sábado, 6 de janeiro de 2018

PLANEJAMENTO: LIVRO EJA - FUNDAMENTAL

     PLANEJAMENTO  FUNDAMENTAL - EJA

PROFESSORA:
COORDENADOR PEDAGÓGICO:
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL DA ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS
As disciplinas que compõe esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida; conhecer e usar língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações; compreender e usar a linguagem corporal; compreender e usar os sistemas simbólicos das  diferentes  linguagens; compreender e usar a língua portuguesa  como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Interessar-se em ler e ouvir histórias, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões em situações de leitura compartilhada; ao escrever, garantir a sequência de fatos e de acontecimentos do texto; desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos; estimular a criatividade e promover o hábito de leitura.

DATA
CH
CONTEÚDO
METODOLOGIA
    AVALIAÇÃO

18/10




4H
Linguagem não verbal
Foto: Foodscapes – Tornando o cotidiano mais leve.
- Diretriz 1 – Os alimentos saudáveis e as refeições.
- Artigo – Conceito
- Atividades sobre Artigos
Aula dialogada tendo como base o livro EJA-6.
Leitura em voz alta e logo após interpretação no caderno.
Resolução de Atividades no caderno sobre Artigos.
Avaliação contínua e diagnóstica.


20/10





4H
Texto: O come e não engorda.
 Pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas.
Biografia – Luiz Fernando Veríssimo.
- Exercícios diversos contextualizado sobre Artigo.
Aula dialogada, através do livro EJA, leitura, discussão e interpretação do texto no caderno.
Com uso do dicionário farão a pesquisa das palavras desconhecidas.
Desenvolverão as atividades de artigo no caderno.
Avaliação contínua e diagnóstica.


25/10





4H
Linguagem não verbal – Quadro “A última ceia”.
- Biografia – Leonardo da Vinci
- Charge – Geladeira Nova
Classe Gramatical – Artigo – Pesquisa, recorte e colagem no caderno.

Aula dialogada com a explicação sobre o quadro e a charge que recorre ao humor e à ironia.
No caderno desenvolverá a interpretação do texto e da charge.
Pesquisa, recorte e colagem em revistas dos artigos.
Avaliação contínua e diagnóstica.


01/11




4H
Gênero Textual Crônica: Um texto a cavalo.
- Pesquisa no dicionário de palavras desconhecidas.
- Biografia – Marina Colasanti
- Características da Crônica.
- Produção Textual: Crônica


Aula dialogada explicando as características da crônica; leitura em voz alta do texto sempre explicando as palavras desconhecidas e a interpretação no caderno.
Discussão sobre possíveis temas da crônica.
Produção Textual da Crônica.
Avaliação contínua e diagnóstica.

08/11


4H
- Texto Informativo Complementar – Alimentos Orgânicos.
- Pesquisa no dicionário.
- Classe Gramatical – Numerais: cardinais e ordinais – conceito - atividades
Aula dialogada promovendo uma reflexão sobre a qualidade dos alimentos.
Compreensão do texto informativo no caderno.
Atividades sobre numerais cardinais e ordinais.
Avaliação contínua e diagnóstica.

17/11

4H
Unidade 2 – Capítulo 4 – Livro EJA –
- Os recursos da publicidade
- Linguagem Verbal e não verbal em Cartaz
- Texto Noções básicas sobre direitos do consumidor.
- Classe Gramatical – Numerais – multiplicativos e Fracionários – Conceito - Atividades –

Aula dialogada explicando o surgimento do outdoor (recurso de publicidade).
Por meio da leitura em voz alta do trecho do Código de Defesa do Consumidor.
- Compreensão do texto no caderno.
- Atividades sobre numerais multiplicativos e fracionários.

Avaliação contínua e diagnóstica.


22/11


4H
Texto: O segredo da propaganda é a propaganda do segredo.
- Biografia – Leon Eliachar
- Atividade Avaliativa sobre Numerais  


Aula dialogada com leitura em voz alta, explicação sobre o assunto do texto.
- Compreensão será desenvolvida no caderno.
- Leitura da Biografia.
- Atividade Avaliativa de Numerais.
Avaliação contínua e diagnóstica.


29/11


4H
Gênero Textual – Propaganda
 – Leitura de imagem não verbal)
- Produção de uma propaganda em um cartaz (cartolina).


Aula dialogada e explicativa sobre linguagem não verbal.
- Compreensão do texto no caderno.
- Produção de uma propaganda em um Cartaz (cartolina

Avaliação contínua e diagnóstica.

