PLANEJAMENTO FUNDAMENTAL - EJA
PROFESSORA:
|
||||
COORDENADOR
PEDAGÓGICO:
|
||||
DISCIPLINA: LÍNGUA
PORTUGUESA
|
||||
OBJETIVO GERAL DA
ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS
As
disciplinas que compõe esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o
aluno capaz de aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na
escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida; conhecer
e usar língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações;
compreender e usar a linguagem corporal; compreender e usar os sistemas
simbólicos das diferentes linguagens; compreender e usar a língua
portuguesa como língua materna,
geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria
identidade.
|
||||
OBJETIVO GERAL DA
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA
Interessar-se
em ler e ouvir histórias, manifestando sentimentos, experiências, ideias e
opiniões em situações de leitura compartilhada; ao escrever, garantir a
sequência de fatos e de acontecimentos do texto; desenvolver no aluno a
habilidade de produzir textos; estimular a criatividade e promover o hábito
de leitura.
|
||||
DATA
|
CH
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
18/10
|
4H
|
Linguagem
não verbal
Foto:
Foodscapes – Tornando o cotidiano mais leve.
-
Diretriz 1 – Os alimentos saudáveis e as refeições.
-
Artigo – Conceito
-
Atividades sobre Artigos
|
Aula dialogada tendo como base o livro
EJA-6.
Leitura em voz alta e logo após
interpretação no caderno.
Resolução de Atividades no caderno sobre
Artigos.
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|
20/10
|
4H
|
Texto: O
come e não engorda.
Pesquisa no dicionário das palavras
desconhecidas.
Biografia –
Luiz Fernando Veríssimo.
-
Exercícios diversos contextualizado sobre Artigo.
|
Aula dialogada,
através do livro EJA, leitura, discussão e interpretação do texto no caderno.
Com uso do
dicionário farão a pesquisa das palavras desconhecidas.
Desenvolverão
as atividades de artigo no caderno.
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|
25/10
|
4H
|
Linguagem
não verbal – Quadro “A última ceia”.
-
Biografia – Leonardo da Vinci
-
Charge – Geladeira Nova
Classe
Gramatical – Artigo – Pesquisa, recorte e colagem no caderno.
|
Aula
dialogada com a explicação sobre o quadro e a charge que recorre ao humor e à
ironia.
No
caderno desenvolverá a interpretação do texto e da charge.
Pesquisa,
recorte e colagem em revistas dos artigos.
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|
01/11
|
4H
|
Gênero
Textual Crônica: Um texto a cavalo.
-
Pesquisa no dicionário de palavras desconhecidas.
-
Biografia – Marina Colasanti
-
Características da Crônica.
-
Produção Textual: Crônica
|
Aula
dialogada explicando as características da crônica; leitura em voz alta do
texto sempre explicando as palavras desconhecidas e a interpretação no caderno.
Discussão
sobre possíveis temas da crônica.
Produção
Textual da Crônica.
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|
08/11
|
4H
|
-
Texto Informativo Complementar – Alimentos Orgânicos.
-
Pesquisa no dicionário.
-
Classe Gramatical – Numerais: cardinais e ordinais – conceito - atividades
|
Aula
dialogada promovendo uma reflexão sobre a qualidade dos alimentos.
Compreensão
do texto informativo no caderno.
Atividades
sobre numerais cardinais e ordinais.
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|
17/11
|
4H
|
Unidade
2 – Capítulo 4 – Livro EJA –
-
Os recursos da publicidade
-
Linguagem Verbal e não verbal em Cartaz
-
Texto Noções básicas sobre direitos do consumidor.
-
Classe Gramatical – Numerais – multiplicativos e Fracionários – Conceito -
Atividades –
|
Aula
dialogada explicando o surgimento do outdoor (recurso de publicidade).
Por
meio da leitura em voz alta do trecho do Código de Defesa do Consumidor.
-
Compreensão do texto no caderno.
-
Atividades sobre numerais multiplicativos e fracionários.
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|
22/11
|
4H
|
Texto:
O segredo da propaganda é a propaganda do segredo.
-
Biografia – Leon Eliachar
-
Atividade Avaliativa sobre Numerais
|
Aula
dialogada com leitura em voz alta, explicação sobre o assunto do texto.
-
Compreensão será desenvolvida no caderno.
-
Leitura da Biografia.
-
Atividade Avaliativa de Numerais.
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|
29/11
|
4H
|
Gênero
Textual – Propaganda
– Leitura de imagem não verbal)
-
Produção de uma propaganda em um cartaz (cartolina).
|
Aula
dialogada e explicativa sobre linguagem não verbal.
-
Compreensão do texto no caderno.
-
Produção de uma propaganda em um Cartaz (cartolina
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|
06/12
|
4H
|
Gênero
Textual – Anúncio Publicitário.
–
Texto: A propaganda no Brasil.
-
Características do anúncio publicitário.
-
Diferentes tipos de anúncios.
-
Pesquisa, recorte e colagem de anúncios publicitários.
|
Aula dialogada a partir da leitura em voz
alta do texto sobre os primeiros anúncios publicitários no Brasil.
-
Compreensão do texto no caderno.
-
Atividades de pesquisa, recorte e colagem sobre anúncios publicitários.
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|
13/12
|
4H
|
Linguagem
Verbal e Linguagem não verbal, reflexão sobre a língua.
-
Verbo – conceito
-
Tipos de verbos
|
Aula
dialogada e explicativa sobre o que é linguagem verbal e não verbal.
-
Compreensão do texto.
-
Verbo – Ação/Fenômeno da Natureza/Estado.
-
Atividades de Verbos.
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|
15/12
|
4H
|
Filme:
Meu pé de Laranja Lima
-
Atividades de interpretação sobre o Filme- Reflexão.
|
Aula
dialogada e explicativa sobre a temática do filme.
-
Atividade em folha imprensa sobre o Filme.
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|
20/12
|
4H
|
Texto:
Complementar sobre os efeitos da publicidade.
-
Publicidade para público infantil sofrerá restrições...
-
Leitura verbal e não verbal.
-
Flexão Verbal – Pessoa/ Singular-Plural.
|
Aula
dialogada e explicativa sobre os efeitos da propaganda.
-
Compreensão do texto no caderno.
-
Atividades sobre a flexão verbal – Pessoa/ Singular-Plural.
|
Avaliação
contínua e diagnóstica.
|