os ávidos por desafios podem se frustrar bastante, pois o game é demasiadamente fácil de se superar. Claro que o foco é o “contar uma história’, mas um nível de desafio maior nas missões de arrombar túmulos seria bem-vinda para a jogatina.

        [...]

        Prós

·        História bem adaptada;

·        Cenários bem feitos, mesmo que com pouca iluminação;

·        Trilha sonora boa;

·        Missões criativas e adaptadas ao conto original;

·        Mecânicas de jogo diferenciadas;

·        Visual caricato agrada;

·        Indicado para aplicação em escolas;

·        Controles simples o tornam bastante acessível.

Contras

·        Nível de dificuldade baixo demais;

·        Navegação pelo mapa confusa em alguns momentos;

·        Menu simplista pode desagradar alguns.

“A Nova Califórnia” — PC — Nota: 8.0

PERES, Gilson. Análise: “A Nova Califórnia” (PC) é uma breve e diferente forma de se contar história. Disponível em: https://www.gameblast.com.br/2017/12/analise-nova-california.html. Acesso em: 23 abr. 2020.

Fonte: Linguagens em Interação – Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Juliana Vegas Chinaglia – 1ª edição, São Paulo, 2020 – IBEP – p. 53-55.

Entendendo a análise:

01 – Qual é a origem do enredo do jogo "A Nova Califórnia"?

      O enredo de "A Nova Califórnia" é baseado em um conto homônimo de Lima Barreto, escrito em 1910. O jogo adapta essa história para o formato de jogo digital, mantendo temas como ganância, preconceito e ética.

02 – Como o jogo "A Nova Califórnia" se destaca em termos de mecânicas de jogo?

      O jogo se destaca por suas mecânicas diferenciadas, mesclando elementos de stealth com aventura e focando em diálogos como parte essencial da resolução de puzzles. Essas mecânicas tornam o jogo único dentro de seu gênero.

03 – Quais são as principais críticas negativas mencionadas na análise sobre o jogo?

      As principais críticas são relacionadas ao baixo nível de dificuldade, que pode frustrar jogadores que buscam desafios, e à navegação confusa pelo mapa. Além disso, o menu simplista pode desagradar alguns jogadores.

04 – Por que "A Nova Califórnia" é considerado um jogo curto, e como isso impacta a experiência?

      "A Nova Califórnia" é considerado curto porque adapta um conto literário de apenas duas páginas, resultando em uma experiência de jogo breve. Apesar disso, a análise aponta que essa curta duração não compromete a diversão, mas pode frustrar jogadores que preferem títulos mais longos.

05 – Como o jogo "A Nova Califórnia" aborda a ambientação e o visual?

      O jogo utiliza pixel art e foi desenvolvido no RPG Maker, resultando em um visual simples, mas detalhado, que recria de forma fiel os cenários da época em que a história se passa. A combinação de efeitos caricatos com uma temática macabra cria uma atmosfera leve e divertida.

06 – De que forma o jogo "A Nova Califórnia" pode ser utilizado em ambientes educacionais?

      O jogo é indicado para aplicação em escolas devido ao seu conteúdo rico e à forma como ele promove discussões sobre os temas abordados. A interação com os personagens e a interpretação livre da história tornam-no uma ferramenta educativa valiosa.

07 – Quais aspectos artísticos do jogo "A Nova Califórnia" são destacados na análise?

      A análise destaca a trilha sonora, os diálogos autênticos e a ambientação como aspectos artísticos notáveis. Detalhes como as falas fora da norma culta do português e a cantiga “marcha soldado” cantada pelos policiais enriquecem a experiência artística do jogo.