06/12

4H
Gênero Textual – Anúncio Publicitário.
– Texto: A propaganda no Brasil.
- Características do anúncio publicitário.
- Diferentes tipos de anúncios.
- Pesquisa, recorte e colagem de anúncios publicitários.
 Aula dialogada a partir da leitura em voz alta do texto sobre os primeiros anúncios publicitários no Brasil.
- Compreensão do texto no caderno.
- Atividades de pesquisa, recorte e colagem sobre anúncios publicitários.
 

Avaliação contínua e diagnóstica.

13/12

4H
Linguagem Verbal e Linguagem não verbal, reflexão sobre a língua.
- Verbo – conceito
- Tipos de verbos
Aula dialogada e explicativa sobre o que é linguagem verbal e não verbal.
- Compreensão do texto.
- Verbo – Ação/Fenômeno da Natureza/Estado.
- Atividades de Verbos.

Avaliação contínua e diagnóstica.


15/12


4H
Filme: Meu pé de Laranja Lima
- Atividades de interpretação sobre o Filme- Reflexão.


Aula dialogada e explicativa sobre a temática do filme.
- Atividade em folha imprensa sobre o Filme.

Avaliação contínua e diagnóstica.

20/12

4H
Texto: Complementar sobre os efeitos da publicidade.
- Publicidade para público infantil sofrerá restrições...
- Leitura verbal e não verbal.
- Flexão Verbal – Pessoa/ Singular-Plural.
Aula dialogada e explicativa sobre os efeitos da propaganda.
- Compreensão do texto no caderno.
- Atividades sobre a flexão verbal – Pessoa/ Singular-Plural.

Avaliação contínua e diagnóstica.







PLANEJAMENTO: LIVRO EJA MODERNA - 6º ANO - EDITORA MODERNA

EJA MODERNA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
ORGANIZADORA: EDITORA MODERNA – EDITORA RESPONSÁVEL: VIRGÍNIA AOKI    
PLANEJAMENTO 2º SEMESTRE (DE 31/07/2017 à 05/10/2017)
PROFESSORA:
COORDENADOR PEDAGÓGICO:
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA: 6º ANO
OBJETIVO GERAL DA ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS
As disciplinas que compõe esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida; conhecer e usar língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações; compreender e usar a linguagem corporal; compreender e usar os sistemas simbólicos das  diferentes  linguagens; compreender e usar a língua portuguesa  como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Criar situações nas quais o aluno possa aprendê-la, não somente por palavras, mas saber combiná-la em expressões complexas e aprender pragmaticamente, concretizando-a em seu mundo.

DATA
CH
CONTEÚDO
METODOLOGIA
    AVALIAÇÃO
 

02/08





4H

Gênero Textual: Notícia – Carteira de Identidade gratuitamente.
Classe Gramatical – Substantivo – Comum e Próprio – Conceito e Atividades.
Aula dialogada tendo como base o livro EJA, desenvolverá leitura, discussão e interpretação do poema no caderno.
No quadro desenvolverá o conteúdo gramatical e em folhas fotocopiadas fará os exercícios.

Avaliação contínua e diagnóstica.


09/08





4H
Gênero Textual: Poema – Morte e vida Severina.
Pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas.
Classe Gramatical: Substantivo- Concreto e Abstrato - Conceito, Classificação e Atividades.
Aula dialogada, através do livro EJA, leitura, discussão e interpretação do poema no caderno.
Com uso do dicionário farão a pesquisa das palavras desconhecidas.
Desenvolverão as atividades de gramática no caderno.


Avaliação contínua e diagnóstica.


16/08





4H
Linguagem não verbal – Quadro “Os retirantes”.
Classe Gramatical – Substantivo – Primitivo e Derivado- Conceito e Classificação.

Aula dialogada para a compreensão da pintura.
No caderno desenvolverá exercícios e resoluções sobre substantivos primitivos e derivados.
Pesquisa, recorte e colagem em revistas dos substantivos.
Avaliação contínua e diagnóstica.


23/08




4H
Gênero Textual: Poema – Poeminha do contra.
Produção Textual- Poema


Aula dialogada a partir da leitura do poema no livro EJA, e por fim, fazerem a interpretação no caderno.
Discussão sobre os possíveis temas: Amor, Infância, Solidão ou outro para incentivar a produção do poema.

Avaliação contínua e diagnóstica.

30/08


4H
Características do poema.
Gênero Textual: Poema – Soneto 4 – Camões.
Classe Gramatical – Substantivo – Composto e Simples.
Aula dialogada com leitura do poema no livro EJA com explicações sobre as características do poema.
Através de pesquisas em revistas, recortes e colagem no caderno.
Avaliação contínua e diagnóstica.

06/09

4H
Gênero Textual – Poemas – Quadrilha / Triste Partida.
Variedades Linguísticas/regionais/sociais/situacionais.
Classe Gramatical: Substantivo – Gênero e Número- Conceito e Atividades.

Aula dialogada por meio dos poemas será explicado sobre as distintas formas de utilizar uma mesma língua com leitura e interpretação no caderno.
Atividades sobre gênero e número do substantivo no caderno.
Avaliação contínua e diagnóstica.


13/09


4H
Gênero Textual – Poema – Vício na fala.

Canção: O Cuitelinho


Aula dialogada com leitura e interpretação do poema, percebendo as características já estudadas e dando ênfase ao preconceito linguístico.
Ouvir a canção  utilizando o notebook, e a partir de então perceber a  diferença da norma culta padrão e o linguajar popular.
Identificar na canção palavras escritas como se falam e reescrevê-las o mais próximo da norma culta.

Avaliação contínua e diagnóstica.


20/09


4H
Gênero Textual – Música – Saudosa maloca.
Classe Gramatical – Adjetivo – Conceito.


Aula dialogada, após ouvir a canção o aluno fará a interpretação no caderno, encontrando palavras ou expressões que representem variedade social.
Atividades no quadro sobre adjetivos para ser desenvolvidas no caderno.
Avaliação contínua e diagnóstica.

27/09

4H
Gênero Textual – Notícia – Culturas africanas influenciaram nosso idioma.
Pesquisa de vocábulos que tem raízes africanas.
Aula dialogada a partir da leitura da notícia no livro EJA.
Pesquisa, recorte e colagem em revistas de vocábulos que tem raízes africanas.
Avaliação contínua e diagnóstica.

04/10

4H
Texto: Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Música Declaração Universal dos Direitos Humanos (Clésio Tapety)
Produção Textual Narrativa.
Aula dialogada a partir da leitura, discussão e interpretação do texto.
Incentivar a produção textual sobre o Tema: Direitos Universal.
Avaliação contínua e diagnóstica.



MÚSICA(ATIVIDADES): É UMA PARTIDA DE FUTEBOL - SKANK - COM GABARITO

Música(Atividades): É Uma Partida De Futebol

                                                        Skank
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de futebol

Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar

A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora é uma partida de futebol

O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol

O meu goleiro é um homem de elástico
Os dois zagueiros têm a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol!

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante é uma partida de futebol!

Utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê.

                                             Samuel Rosa / Nando Reis.
Entendendo a canção:
01 – “Posso morrer pelo meu time”. Qual o sentido da palavra “morrer” e “Crime” no contexto da canção?
      --- Morrer: de alegria ou tristeza.
      --- Crime: é perder a partida.

02 – Por que a derrota é considerada um crime pelo eu poético?
      Porque para o eu poético só interessa a vitória.

03 – “Não há garganta que não pare de berrar”. Por que o eu poético não vai parar de berrar?
      Porque é a emoção a alegria de ver o seu time ganhar. É a explosão de felicidade.

04 – A que tipo de pessoas a letra da canção está se referindo quando diz que o pé estaria descalço antes de calçar a chuteira.
      Refere-se aos pés dos jogadores, dos times.

05 – O tapete da realeza é verde diz a canção. Quem é a realeza? Por quê?
      A realeza é o estádio. Porque ali é que vai acontecer a partida de futebol.

06 – O eu poético vê o sol no campo de futebol, por quê?
      Porque, a bola é redonda e tem o mesmo formato do sol.

07 – Por que, segundo o texto, o meio-campo é lugar dos craques?
      Porque o meio campo é composto, pelos jogadores de ataque, os que tem a responsabilidade de fazer o(s) gol(s) e dar a vitória ao time.

08 – Segundo a canção o goleiro é um homem de elástico, por quê?
      Porque ele tem que fazer o impossível para defender o gol, pulando, saltando, e não deixar a bola passar.

09 – Os zagueiros têm o cadeado do quê? Por que eles têm a chave?
      No futebol, os zagueiros tem a obrigação de não deixar a bola passar rumo ao seu gol. Por isso é que se diz que ele tem a chave do cadeado.

10 – “Qual é o problema de não haver ninguém na área para cabecear? Cabecear o quê? Em que direção?”
      Se não tiver um jogador adversário na área, não terá a chance de fazer o gol. Cabecear a bola. Em direção ao gol.

11 – “Posso chorar, se ele não ganhar, mas se ele ganha,” a palavra destacada, está opondo duas ideias nesse trecho do texto. Quais são essas ideias? Por que elas são opostas?
      As ideias são que posso ou não chorar se ele ganhar.
      Quando usamos a conjunção “mas”, é adversativa, ou seja, expressa ideia de contraste ou compensação.

12 – O que você considera emocionante em uma partida de futebol?
      Resposta pessoal do aluno.

13 – A canção faz a seguinte pergunta: “Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?” Você já sonhou em ser um jogador? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.